Menstruação e Periodo fértil com a Mutchecada

Menstruação e Periodo fértil com a Mutchecada 🥰Saúde é um bem-estar físico, mental espiritual e não apenas em ausência de doença ou enfermidades.

08/09/2025
Hoje vamos aprender um pouco sobre a saúde Masculina!🩸🩸🩸E não seria melhor se ñ fosse fala da Prostatite 🩸O que é prosta...
31/08/2025

Hoje vamos aprender um pouco sobre a saúde Masculina!

🩸🩸🩸E não seria melhor se ñ fosse fala da Prostatite

🩸O que é prostatite?
A prostatite é o termo clínico utilizado para designar a inflamação da próstata, podendo ser subdividida em prostatite crónica e prostatite aguda consoante o tempo de evolução dessa mesma inflamação.

A próstata inflamada pode ter origem em diferentes fatores, sendo que o mais comum é a propagação de uma infeção urinária com origem na uretra ou na bexiga (uretrite ou cistite) que é transmitida à próstata dando origem a uma infeção na próstata. Esta infeção, em fase aguda, pode originar inflamação da próstata - próstata “inchada” – e inclusive condicionar retenção urinária aguda (incapacidade súbita para urinar). Esta é uma patologia benigna, relativamente comum em pessoas com problemas de próstata prévios (ex. Hipertrofia benigna da próstata) que condicionam doenças do trato urinário, nomeadamente esvaziamento vesical incompleto ou infeções urinárias de repetição.

🩸 Prostatite aguda, prostatite crónica
Como referido previamente existem 2 grandes tipos de prostatite: a prostatite aguda e a prostatite crónica.

🩸Prostatite aguda – a prostatite aguda é a inflamação súbita da próstata, geralmente relacionada com uma infeção aguda que condiciona febre, aumento do volume da próstata, aumento da temperatura da próstata e que pode evoluir inclusive para a formação de abcessos da próstata e retenção urinária aguda.

🩸 Prostatite crónica – a prostatite crónica é uma inflamação crónica da próstata, relacionada com um aumento do número das células inflamatórias no tecido prostático e que pode estar associado ou não à presença de bactérias ou outros microoganismos. Nestes casos o quadro sintomático usualmente é mais ténue, descrevendo-se desconforto pélvico, sensação de peso sobre a região púbica, desconforto perineal (região entre a raiz do escroto e o â**s), necessidade imperiosa de urinar (urgência) ou aumento do número de micções ao longo do dia (poliaquiuria).
Em alguns casos a prostatite crónica pode ser englobada no âmbito do síndrome da dor pélvica crónica. Nestas situações predomina a dor ou desconforto pélvico persistente ou recorrente a que se associam sintomas do trato urinário inferior, da esfera sexual ou intestinal, e para a qual não se identif**a uma origem infecciosa ou outras causas orgânicas.

🩸🩸🩸Causas da prostatite
As infeções urinárias são a principal causa para as prostatites agudas, sendo estas denominadas prostatites infecciosas. Estas são geralmente provocadas por bactérias (Escherichia coli, Pseudomonas, Klebsiela e Proteus) que migram da bexiga ou da uretra para a próstata. A presença de infeções urinárias frequentes, problemas de esvaziamento da bexiga, uso de sonda vesical e uretrites de repetição aumentam a probabilidade de vir a desenvolver uma prostatite bacteriana.

Em jovens a prostatite geralmente possui um espectro microbiológico distinto dos idosos. Nestes são mais frequentes as prostatites por agentes infecciosos sexualmente transmissíveis como a clamidea, trichomonas e neisseria.

🩸 No caso da prostatite crónica, esta pode resultar de episódios de prostatite aguda infecciosa que não foram corretamente tratados (prostatite crónica bacteriana) ou por fenómenos inflamatórios locais, na maioria dos casos, de origem desconhecida (prostatite crónica abacteriana ou não infecciosa).

🩸🩸🩸Sintomas da prostatite

Os sinais e os sintomas variam consoante o doente e o tipo de prostatite presente e nalguns casos podem inclusive cursar sem queixas prostatite aguda cursa com:
🩸• Febre e tremores;
🩸• Dificuldade e dor a urinar;
🩸 • Sensação de esvaziamento vesical incompleto;
🩸 • Dor perineal ou pélvica;
🩸• Mal estar geral;
🩸• Urina turva ou com mau cheiro.

