30/07/2025
SÉTIMA SESSÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DE MINISTROS REALIZOU-SE HOJE
🔻SITUAÇÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA ALVO DE AVALIAÇÃO ▪️BALANÇO GERAL
O Conselho de Ministros realizou hoje, dia 30 de Julho de 2025, a sua 7. Sessão Ordinária, na Sala de Reuniões do Palácio Presidencial, na Cidade Alta, sob orientação do Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço.
Nesta sessão, o Conselho de Ministros tomou conhecimento da evolução da situação de segurança pública no País nos útimos dois dias, caracterizada por actos de vandalismo e arruaça que desencadearam um clima de insegurança generalizada a transeuntes e comerciantes, apanhados de surpresa, resultando no encerramento de estabelecimentos e elevado absentismo de funcionários públicos e privados, com impacto nas redes sociais.
Destacam-se, entre os cenários críticos, a vandalização de 66 lojas, 25 viaturas, pilhagem de supermercados, armazéns de venda a grosso e a retalho, entre outros, nos municípios de Cacuaco, Viana, Belas, Cazenga, Maianga, Camama e Kilamba-Kiaxi, bem como se registaram vários desacatos às Autoridades em zonas como Calemba II, Golf Il e Rocha Pinto, resultando em 22 mortes, 197 feridos e 1.214 detenções.
Por outro lado, os actos protagonizados pelos manifestantes, potenciamos pela presença de elementos infiltrados com intenções criminosas, indica que o fenómeno ultrapassou o escopo de uma simples reivindicação e assumiu contornos de ameaça à segurança e à paz social, criando constrangimentos à mobilidade dos trabalhadores e impacto negativo na produtividade dos sectores sociais e económicos.
Os protestos replicaram-se noutras províncias, tais como Huambo, Huíla, Bengo, Icolo e Bengo e Benguela, embora com menor dimensão.
As medidas adoptadas pelas Forças de Defesa e Segurança foram cruciais para a reposição da ordem e tranquilidade públicas e desencorajamento de novas acções, permitindo a circulação de veículos nas principais vias afectadas.