28/03/2025
Lembrei!!!
ANTES DA AULA DEIXA-ME TE DIZER O SEGUINTE:
DEIXA O TEU ADORO E COMPARTILHE ESSA AULA.
TEMOS UMA SALA NO WHATSAPP PARA PREPARATÓRIO.
PARA FAZER PARTE É SÓ ME PUXAR NO OFF POR LÁ 933127786.
E CLARO TEMOS MATERIAIS DE APOIO ELABORADOS PARA VOCÊ QUE VAI CONCORRER NO ENSINO PRIMÁRIO, PRÉ-ESCOLAR E ATÉ MESMO LÍNGUA PORTUGUESA.
VAMOS PARA AULA.
ASSUNTO: PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PALAVRAS
Assim como um telefone, as palavras têm uma estrutura base em que se devem conectar outros elementos para dar origem noutras palavras.
A palavra obedece a uma estrutura, ou seja, é um conjunto de elementos que se juntam e dá origem a “palavra”. Esses elementos são: radical, prefixo, sufixo, desinência, vogal temática e vogal ou consoante de ligação.
Não se mata muito com esses termos bonitos que estão aí. Eles são importantes, mas abordar sobre cada um deles não vem muito ao caso, pois podemos entender o processo de formação de palavras na mesma. Mas peço para estudar sobre cada elemento.
Temos de falar alguma coisinha sobre o radical.
Radical é o elemento mais importante de uma palavra, é a partir do radical que podemos formar outras palavras.
Exemplo: na palavra “VIDRO” a expressão sublinhada é o nosso radical, porque a partir daí nasce todas outras palavras.
Vejamos: Envidraçar, vidreiro. Sei que estás a perceber. Mas o radical em sí não é palavra, precisa de outros elementos. É como na tua relação, k*k!
Os principais processos de formação de palavras são: COMPOSIÇÃO, DERIVAÇÃO, abreviação, siglonimização, onomatopeia e outros.
Poderia ter citado todos, mas a nós interessa os dois primeiros.
No entanto, antes de começarmos o debate, é preciso entender que existe palavra que não deriva de nenhuma outra, esta palavra ganha o nome de “palavra primitiva”. Alguns exemplos destas palavras são: mãe, sol, pedra, casa, carro. Estas não sofreram nenhum processo de derivação para serem formadas. Chamadas também de palavras simples por não sofrerem processo de composição.
Palavra derivada é aquela que resulta de outra (palavra primitiva), ou seja, é uma palavra que sofreu o processo de derivação. Exemplos: Florista, solar...
Eu ainda acho que tem alguém que não está a entender nada, mas como Domingo fui à igreja, vou clarif**ar isso.
Existem dois processos principais de formação de palavras:
• Processo de derivação: que pode ser prefixal, sufixal, parassintética, imprópria e regressiva.
• Processo de composição: que pode ser por justa posição e aglutinação.
Relaxa, já vais entender!
PROCESSO DE DERIVAÇÃO
A DERIVAÇÃO pode ser PREFIXAL, quando se acresce um prefixo no radical. Prefixo é um elemento que aparece antes do radical. Vou dar exemplo para você perceber melhor. Alguns prefixos são: des, anti, in, sub, re...
Exemplos de palavras derivadas por prefixação: desleal (des+leal), incapaz (in+capaz). Eu duvido muito se não percebeste.
A DERIVAÇÃO pode ser SUFIXAL, quando se acresce um sufixo no radical. Sufixo é um elemento que aparece depois do radical. Vou dar exemplo para você perceber melhor, mais uma vez. Alguns sufixos são: agem, ar, mente, ista, ada...
Exemplos de palavras derivadas por sufixação: folhagem (folh+agem), grandemente (grande+mente). É SÓ MESMO ESSE MAMBO*.
A derivação pode ser parassintética, quando se acresce um prefixo e sufixo simultaneamente no radical.
Exemplos: amanhecer (a+manh+ecer), empobrecer (em+pobr+ecer).
A DERIVAÇÃO pode ser IMPRÓPRIA, quando uma palavra muda de classe gramatical sem ser acrescidos afixos (prefixo ou sufixo).
Exemplos: O Zero da sala chegou. (zero é um numeral, mas está a desempenhar a função de um substantivo).
Já trato do jantar (jantar é um verbo, mas está a desempenhar a função de um substantivo).
A DERIVAÇÃO pode ser REGRESSIVA, quando se retira do radical algum elemento. Ou seja, em vez de acrescer um sufixo ou prefixo ao radical, suprimimos parte dele.
Ex: Ajudar (palavra primitiva), ajuda (palavra derivada de forma regressiva).
Trabalhar (palavra primitiva), trabalho (palavra derivada de forma regressiva).
Perder (palavra primitiva), perda (palavra derivada de forma regressiva).
PROCESSO DE COMPOSIÇÃO
A palavra pode ser composta por justaposição, quando duas ou mais palavras se juntam sem alteração dos seus sons. Ou seja, as palavras devem ser lidas e escritas tal como são.
Quase sempre as palavras são separadas por hífen, mas tem algumas que não. Para essas que não, deves prestar muita atenção se não há alteração do som da palavra. (olha dica: aqui cada palavra f**a na sua posição, por isso, é justaposição).
Exemplos: Cachorro-quente (cachorro+quente), passatempo (passa+tempo) *nesta última não há hífen, mas as duas palavras estão com os seus sons normais. Pé-de-meia (pé+de+meia). Viste como?
A palavra pode ser composta por aglutinação: quando as palavras são formadas por dois ou mais radicais, mas há alteração. Não há existência de hífen.
Exemplos: Planalto (plano+alto), aguardente (água+ardente), boquiaberto (boca+aberta). É estranho eu sei, mas já encontramos esses mambos* (coisas).
AINDA TEMOS MAIS AULAS.
ESSE SERÁ O TEU CONCURSO
COMPARTILHE ESSA AULA SE QUERES VER OUTRAS AULAS AQUI
TENHA UM CADERNO PARA APONTAR AS AULAS
VAMOS JUNTOS QUE SOZINHO É MAIS DIFÍCIL