🩸🩸🩸Os sintomas da prostatite crónica costumam ser mais discretos e indolentes, manifestando-se por:
• Dificuldade em esvaziar a bexiga totalmente;
• Desconforto ou dor a urinar, ejacular ou defecar;
• Necessidade imperiosa de urinar várias vezes ao dia ou de se levantar durante a noite para urinar;
• Desconforto referido a nível do â**s ou alterações do intestino, períneo, região supra-púbica ou escroto.

🩸🩸 A prostatite é transmissível?

A prostatite não é uma doença transmissível de pessoa para pessoa. No entanto, a infeção urinária subjacente à prostatite pode ser contagiosa, nomeadamente quando relacionada com infeções por doenças sexualmente transmissíveis.

Assim, o contágio pode ocorrer durante a relação sexual (passar de uma pessoa para outra) se um dos elementos estiver contaminado com um agente sexualmente transmissível.
Esse microorganismo pode dar origem a uma uretrite ou cistite, podendo então evoluir para uma infeção da próstata.

🩸🩸🩸Diagnóstico da prostatite
O diagnóstico da prostatite é feito pelo médico urologista (especialista em urologia)�com base na história clínica e no exame objetivo.

🩸🩸🩸A inflamação da próstata costuma cursar com PSA elevado: na prostatite aguda este aumento é transitório e pode aumentar 5 a 10x o seu valor basal, voltando progressivamente para valores normais após o tratamento. Na prostatite crónica é frequente encontrar o PSA alto, com valores flutuantes, cujos aumentos são de menor amplitude do que na prostatite aguda (PSA oscilante). O doseamento do PSA não deve ser utilizado para o diagnóstico ou para avaliação da resposta terapêutica dado ser pouco específico e não ter valor prognóstico para estes casos.
A ecografia ou eventualmente a tomografia computorizada (TC ou TAC) está indicada nos casos em que seja necessário caracterizar melhor a próstata, como por exemplo nas prostatites crónicas ou quando existe a suspeita de abcessos prostáticos.
🩸 Na prostatite aguda deve ser evitada a realização da massagem prostática ou manipulação prostática com sonda ecográf**a endorectal pelo risco de libertação massiva de microrganismos para a corrente sanguínea e dar origem a uma sépsis (infeção generalizada).

🩸🩸A prostatite crónica causa impotência?

Embora muitos autores defendam que a inflamação crónica da próstata possa condicionar a longo prazo o aparecimento de disfunção eréctil ou impotência sexual, ainda não existem dados seguros sobre esta relação entre prostatite e disfunção eréctil.

🩸🩸No caso da fertilidade no homem, esta pode realmente diminuir nos casos de prostatites de repetição, levando mesmo ao desenvolvimento de infertilidade. Este fenómeno pode ser secundário a lesão local dos ductos ejaculatórios ou à transmissão da infeção aos testículos e/ou ao epidídimo, levando à disfunção destes órgãos responsáveis pela produção, maturação e transporte dos es***matozóides.

🩸🩸Prostatite tem cura?

Na vasta maioria dos casos a prostatite aguda tem cura, através da antibioterapia dirigida. No entanto, a cura pode não ser definitiva, havendo o risco de recidiva especialmente se não forem tratadas as restantes situações que predispõem o aparecimento das infeções urinárias.
O tratamento da prostatite crónica é difícil, engloba diversas terapêuticas dirigidas aos sintomas e à diminuição do grau de inflamação da próstata, mas que geralmente não curam o doente.
Saiba, de seguida, como tratar a prostatite.

🩸🩸🩸Tratamento da prostatite
O tratamento da prostatite deve ser realizado de acordo com o tipo de prostatite e consoante a presença ou ausência de infeção.
Os medicamentos (ou remédios) que se usam frequentemente no tratamento da prostatite infecciosa são os antibióticos, geralmente por um mínimo de 14 dias para as prostatites agudas ou 4 a 6 semanas para as prostatites
🩸🩸🩸Como prevenir a prostatite?

