28/11/2023
- Política 🗞️
■ 𝐈𝐍𝐀𝐔𝐆𝐔𝐑𝐀𝐃𝐎 𝐎 𝐏𝐑𝐈𝐌𝐄𝐈𝐑𝐎 𝐄𝐃𝐈𝐅Í𝐂𝐈𝐎 𝐀𝐃𝐌𝐈𝐍𝐈𝐒𝐓𝐑𝐀𝐓𝐈𝐕𝐎 𝐀𝐔𝐓Á𝐑𝐐𝐔𝐈𝐂𝐎
Erguido no bairro Txizainga II, no âmbito do plano integrado de intervenção nos municípios PIIM, o edifício tem 16 compartimentos, dois auditórios com capacidade para 86 e 50 pessoas, onde os serviços autárquicos e administrativos estarão interligados, mas de forma autónoma.
A cerimônia inaugural foi orientada pelo Ministro da Administração e Território Dionísio Manuel da Fonseca, acompanhado pelos governadores da Lunda-Sul Daniel Neto e do Moxico Ernesto Muangala entre outras individualidades do aparelho do Estado.
Dionísio Manuel da Fonseca, fez notar que a inauguração do edifício é um passo para o processo de institucionalização das autarquias locais a nível do todo território nacional.
"O processo autárquico compreende uma série de dinâmicas, uma delas é a criação de infra-estruturas administrativas, para a posterior realização de eleições. Mas, para isso, os representantes têm de ter um local para trabalhar”.
O Dionísio Manuel da Fonseca referiu que, em cada um dos 164 municípios do país, foram identif**adas e avaliadas estruturas onde funcionam as administrações municipais, para serem reabilitadas e ampliadas.
"Executivo tem dado passos concretos, todos os dias, para a criação de condições e concretização das eleições autárquicas".
Entretanto o Governador Daniel Félix Neto, enalteceu os esforços do Executivo, visto que com este acto, a província da Lunda-Sul tornou-se a primeira no País a inaugurar o primeiro edifício autárquico, infra-estrutura que vai garante melhores condições de trabalhos aos futuros funcionários administrativos.
𝐆𝐂𝐒 - 𝐆𝐎𝐕𝐄𝐑𝐍𝐎 𝐃𝐀 𝐋𝐔𝐍𝐃𝐀-𝐒𝐔𝐋
𝚃𝚎𝚡𝚝𝚘 𝐀𝐑
𝚒𝚖𝚊𝚐𝚎𝚗𝚜 𝐍𝐏