14/08/2025
VISITA DO PR À LUNDA NORTE
🔻DECLARAÇÕES À IMPRENSA
No final da visita de trabalho à província da Lunda Norte, depois de inaugurar o campus da Universidade Lueji A’Nkonde no Dundo e de orientar a reunião com o Governo provincial, o Presidente da República falou aos jornalistas, para comentar, essencialmente, o propósito e resultados da sua missão no território.
Eis o conteúdo da interacção do Chefe de Estado com os membros da Imprensa:
🔳 | JORNAL DE ANGOLA - Excelência Presidente da República, boa tarde! A minha pergunta é a seguinte: o povo da Lunda Norte está preocupado com a questão das estradas, de modo particular as estradas que ligam Camaxilo-Lubalo, Cambulo-Tchicolondo, Cuango-Cafunfo, Cafunfo-Loremo, Loremo-Cassage-Calucala. Alguma solução para essas estradas, Excelência?
♦️PRESIDENTE DA REPÚBLICA - Boa tarde a todos! Gostaria de dizer que estamos aqui, na cidade do Dundo, desde as primeiras horas da manhã, com o objectivo principal de fazer a inauguração das novas instalações do Campus Universitário do Dundo da Universidade Lueji A’Nkonde.
A província ganhou instalações condignas que trazem uma outra qualidade de conforto, quer para os estudantes, para os docentes e trabalhadores desta Universidade, a Lueji A’Nkonde. Por isso, nós esperamos que quem passar por esta Universidade procure tirar o melhor rendimento possível dos ensinamentos que os professores vão ministrar, uma vez que estamos à espera desses quadros para o desenvolvimento não apenas desta província, mas para o desenvolvimento económico e social do nosso país.
Quanto à pergunta concreta que me é feita: nós acabámos de sair de uma reunião com o Governo da província e, como não podia deixar de ser, a questão das vias de comunicação foi colocada pelas Autoridades da província da Lunda Norte. Elas próprias reconhecem que o estado das vias melhorou bastante nos últimos anos. Ou seja, nos últimos anos tem-se feito uma intervenção gradual nas vias mas, como é óbvio, nem todo o trabalho está concluído.
Ainda há trabalho por se realizar até que nos possamos dar por satisfeitos em matéria de vias, quer nacionais, quer de outra categoria. E isto é um bocado por todo o país. Nós temos noção de que as vias de comunicação facilitam o desenvolvimento, levam o desenvolvimento.
Há quem ache mesmo como as artérias que transportam o sangue para alimentar o corpo. Sendo que o corpo é todo o território nacional, essa atenção é permanente por parte do Executivo. Nós temos plena noção de que isto é um trabalho para não parar, para se ir fazendo até que nos possamos dar por satisfeitos.
◾️| JA - A segunda pergunta, Excelência, está relacionada com o
Planagrão. Além da Lavoura Esperança, há algum pacote financeiro para dinamizar o Planagrão a nível da província da Lunda Norte?
♦️PR - Bom, nós não podemos pensar só numa província. O Planagrão é um programa que visa estimular a produção de diferentes grãos a nível de todo o país. Se a Lunda Norte estiver em condições de contribuir para o sucesso deste programa, todos nós agradecemos.
🔳| RÁDIO ECCLESIA - Muito boa tarde, Senhor Presidente! Hoje de manhã, presenciámos a inauguração de uma imponente estrutura que, inicialmente, vai ministrar cursos de Economia e Direito.
A juventude local debate-se com a questão da entrada, por exemplo, nas empresas de exploração mineira, dificuldades de formação…
Não seria melhor, Senhor Presidente, ao erguer essa estrutura, adequá-la à realidade da província da Lunda Norte?
♦️PR - Os cursos de Engenharia virão. Não aconteceu agora, mas o ministro do sector de Ensino Superior e a Reitoria da Universidade têm noção de que outros cursos devem surgir. Não é por mero acaso que a área do Campus prevê a expansão de novas construções para poderem albergar outras faculdades, nomeadamente as ligadas às engenharias.
🔳| RÁDIO ECCLESIA - Como segunda questão, gostaria de ouvir o pronunciamento do Senhor Presidente…
No final deste mês, os jornalistas dos órgãos públicos prevêem uma greve geral caso o Governo não cumpra com o acordo de incremento dos 58 por cento dos seus salários. Como Titular do Poder Executivo, gostaria de ouvir o senhor Presidente. Qual é o vosso pronunciamento sobre isso?