🩸🩸🩸Para prevenir a prostatite devem ser adoptados todos os mecanismos necessários para evitar as infeções do trato urinário baixo, como seja o reforço da hidratação oral, as micções regulares, assegurar esvaziamento vesical completo, etc.
Existem alguns doentes com síndromes de dor pélvica crónica que relatam que determinados cuidados na alimentação poderão promover uma melhoria nos sintomas. Estes sugerem que se devem evitar alimentos como o café, o picante, os citrinos (laranjas, limão, etc.), bebidas gaseif**adas ou o vinho verde, uma vez que estes alimentos poderão agravar os sintomas. No entanto, a eficácia destas medidas é variável de pessoa para pessoa e ainda não existem certezas sobre a sua utilidade em todos os doentes.

🩸🩸O exame do colo do útero, conhecido como Papanicolau ou exame preventivo, é um procedimento utilizado para detectar al...
23/08/2025

🩸🩸O exame do colo do útero, conhecido como Papanicolau ou exame preventivo, é um procedimento utilizado para detectar alterações nas células do colo do útero que possam indicar a presença de infecções, inflamações, ou alterações pré-cancerosas e câncer cervical. E um exame fundamental na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer do colo do útero.

🩸🩸Procedimento:
Durante o exame, o profissional coleta células do colo do útero usando uma espátula e uma escova. Essas células são, então, examinadas em laboratório para identif**ar qualquer anormalidade.

Indicações
🩸- Mulheres a partir dos 21 anos ou após o início da atividade sexual.

O exame do colo de útero serve para:
🩸1. Detectar alterações celulares: Identif**ar células anormais no colo do útero que podem indicar infecções, inflamações, alterações pré-cancerosas ou câncer cervical.

🩸2.Prevenção do câncer cervical: Detectar alterações
celulares antes que se tornem cancerosas, permitindo intervenções precoces e prevenção do câncer.

🩸3. Monitoramento de condições pré-existentes:
Acompanhar mulheres com histórico de alterações celulares, infecções pelo HPV, ou outras condições que aumentem o risco de câncer cervical.

🩸4. Avaliação de infecções: Identif**ar infecções como as causadas pelo HPV, que podem aumentar o risco de desenvolvimento de câncer cervical.

🩸🩸🩸Corrimentos 🩸🩸O corrimento no absorvente pode variar em cor e consistência, sendo normal em alguns casos e indicando ...
14/08/2025

🩸🩸🩸Corrimentos

🩸🩸O corrimento no absorvente pode variar em cor e consistência, sendo normal em alguns casos e indicando problemas em outros.
🩸🩸Um corrimento branco ou levemente amarelado e sem cheiro forte geralmente é normal, especialmente antes e depois da menstruação, e durante a ovulação. No entanto, corrimentos com cores diferentes, como verde, cinza ou com odor forte, podem indicar infecções ou desequilíbrios da flora va**nal e devem ser avaliados por um médico.

Tipos de corrimento e suas possíveis causas:

🩸Corrimento branco ou levemente amarelado: Comum e pode ser normal, especialmente antes e após a menstruação, e durante a ovulação.

🩸Corrimento branco grumoso (tipo queijo cottage): Pode ser sinal de candidíase, uma infecção fúngica.

🩸Corrimento cinza com odor forte de peixe: Pode indicar vaginose bacteriana.

🩸Corrimento amarelo forte ou esverdeado: Pode ser sinal de infecção sexualmente transmissível (IST).

🩸Corrimento marrom ou com sangue fora do período menstrual: Pode indicar desequilíbrios hormonais, infecções ou outras condições ginecológicas.

Corrimento em grande quantidade, mesmo fora do período menstrual: Pode ser normal em algumas mulheres, mas se for excessivo ou acompanhado de outros sintomas, pode indicar problemas.

🩸🩸🩸Quando procurar um médico:
Se o corrimento for acompanhado de dor, coceira, ardência, inchaço ou odor forte.
Se o corrimento mudar de cor ou consistência, especialmente se for para tons de verde, cinza ou com odor forte.
Se o corrimento persistir por mais de alguns dias, especialmente se for fora do período menstrual.
Se houver sangramento fora do período menstrual.
É importante lembrar que cada mulher é única e que o corrimento va**nal pode variar de pessoa para pessoa. Observar o próprio corpo e procurar um médico se houver dúvidas ou preocupações é sempre a melhor opção.

🩸Já alguma vez fez o banho de assento com as folhas de goiaba?Sabes os benefícios?Não?Confira!!!🩸🩸Para que serve o banho...
12/08/2025

🩸Já alguma vez fez o banho de assento com as folhas de goiaba?
Sabes os benefícios?
Não?
Confira!!!

