
23/07/2025
MEA 🔵•| COMUNICADO DE IMPRENSA
O Movimento dos Estudantes Angolanos (MEA) realizou na terça-feira, uma conferência de imprensa na sua sede oficial, situada na Rua H do Palanca, para apresentar o balanço da manifestação nacional realizada no passado sábado, 19 de Julho, em diversas províncias do país.
O MEA condena veementemente a postura do Governo Provincial de Luanda que, de forma arbitrária, alterou a rota da manifestação, desviando o percurso previamente acordado do Ministério das Finanças para o Largo do Sueto. Consideramos essa atitude uma clara violação do direito à manifestação e um desrespeito à juventude angolana.
O Movimento reiterou a sua posição firme contra o aumento das propinas em 20%, a subida constante dos combustíveis e o elevado custo de vida que penaliza, sobretudo, as famílias mais vulneráveis. A educação não pode ser um privilégio de poucos, mas um direito de todos!
O MEA congratula-se com todos organizações da sociedade civil que também realizaram protestos em várias províncias, demonstrando unidade e coragem diante das medidas injustas do governo. A participação massiva é sinal de que o povo angolano não aceita mais ser silenciado diante de políticas que aprofundam a desigualdade social.
Por fim, o MEA anuncia que está a preparar novas acções de protesto para os próximos dias, em defesa da educação pública, da justiça social e da dignidade do povo angolano.
Juntos somos mais fortes!
A luta continua!
Via: xaa