24/08/2025
GERSON LUKENY SUBMETIDO À TESTE ANTIDOPING PELA FIBA
Tal como Childe Dundão, o extremo-base angolano Gerson Gonçalves Lukeny também foi escolhido pela FIBA para os exames de antidoping pós-jogo , no final do duelo de ontem das meias-finais do Afrobasket 2025 diante dos Camarões, em que Angola venceu por 74-73.
Os dois atletas influentes da seleção angolana foram notificados para os referidos exames e permaneceram no Pavilhão Arena do Kilamba, mesmo após a retirada do grosso da comitiva do local para o hotel onde se encontram hospedados.
O exame antidoping, refira-se, é uma avaliação realizada em atletas, por via das amostras de urina, para identificar a presença de substâncias ou métodos proibidos que possam melhorar o desempenho desportivo de forma artificial.
A escolha do atleta ou atletas é feita de forma aleatória por especialistas da Agência Mundial de Antidopagem (WADA - sigla em inglês), geralmente pela capacidade atlética ou desempenho durante determinada partida ou competição.
De realçar que, por parte da selecção de Angola, no presente Afrobasket, o lesionado Jilson Bango também já passou pelo mesmo procedimento padrão nas lides desportivas mundiais, segundo a ‘Agência Angola Press’.