🩸🩸Para que serve o banho de assento de folha de goiaba?
Banho de assento com folhas de goiabeira. As folhas da goiabeira possuem propriedades antibióticas, sendo um importante ingrediente para auxiliar no tratamento de corrimento ou infecções va**nais.

🩸🩸🩸Depois do s**o, como o es***matozoide encontra o óvulo?🩸Antes de mais nada, vamos falar sobre o que acontece com o es...
04/08/2025

🩸🩸🩸Depois do s**o, como o es***matozoide encontra o óvulo?

🩸Antes de mais nada, vamos falar sobre o que acontece com o es***matozoide até alcançar o óvulo.

🩸🩸Depois da ejaculação, os es***matozoides encaram uma jornada incrível. Eles precisam nadar da va**na ao útero atravessando o cérvix (colo do útero) e, por fim, entrar na tuba uterina correta para encontrar o óvulo. Ufa! Ao todo, estamos falando de uma distância de 15 cm a 18 cm, o que é.

🩸Quanto tempo demora a fecundação?

Agora que sabemos o quanto os es***matozoides precisam nadar, você deve estar se perguntando quanto tempo essa jornada costuma demorar. Em geral, o es***matozoide alcança o óvulo em 15 a 45 minutos após a ejaculação. No entanto, se o s**o acontece antes da ovulação, esse processo pode ser muito mais demorado. Os es***matozoides podem continuar vivos dentro do aparelho reprodutor feminino até cinco dias, aguardando a liberação do óvulo.

Embora a jornada até o óvulo seja longa e árdua para os es***matozoides, eles contam com uma ajuda nessa corrida. Apenas oito segundo após o es***ma entrar na va**na, o pH da parte superior do canal va**nal aumenta. Isso torna o ambiente propício para que os es***matozoides nadem. Mais ou menos simultaneamente, cerca de um minuto depois da ejaculação, o sêmen adquire uma textura gelatinosa ou forma coágulos. Os pesquisadores ainda não sabem ao certo por que isso acontece. Mas acreditamos que essas mudanças ajudam a manter o es***ma perto da abertura do colo do útero. Cerca de 30 a 60 minutos depois, esse gel se degrada e os es***matozoides podem começar a nadar de novo. Não é interessante?

🩸🩸Quantos es***matozoides chegam ao óvulo? Onde ocorre a fecundação?

Apenas uma pequena fração dos es***matozoides consegue alcançar o óvulo. Em geral, cerca de 300 milhões de es***matozoides são liberados na ejaculação. Mas só uns 200 chegam ao óvulo. Ainda assim é uma grande quantidade, já que basta um es***matozoide para fecundar o óvulo.

🩸Além de nadar uma grande distância até a linha de chegada, os es***matozoides precisam superar inúmeras armadilhas ao longo do caminho, de acordo com a Dra. Jones. Essas são as defesas naturais do corpo para que somente o melhor es***matozoide fertilize o óvulo.

🩸Primeiro, os que conseguem chegar ao colo do útero precisam passar pelo muco cervical, que pode “prender” e imobilizar os es***matozoides. Mas se você está tentando engravidar, não se preocupe. Durante a ovulação, esse muco f**a mais aquoso para permitir que mais es***matozoides consigam passar.

🩸Em seguida, os es***matozoides que atravessaram o colo do útero com sucesso devem seguir pela tuba uterina esquerda ou direita. Isso signif**a que eles têm 50% de chance de encontrar um óvulo, já que, fora casos excepcionais, ovulamos por apenas uma das tubas uterinas em cada mês. A Dra. Jones acrescenta que “nem todos os es***matozoides acertam a direção”. As estimativas dizem que somente cerca de 10 mil es***matozoides entram na tuba correta.

🩸Para complicar ainda mais, as aberturas do útero para as tubas uterinas são “muito estreitas”. Isso novamente reduz o número de es***matozoides que chegam ao destino com sucesso. Entretanto, esse é o último obstáculo porque a fecundação normalmente ocorre na tuba uterina.

🩸Por que nem sempre engravidamos depois de fazer s**o durante a ovulação?

