18/06/2025
📌 Meta Literária para o mês de Junho (adultos)
Obra literária: A acácia e os pássaros
Escritor: Manuel Rui
Género: Narrativo (romance)
Número de páginas: 167
Editora: Mayamba.
Segunda sessão: 21/06/2025, 14h00, na sede Umoxi, bairro Corimba, paragem da lanchonete, rua da Galileia.
- 𝐒𝐨𝐛𝐫𝐞 𝐚 𝐨𝐛𝐫𝐚:
"O pão que constitui o corpo de delito da história e a causa da prisão de Januário, dentre os vários significados que este possui no livro, representa, principalmente, a partilha, a igualdade social e a liberdade de expressão que, ao decorrer da leitura, cada um poderá responder a si mesmo até que ponto estes aspectos são reais ou se materializam no nosso quotidiano. E não pensem os leitores que tais aspectos se apresentam de forma explícita logo a partida, ao contrário, o autor, através da vida de Januário e do seu percurso, exige um certo esforço de interpretação e a busca pelo entendimento de várias questões."
𝑷𝒂𝒍𝒂𝒗𝒓𝒂&𝑨𝒓𝒕𝒆, 2017
"𝐀 𝐚𝐜𝐚́𝐜𝐢𝐚 𝐞 𝐨𝐬 𝐩𝐚́𝐬𝐬𝐚𝐫𝐨𝐬 é ainda para Manuel Rui um apelo à mudança de comportamento da sociedade. Partilha, solidariedade e humanismo são princípios fundamentais para a concretização desta transformação."
𝑪𝒂𝒓𝒗𝒂𝒍𝒉𝒐 𝑽., 2016
“Os ventos do modernismo têm arrasado o tradicional, como a acácia que é destruída pelo asfalto.”
“As lágrimas são a água pura das nossas alegrias e tristezas. Não devemos limpá-las, mas deixá-las rolar até a nossa boca para lhe saborearmos o sal do nosso espírito.”
𝑴𝒂𝒏𝒖𝒆𝒍 𝑹𝒖𝒊, 𝒊𝒏 𝒂 𝒂𝒄𝒂́𝒄𝒊𝒂 𝒆 𝒐𝒔 𝒑𝒂́𝒔𝒔𝒂𝒓𝒐𝒔, 2016
"Neste livro, há um pão que é corpo de delito. Leitura recomendavelmente recomendável."
𝑬𝒔𝒄𝒓𝒊𝒕𝒐𝒓 𝑫𝒊𝒂𝒔 𝑵𝒆𝒕𝒐, 2025
- 𝐒𝐨𝐛𝐫𝐞 𝐨 𝐞𝐬𝐜𝐫𝐢𝐭𝐨𝐫:
"𝐌𝐚𝐧𝐮𝐞𝐥 𝐑𝐮𝐢
(Manuel Rui Alves Monteiro)
nasceu no Huambo em 1941. Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, Portugal.
Um dos principais poetas e ficcionistas angolanos com uma vasta bibliografia em poesia e prosa, Manuel Rui publicou pela Mayamba Editora os seguintes livros: Quem me dera ser onda (Prémio Nacional Agostinho Neto, 1982. Reedição), A Trança (romance, 2013), Duas Abelhas Amigas de um Girassol (2015) e A Acácia e os Pássaros (2016).
Alguns dos seus textos estão traduzidos para umbundu, alemão, francês, espanhol, hebraico, finlandês, italiano, servo-croata, sueco, russo e mandarim.
Manuel Rui é membro fundador da União dos Artistas e Compositores Angolanos, da União dos Escritores Angolanos e da Sociedade de Autores Angolanos.
No dia 11 de Novembro de 1975 após a proclamação da independência de Angola Manuel Rui Monteiro escreveu a letra (música de Rui Vieira Dias Mingas) que compõe o hino Angola Avante.
Em 2003, renunciou ao Prémio Nacional de Cultura na área da Literatura pelo conjunto da sua obra."
𝑴𝒂𝒏𝒖𝒆𝒍 𝑹𝒖𝒊 𝑴𝒐𝒏𝒕𝒆𝒊𝒓𝒐, 𝒆𝒎 𝑴𝒂𝒚𝒂𝒎𝒃𝒂 𝒆𝒅𝒊𝒕𝒐𝒓𝒂, 𝑰𝒏𝒇𝒐𝒑𝒆́𝒅𝒊𝒂 𝒆 𝑳𝒖𝒔𝒐𝒇𝒐𝒏𝒊𝒂 𝒑𝒐𝒆́𝒕𝒊𝒄𝒂.
Livro disponível na Livraria Mayamba por apenas 2500 kzs.
Lino Stanfford
Belza Lino Getsêmani
Ariege Ebo
MAYAMBA EDITORA