22/06/2025
ACTUALIZAÇÕES 🚨‼️
EM DESTAQUE
Na sexta-feira, Trump disse que daria ao Irã no máximo duas semanas para chegar a um acordo que limitasse seu programa nuclear e, assim, evitar ataques americanos.
Donald Trump afirmou na noite de hoje que os Estados Unidos bombardearam três instalações nucleares no Irã, incluindo Fordow, Natanz e Isfahan. Ataque representa uma escalada militar no conflito.
Estados Unidos participam agora diretamente do conflito, diz o professor. "Isso representa uma escalada clara no conflito, de apoio indireto aos ataques de Israel, os EUA agora participam diretamente. O resultado tem sido uma séria degradação da infraestrutura nuclear iraniana", avalia Brancoli.
Apesar do ataque, não houve declaração formal de guerra pelos EUA. O professor explica que foram ataques cirúrgicos seletivos, sem abertura oficial de uma guerra. "A estratégia está alinhada ao que os EUA já praticaram: bombardeios pontuais, visando objetivos estratégicos específicos. Nesse caso, o alvo é claramente o programa nuclear iraniano. Trump ainda não buscou aprovação formal do Congresso", diz.
Conflito entre Israel e Irã ganha novos contornos. Para Karina Stange Calandrin, professora de relações internacionais do Ibmec, o bombardeio autorizado por Trump eleva riscos, amplia alvos e reduz o espaço para contenção diplomática. "Isso sinaliza que os EUA estão dispostos a usar força total na destruição de instalações nucleares estratégicas iranianas", avalia.
A especialista concorda que não há declaração formal de guerra. "Não se trata de mobilizar tropas em solo nem iniciar uma invasão. Mas, ao lançar múltiplas bombas, incluindo mísseis de bunker-buster.
Edição:Trends News TV 🌐