Pode até parecer que a conta não faz sentido… Em cada ejaculação, é provável que cerca de 200 es***matozoides cheguem ao óvulo. Mas a fecundação só ocorre em 10% a 33% das relações se***is sem proteção no período fértil. Então, f**a a dúvida: por que não engravidamos sempre que fazemos s**o.

🩸🩸O que acontece se um es***matozoide a um óvulo que já foi fecundado?

Você se lembra daquelas imagens de óvulos fertilizados dos livros de biologia? Na maioria das vezes, temos a figura de um óvulo fertilizado cercado de vários es***matozoides competindo para entrar. Afinal, um es***matozoide consegue penetrar um óvulo que já foi fecundado?

🩸🩸🩸A resposta sexual feminina é um processo que envolve várias fases, que de forma didática vou tentar explicar:⠀⠀🩸🩸Nest...
31/07/2025

🩸🩸🩸A resposta sexual feminina é um processo que envolve várias fases, que de forma didática vou tentar explicar:⠀

🩸🩸Neste momento, ocorrem mudanças físicas, como aumento do fluxo sanguíneo para a área pélvica, lubrif**ação va**nal e tensão muscular.⠀

🩸• Desejo e excitação: O desejo sexual e a excitação acontecem meio juntos; algumas vezes o desejo desponta primeiro, mas em outras só depois que se percebe a excitação é que o desejo engata.⠀

🩸• Platô: A fase de platô é caracterizada pelo aumento da excitação sexual, levando a uma maior sensação de prazer. Ocorre uma intensif**ação das mudanças físicas e emocionais.⠀

🩸• Orgasmo: O orgasmo é o clímax da resposta sexual. Durante o orgasmo, ocorre uma liberação intensa de tensão sexual acumulada, proporcionando sensação de prazer e contrações musculares na região pélvica.⠀

🩸• Resolução: Após o orgasmo, vem a fase de resolução, na qual o corpo retorna ao seu estado de repouso. Ocorre a diminuição da excitação e a sensação de relaxamento.⠀

🩸🩸🩸Nada acontece assim tão separadinho tá? Não precisa f**ar pensando muito em que fase desse ciclo de resposta seu corpo se encontra, mas é importante entender como tudo funciona, incluíndo a resposta sexual.

Alimentos que ajudam na produção de es***matozoides Para aumentar a produção de es***matozoides, é recomendável incluir ...
23/07/2025

Alimentos que ajudam na produção de es***matozoides

Para aumentar a produção de es***matozoides,
é recomendável incluir na dieta alimentos ricos em:
zinco, selênio, ômega-3, vitamina C, vitamina D, vitamina E e ácido fólico.
Além disso, é importante manter uma dieta equilibrada e evitar alimentos processados e ricos em gorduras saturadas.
Alimentos que podem ajudar:

Zinco: Ostras, carnes vermelhas, aves, frutos do mar, sementes de abóbora, cereais integrais.
Selênio: Castanha-do-pará,
frutos do mar, ovos, grãos integrais.

Ômega-3: Peixes como salmão, sardinha e atum, sementes de linhaça, chia, nozes.

Vitamina C: Frutas cítricas (laranja, limão, acerola), pimentão, brócolis, morango.
Vitamina D: Peixes gordurosos (salmão, sardinha), gema de ovo, alimentos fortif**ados, exposição solar.

Vitamina E: Óleos vegetais (girassol, amendoim), sementes, nozes, abacate, manga.

Ácido fólico: Vegetais de folhas verdes (espinafre, brócolis), leguminosas, frutas cítricas.

Outros: Tomates (rico em licopeno), alho (rico em alicina), frutas e vegetais de todas as cores (ricos em fitoquímicos).

Recomendações adicionais:
Dieta equilibrada: Priorize alimentos naturais e minimamente processados, evitando excesso de gorduras saturadas, açúcares e sódio.
Hidratação: Beba bastante água ao longo do dia.
Evite excessos: Modere o consumo de álcool e evite o tabagismo.
Consulte um profissional: Um nutricionista ou médico pode auxiliar na elaboração de um plano alimentar individualizado, considerando suas necessidades e histórico de saúde.
Lembre-se que a alimentação é um fator importante para a saúde reprodutiva, mas outros hábitos também podem influenciar a produção de es***matozoides.

