08/11/2025
ESTUDANTES CALOIROS CELEBRAM A SUA INTEGRAÇÃO NO KIMAMUENHO COM FORTE ENTUSIASMO E COMPROMETIMENTO AOS ESTUDOS
O Batismo de Caloiros configura-se numa cerimónia e tradição académica em que novos estudantes, ou Caloiros, são acolhidos e incorporados à comunidade estudantil por meio de várias actividades emblemáticas e de entretenimento, onde, de modo sincrónico, os novos alunos são exortados a pautar por uma conduta que dignifique a instituição escolar e que esteja em harmonia com os regulamentos internos e outros legalmente instituídos.
É por meio desse pressuposto que os neófitos da Escola de Magistério "Kimamuenho" foram, nesta sexta-feira, 07 de Novembro de 2025, formalmente recepcionados com a realização da actividade que assinala a Cerimónia de Batismo dos Caloiros, acto este que marca, concomitantemente, a abertura interna do Ano Lectivo 2025/2026 na escola vocacionada à Formação de Professores de nível médio, no Bengo.
O evento foi presidido pelo Director do Kimamuenho, Arlindo João Paulo, ladeado pelo Subdirector Pedagógico, André Manuel Camões Luís, e pela Subdirectora Administrativa, Edna Mariza João Cassule Cafala.
Na sua intervenção de Boas-Vindas e de Abertura da Actividade, Arlindo Paulo frisou que o Batismo de Caloiros tem como finalidade "dar boas-vindas aos novos alunos e felicitar-lhes por terem conquistado um lugar na instituição". Revestido de espírito filosófico, o Director convidou o público presente a viajar à Grécia Antiga para ressaltar a essência etimológica do termo "entusiasmo", que, numa acepção restrita, significa "ter um Deus dentro de si". Isso serviu de apelo aos recém alunos para a necessidade de serem entusiastas ao longo dos 4 anos de formação e se engajarem seriamente para não conhecerem o caminho do insucesso escolar.
Por sua vez, Beatriz João Miranda, Presidente da Associação dos Estudantes da Escola de Magistério "Kimamuenho", em representação do coletivo dos Estudantes do Magistério, manifestou agradecimentos à Direção da Escola pela forma calorosa em que os novos alunos foram recebidos e incentivou os recém ingressados a redobrarem os esforços para que tenham êxitos durante a sua formação.
A actividade foi marcada por várias outras atrações, como poesia, com a estudante Ruth Maria, música, com o saxofonista José Saxi e o músico Jinaike, teatro, com o grupo teatral Ana Kima, e Hino dos Caloiros, com o grupo coral Vozes do Kima, este último sob a orientação da professora de Expressão Musical, Laides Jorge Ramos.
Importa realçar que, para o presente Ano Lectivo, o Magistério Kimamuenho matriculou um total de 418 alunos da 10.ª classe, sendo 209 do s**o masculino e 209 do feminino, respectivamente, distribuídos em nove (9) Especialidades, o que perfaz duas (2) turmas de Instrução Primária e uma (1) turma cada paras as especialidades de Língua Portuguesa e EMC, Língua Inglesa e EMC, Língua Francesa e EMC, Geo-História, Bio-Química, Pré-Escolar, Mat-Física e Educação Física.
KIMAMUENHO - ENSINO, HUMANIDADE E DESENVOLVIMENTO
CCII-EMK - COMISSÃO DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E IMPRENSA DA ESCOLA MAGISTÉRIO KIMAMUENHO