03/10/2023
A FAMOSA “ESCULTURA PENSADOR”
Criada em 1880, o pensador é uma das mais famosas esculturas do século XX no Ocidente. Seu autor foi o artista francês Auguste Rodin (1840-1917). Criada originalmente em 1880, a primeira versão foi intitulada como O poeta. Muitas réplicas foram feitas, mas a peça mais conhecida foi finalizada em 1902 e possui 1,89 m de altura.
O motivo da criação de O pensador
Rodin criou O pensador porque em 1880 ele foi convidado a elaborar uma porta decorativa para fazer parte de um museu de artes decorativas, em Paris.
Assim, o escultor idealizou a Porta do Inferno, um enorme portal com 180 figuras feitas em bronze, na qual O pensador foi colocado na parte superior, ganhando destaque. Mas nesse conjunto a escultura recebeu o nome de O poeta.
A porta teve como inspiração a obra literária Divina Comédia, do italiano Dante Alighieri, tendo o próprio Dante representado como o poeta, ou o pensador.
O curioso é que Rodin trabalhou de 1880 a 1917 nessa porta e não chegou a vê-la acabada.
Facto Curioso
O curioso é que Rodin trabalhou de 1880 a 1917 nessa porta e não chegou a vê-la acabada.
Localização da obra O pensador
A escultura está localizada no Musée Rodin, na França.
Vale lembrar;
Existem várias outras versões de O pensador feitas por Rodin que estão espalhadas pelo mundo. A mais conhecida foi finalizada em 1902 e exibida pela primeira vez 1904.
Significado da escultura O pensador
Essa icônica obra consegue despertar a imaginação de uma forma poderosa. A pergunta que normalmente se faz é sobre o que, afinal, esse sujeito estaria pensando.
A figura do homem nu exibe uma postura corporal onde percebemos que ele está completamente envolvido em um dilema e uma atividade meditativa.
Os músculos tensos e a feição preocupada sugerem que ele está a ponto de tomar uma atitude.
Há pesquisadores que dizem que O pensador, feito para representar o escritor Dante Alighieri, pode também significar a figura do próprio Rodin, como um autorretrato. Há interpretações que ainda a associam ao personagem bíblico Adão.
By: Rayder PH.