Boa tarde minha gente🥰🩸🩸🩸Já ouviram falar de Sarcoma de Kaposi?Não?Confira!!!!🩸O que é Sarcoma de Kaposi?O Sarcoma de Ka...
11/04/2025

Boa tarde minha gente🥰

🩸🩸🩸Já ouviram falar de Sarcoma de Kaposi?
Não?
Confira!!!!

🩸O que é Sarcoma de Kaposi?

O Sarcoma de Kaposi é um Câncer raro do tecido conjuntivo, e é frequentemente associado com AIDS. O Câncer tem crescimento lento e pode envolver a pele, pulmões, trato gastrointestinal e outros órgãos. Em pessoas com AIDS, o Sarcoma de Kaposi é causado por uma interação entre o HIV, o sistema imunológico debilitado e o vírus HHV- 8. As pessoas que têm insuficiência renal ou outros transplantes de órgãos também estão em risco de Sarcoma de Kaposi.

Sintomas

🩸Sintomas de Sarcoma de Kaposi

Os Tumores mais frequentemente aparecem como feridas vermelho-azuladas ou roxas na pele. Elas têm essa cor porque os Tumores são ricos em vasos sanguíneos.

🩸As lesões podem aparecer nos pés e tornozelos, coxas, braços, mãos, face, ou qualquer outra parte do corpo, mais frequente em extremidades (mãos e pés). Elas também podem aparecer em sítios dentro do corpo. Outros sintomas podem incluir expectoração com sangue e falta de ar, se a doença estiver nos pulmões ou trato gastrointestinal, causando Diarreia, sangramento, perda de peso, náuseas e vômitos.

🩸🩸🩸🩸Alimentos que podem prevenir naturalmente a gravidez após a atividade sexualA lista de alimentos a seguir pode ajuda...
22/01/2025

🩸🩸🩸🩸Alimentos que podem prevenir naturalmente a gravidez após a atividade sexual
A lista de alimentos a seguir pode ajudar a prevenir naturalmente a gravidez após a relação sexual.
🩸1. Damasco:

Uma fruta reconhecida por dificultar naturalmente a implantação do feto é o damasco. Para usar, misture um copo de água com cerca de 100 gramas de damascos secos e duas colheres de chá de mel. Você pode misturar os ingredientes e consumir morno ou ferver por cerca de 20 minutos. Como alternativa, você pode consumir de 5 a 10 damascos todos os dias após atividade sexual desprotegida até o início da menstruação.

🩸2. Gengibre:

O gengibre pode interromper a concepção e iniciar um ciclo menstrual. Como remédio, você pode beber chá básico de gengibre. Despeje água fervente sobre o gengibre ralado ou esmagado. A mistura está pronta para beber após cinco minutos de coação. Para evitar engravidar, faça dois copos de chá forte de gengibre todos os dias. Além de ser útil para a pele, auxiliar na perda de peso e causar a menstruação, o chá de gengibre não tem efeitos negativos sobre você ou seu corpo.

🩸3. Abacaxi:

As qualidades naturais do abacaxi ajudam a prevenir a implantação do feto e a gravidez indesejada após a relação sexual. Depois de fazer s**o, comer um abacaxi maduro todos os dias durante dois a três dias pode prevenir a gravidez.

🩸4. Figos:

Os figos secos, às vezes chamados de anjeer secos, estão entre as formas mais ef**azes de controle natural da gravidez. Os figos também melhoram o fluxo sanguíneo. Coma dois a três figos secos após o s**o desprotegido para evitar a gravidez após o s**o. Evite exagerar nos figos, pois isso pode resultar em desconforto gastrointestinal.

🩸5. Canela:

Ao induzir contrações uterinas, acredita-se que a canela ajuda na prevenção da gravidez. Pode ser tomada como suplemento ou comida como tempero. Até você menstruar, é aconselhável tomar canela todos os dias para prevenir naturalmente Gravidez depois do s**o. Adicionar uma pitada de canela a uma xícara de água fervente e beber como chá todas as manhãs é um método para tornar a canela parte da sua rotina.

🩸6-Papaia

Nos próximos três a quatro dias, consuma mamão duas vezes ao dia se tiver feito s**o desprotegido. O mamão funciona como um método natural de controle de natalidade para gravidezes indesejadas após o s**o, evitando a fertilização.

Endereço

Futungo
Luanda

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Menstruação e Periodo fértil com a Mutchecada publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Compartilhar