♦️PR - É bom que oiça primeiro o pronunciamento do ministro do sector. Ele que se pronuncie sobre a matéria antes do assunto chegar a mim.
🔳| RNA - Senhor Presidente, acabou de inaugurar o Campus Universitário, uma infra-estrutura que vai contribuir para o desenvolvimento académico da região Leste, particularmente.
Gostaríamos de saber, se da agenda do Executivo, existem projectos desta natureza para outras regiões do país, para sua construção nos próximos tempos?
♦️PR - Penso que esta pergunta veio mesmo a calhar. Eu ia falar do assunto mesmo se não me tivesse perguntado. Iria aproveitar esta oportunidade de estar aqui, na cidade do Dundo, a inaugurar as novas instalações no Campus Universitário da Universidade Lueji A’Nkonde. Este projecto é um de muitos que temos em carteira e que vão surgir nos próximos dois, três anos.
Portanto, nos próximos dois, três anos, vamos fazer um forte investimento na construção de novas instalações para o Ensino Superior, um pouco por todo o país.
Para não cair no erro de não ser preciso, prefiro não citar as províncias, as cidades, mas vamos fazer um número considerável de novas instalações para o ensino superior, a exemplo do que vimos fazendo com o sector da Saúde. Entendemos olhar agora, com bastante atenção, para dar uma outra dignidade às instalações de ensino superior em todo o país.
🔳| TPA - O Senhor Presidente acabou de reunir com o Governo da província da Lunda Norte. Tenho informações de que o novo hospital da província está com as obras paralisadas. Foi informado sobre isso? Há algum plano para o arranque desta unidade que também terá um grande impacto na vida das populações nesta região?
♦️PR - Sim. De facto, o Governo da província colocou este problema no encontro que tivemos há bocado e a resposta foi imediata: vamos retomar os trabalhos de conclusão das obras do Hospital Geral da cidade do Dundo.
🔳| TPA - Uma outra questão tem a ver com a energia eléctrica. Luachimo está em funcionamento, mas não atende aos outros municípios, como é o caso do Lóvua, que tem um projecto de produção de grãos.
A ideia é que se evolua rapidamente para a implantação de pequenas fábricas. Mas há receios, pois não há energia eléctrica, particularmente no Lóvua, que também tem um hospital que precisa de conclusão e apetrechamento.
♦️PR - Quanto ao sector da Saúde, falar deste ou daquele hospital, estejam à vontade, podem falar, mas nós estamos a uma velocidade de construção e reconstrução de hospitais no país que é imparável. É imparável e está aí aos olhos de ver, para quem quer ver. Há de chegar a vez do hospital do Lóvua.
Em relação à energia, a região leste do país - estou a referir-me concretamente a três províncias - Lunda Sul, Lunda Norte e Moxico - ainda não beneficiam da energia da rede nacional. Não que nos tenhamos esquecido, mas estamos a trabalhar e pode levar algum tempo, para fazer com que essas três províncias sejam também, a exemplo do que já acontece com o centro do país, beneficiadas com a energia da rede nacional.
Temos um projecto com financiamento garantido para levar a energia da rede nacional de Laúca para Xá-Muteba. Só que Xá Muteba não é propriamente um centro de consumo de muita energia. Xá-Muteba é apenas uma zona de transição para chegarmos às duas Lundas e ao Moxico.
Recentemente, estivemos em Portugal, conseguimos um acréscimo da linha de crédito de Portugal em mais de 750 milhões de euros e a decisão que tomámos é que grande parte desse valor vai ficar dedicado à construção de linhas de transportação de energia, para as províncias que precisam dessa mesma energia. Estou a referir-me à energia produzida por Cambambe, Laúca e, mais tarde, por Caculo Cabaça.
O que quero dizer é que a continuidade da linha Xá-Muteba-Saurimo-Dundo-Luena pode perfeitamente avançar. É uma questão agora de o sector fazer os estudos. Vamos conseguir, apenas com esse valor, fazer chegar já a energia da rede às três capitais (Saurimo-Dundo-Luena).
Muito obrigado!