TVE - Angola

TVE - Angola Nossa linha de atendimento : 956 193 634 😅

TVE é um canal de televisão com transmissão online. É um órgão de direito Angolano, pertencente ao projeto social, "Formar para Informar", com a missão de informar | Formar | e entreter !

Segue a página 👉 https://www.facebook.com/profile.php?id=61583430658033
21/12/2025

Segue a página 👉 https://www.facebook.com/profile.php?id=61583430658033

Suspeitas e tensão no MPLA: Morte de Nandó ocorre dias antes de anunciar candidatura à liderança

Segue a página para estar dentro dos acontecimentos 👉 https://www.facebook.com/profile.php?id=61583430658033

De acordo com revelações feitas pelo jornalista José Gama, em entrevista à Rádio Essencial, Fernando da Piedade Dias dos Santos, conhecido como “Nandó”, estaria em vias de anunciar publicamente a sua candidatura à presidência do MPLA antes de falecer subitamente na quinta-feira, 18 de Dezembro.

Segundo Gama, o antigo presidente da Assembleia Nacional vinha sendo pressionado há algum tempo por sectores internos do partido para avançar com uma candidatura, como alternativa à liderança actual de João Lourenço.

Fontes próximas citadas por Gama afirmam que dois dias antes da sua morte, no dia 16, o seu staff reuniu-se para preparar as condições de lançamento da candidatura.

Horas antes de falecer, Nandó teria confidenciado a alguém muito próximo que desejava falar com João Lourenço para comunicar pessoalmente a sua decisão. Entretanto, o anúncio oficial estaria marcado para segunda-feira, 22 de dezembro.

O jornalista afirma ainda que este contexto gerou desconfiança dentro da própria família, que vê com reservas a forma súbita da morte e o rigoroso secretismo em torno dos detalhes do óbito, desde a primeira comunicação da clínica até à forma como o assunto tem sido tratado nos bastidores do partido.

As suspeitas levantam tensões num MPLA já fragilizado por lutas internas de sucessão e uma liderança cada vez mais contestada. A falta de transparência pode agravar ainda mais a desconfiança pública sobre os processos internos do partido no poder.

Fonte : GTV

07/12/2025

‎‎ UNITA NO CUANZA NORTE:

‎O Secretariado Provincial da UNITA no Cuanza Norte vem, por este meio, desmentir categoricamente a narrativa divulgada no acto comemorativo dos 69 anos do partido no poder, segundo a qual 57 militantes da UNITA ter-se-iam rendido. Esta informação é falsa, manipulada e politicamente fabricada.

Saiba mais em 👉 https://www.facebook.com/profile.php?id=61583430658033

‎Em rigor, apenas dois jovens, já expulsos há meses por violações reiteradas aos Estatutos e à Disciplina do Partido, participaram desta encenação, exibindo inclusive cartões antigos que já se encontram em total desuso na UNITA, foram instrumentalizados para montar mais uma encenação política, como o sistema já habituou os angolanos.

‎Esta tentativa desesperada de criar factos políticos visa apenas abafar:

‎1. O enorme impacto do XIV Congresso da UNITA, que consolidou a força moral, a maturidade democrática e a vontade de mudança dos angolanos;

‎2. A ascensão de Sua Excelência Francisco Fernandes “Falua” ao cargo de Secretário Nacional para Comunicação e Porta-voz do Partido, um quadro respeitado, competente e de reconhecida influência nacional;

‎3. A gestão danosa, opaca e pouco transparente do actual Governador da Província, que tem acumulado denúncias públicas e crescente descontentamento social;

‎4. Os 69 anos de um sistema marcado pela má gestão, escândalos de corrupção, pobreza extrema, captura das instituições do Estado, propaganda disfarçada de governação e promessas que nunca se cumprem;

‎5. A ausência de políticas públicas eficazes, a estagnação socioeconómica e o agravamento das condições de vida da população.

‎Esta tática é velha, gasta e ineficaz.
‎Não aquece nem arrefece.
‎Os Cuanza-Nortenhos não se impressionam com teatros partidários, porque sabem distinguir propaganda de realidade.

‎O que o povo exige e tem o direito de exigir, é clareza:

‎✓Quanto custa cada obra em curso na cidade capital?
‎✓Qual é a origem das receitas?
‎✓De quem são as e

Segue...
28/11/2025

Segue...

👉SIC apresenta efetivo da DIIP envolvido na morte de jovem de 24 anos

O Serviço de Investigação Criminal (SIC) apresentou hoje à imprensa o elemento da DIIP envolvido na morte de jovem de 24 anos numa loja de conveniência das bombas do Morro Bento.

Segundo o SIC, o segundo elemento envolvido — também agente da DIIP — continua em fuga. É ele quem, de acordo com as autoridades, facilitou a retirada do colega após o crime. As equipas de investigação garantem que estão a desenvolver diligências para localizá-lo.

