03/05/2025
CANAAN SOUTH: FUNCIONÁRIO PERDEU TRÊS DEDOS EM ACIDENTE DE TRABALHO E É EXPULSO DA FÁBRICA
Dois trabalhadores que estavam sob processos disciplinares acabaram sendo expulsos por represálias pelo facto de no mês de Março de 2025 terem denunciado ao Na Lente do Crime que tornou público a matéria sob suposta usurpação dos seus direitos com maus tratos, excessiva carga horária, sem o direito do gozo de férias, férias, horas extraordinárias justas quando forçados a trabalhar nos feriados e domingos.
Nesta condição estão submetidos, mais de 120 trabalhadores onde um destes perdeu três dedos em acidente de trabalho e a fábrica recusa-se em indemnizá-lo.
Yonac Goyton empresário eritreu numa pura demostração de poder e força pelo executivo angolano colocou a prova os funcionários que ousaram denunciar os maus tratos que são submetidos na fábrica Canaan South Luanda, também conhecida por Canaan Joy, responsáveis pela produção dos sumos “Canaan Joy, vital sumo, biota, kissumo, vital malt, gardenia, água aurora e cana qua.
José Bernardo trabalhador a seis anos, ao Na Lente do Crime, "no dia 02 de Outubro de 2024 sofri acidente de trabalho que resultou na amputação de três dedos (indicador, medio e o anelar) do braço esquerdo, a fábrica está a nos demonstrar que eles são poderosos e endinheirados, ao ponto de desafiarem as autoridades angolanas no que tange a Lei Geral do Trabalho, disse.
Depois da nossa manifestação denunciada no jornal Na Lente do Crime, a fábrica entendeu nos expulsar e cortar o salário, onde eu tirava parte do dinheiro para o tratamento da ferida que ainda não sarou, a minha vida é dolorosa, de manhã a tarde e a noite, lamenta.
Segundo José Bernardo, os advogados da fábrica dizem que a medida visada, foi pelo facto de termos manchado o bom nome da empresa, diz ainda que nós fomos longe demais, conta.
Na semana de 21 de Abril, na companhia do colega Jacinto Manuel nos dirigimos a fábrica para vermos a situação resolvida, não nos permitiram a entrada. "Se hoje já não presto então que me dêem a indemnização, farei qualquer coisa para dar de comer a minha família, vivo em casa arrendada, lamenta.
IGT
Bernardo disse ainda , "contactamos a Inspecção Geral do Trabalho (IGT), para dar solução ao caso, foi que a IGT aconselhou-nos a procurar o tribunal para dirimir o conflito laboral.
Apelamos a sociedade, precisamos de um advogado para nos ajudar a resolver este problema, não temos recursos para custear as despesas com o advogado, fui demitido, expulso e sem indenização, implora.
Cannan Joy reage
No contraditório, Kaditu Simão advogado da fábrica, "a culpa reside no trabalhador em causa, em momento algum a empresa virou-lhe as costas, nós enquanto empresa temos contrato com a BIC-Seguros que trata deste assunto, desde os acidentes até às indenizações. Não ficando por palavras exibiu a apólice ao repórter do NLC.
O salário foi cortado e vetada a entrada do trabalhador na empresa, porque ele recusa-se a voltar ao trabalho, ainda que fosse para outra área. O salário por não exercer alguma actividade da empresa e é justo já excedeu o período de repouso ou então que apresenta justificativo, realçou Kaditu Simão, advogado que presta serviço de advocacia a esta empresa.
Créditos: Na Lente do crime