Durante a exibição do principal suspeito, o SIC impediu qualquer declaração por parte do agente, justificando a medida com a necessidade de preservar a investigação que ainda decorre.

Seguem a página família !
25/11/2025

Seguem a página família !

OGE2026: Dotação da Presidência mais do que triplica entre 2025 e 2026

A verba destinada à Presidência da República vai triplicar em 2026, de acordo com proposta de Orçamento Geral do Estado de 2026, passando dos 43,1 mil milhões de kwanzas inscritos em 2025 (46,8 milhões de dólares) para os 155,8 mil milhões kz (169 milhões USD) no próximo ano.

No orçamento da Presidência destacam-se a construção de novas infra-estruturas na envolvente do Memorial Dr. António Agostinho Neto, a edificação do centro de eventos e infraestruturas complementares e do edifício administrativo e de serviços. Estes três programas vão custar aos cofres do Estado cerca de 10 mil milhões de kwanzas.
Estão igualmente em destaque a construção do Panteão Nacional de Angola, que vai absorver 4,2 mil milhões de kwanzas (4,6 milhões USD), assim como a construção do edifício de apoio protocolar e de serviços do Palácio Presidencial (pouco mais de 349 milhões kz).
A proposta de OGE para o exercício económico de 2026 foi aprovada na generalidade a 18 deste mês, na Assembleia Nacional, com 118 votos a favor, 66 contra da UNITA e duas abstenções do PRS e da FNLA.
O documento, que estima receitas e fixa despesas de 33 biliões de kwanzas, (cerca de 36 mil milhões de dólares norte-americanos) encolheu 4,7% face ao anterior.
O Governo prevê, pela primeira vez, que as receitas não petrolíferas, na ordem dos 11,4 mil milhões de dólares, ultrapassem as receitas provenientes do petróleo.
As receitas petrolíferas, estimadas em 7,50 biliões de kwanzas, deverão representar 5,49% do PIB, enquanto as receitas não petrolíferas estão delineadas em 10,70 biliões de kwanzas, equivalentes a 7,84% do PIB, dos quais 7,43 biliões correspondem a impostos não petrolíferos.
O serviço da dívida em 2026 será 10% menor do que em 2025, mas representa 46% do OGE.
As despesas com bens e serviços estão fixadas em 4,01 biliões de kwanzas, enquanto a despesa com pessoal aumenta 18%, reflectindo o reajuste de 10% dos salários da função

21/11/2025
10/11/2025

Povo do UÍGE!! Vamos receber em grande o Candidato do Povo Adalberto Costa Júnior
“Mbote” ✌️

09/11/2025

PRÍNCIPE ZUADA É O GRANDE VENCEDOR DO CONCURSO UNITEL ESTRELAS AO PALCO 2025

SEGUE O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS!

09/11/2025

Tô a acompanhar o Estrelas ao Palco e ya, o programa tá mesmo a cuiar forte 🥰🔥

Já que o vencedor vai pra Dream Nation… será que não podemos também tirar um talento de lá pra ser agenciado pela XB Label? 👀🦅

Diz aí, quem vocês acham que devia entrar pra família XB Label?
Marquem aqui o nome do candidato que vocês querem ver a na nossa família✨🎤
God is amazing 🙏🏾♥️

NETH NAHARA DEIXA O TRIBUNAL EM LÁGRIMAS APÓS VER NEGADO O SEU PEDIDO DE LIBERDADE PROVISÓRIAA influenciadora digital Ne...
05/11/2025

NETH NAHARA DEIXA O TRIBUNAL EM LÁGRIMAS APÓS VER NEGADO O SEU PEDIDO DE LIBERDADE PROVISÓRIA

A influenciadora digital Neth Nahara enfrentou nesta terça-feira (04) o seu primeiro dia de julgamento no Tribunal da Comarca de Luanda, acusada de destruição de bem público e resistência contra funcionário.

Durante a audiência, o tribunal negou o pedido de liberdade provisória, o que levou a influenciadora às lágrimas.

Segundo fontes presentes, Neth assumiu a culpa pelos factos apresentados pelo Ministério Público, mostrando arrependimento. Ela afirmou já ter reparado os danos, pagando o dobro da indemnização exigida, pedindo desculpas ao agente envolvido e compensando a TAAG em mais de 500 mil kwanzas.

A defesa pediu que ela pudesse responder ao processo em liberdade e que fossem ouvidas duas psicólogas que a acompanham, mas o tribunal rejeitou o pedido.

O Ministério Público, representado por Edson Faria, defendeu que os crimes são de natureza pública e lembrou que Neth tem histórico de reincidência, representando risco à ordem pública.

O tribunal concordou com essa posição e decidiu manter as medidas restritivas, justificando a decisão com a necessidade de preservar a ordem e garantir a continuidade do julgamento sem interferências.

Fonte: É da banda .

Endereço

Benguela

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando TVE - Angola publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Compartilhar

Categoria