Na Mira Do Crime

  • Home
  • Na Mira Do Crime

Na Mira Do Crime Na luta contra a Delinquência e a Corrupção
(1)

FILMOU A VÍTIMA: TRIBUNAL DE VIANA REALIZA JULGAMENTO SUMÁRIO CONTRA A MÃE DO FUNCIONÁRIO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA AC...
26/07/2025

FILMOU A VÍTIMA: TRIBUNAL DE VIANA REALIZA JULGAMENTO SUMÁRIO CONTRA A MÃE DO FUNCIONÁRIO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA ACUSADO DE ABUSAR SEXUALMENTE MENOR DE 12 ANOS

O Tribunal de Comarca de Viana vai realizar na próxima segunda-feira, 28, o julgamento sumário contra a mãe do funcionário da Presidência, Gelson Brás, identificada por Vanda Arlete da Costa, pelo facto desta, nesta sexta-feira, 25, após o término da audiência onde estava a ser ouvido o jornalista e director do jornal Na Mira do Crime, pelo facto de ter filmado a vítima que o seu filho está a ser acusado de a abusar sexualmente e ter colocada em cárcere-privado, em 2020, no Zango 3, quando está tinha apenas 12 anos de idade.

O facto ocorreu, nesta sexta-feira, 25, assim que a juíza suspendeu a sessão para uma outra data. Na saída da sala, a mãe de Gelson Brás segurou no seu telemóvel e começou a filmar o rosto da adolescente, Luísa Freitas, agora com 17 anos de idade.

Aquela acção despertou a menor, e ao se aperceber do gesto da senhora, de imediato accionou o seu advogado, Osvaldo Carlos Salupula.

Logo a seguir, o advogado comunicou ao Tribunal e o Ministério Público propôs que se abrisse o auto de notícia.

"Na verdade, o que ocorreu foi que, a quando da nossa saída, a mãe de Gelson Brás colocou-se a filmar a nossa constituinte, a menor de idade, e que, de alguma forma, pronto, achamos aquilo grave, comunicamos ao Tribunal, o Ministério Público propôs então que se abrisse o auto de notícia", começou por esclarecer o advogado.

Leiam mais em: https://www.namiradocrime.info/show/14522

JULGADO NO TRIBUNAL DO POVO: MARGINAL FALHA ASSALTO À MÃO ARMADA EM TALATONA E FOI QUEIMADO PELA POPULAÇÃO E JOGADO NUMA...
26/07/2025

JULGADO NO TRIBUNAL DO POVO: MARGINAL FALHA ASSALTO À MÃO ARMADA EM TALATONA E FOI QUEIMADO PELA POPULAÇÃO E JOGADO NUMA LIXEIRA... ESTÁ GRAVE E INTERNADO NO NEVES BENDINHA

Dois marginais tentaram assaltar uma residência em Talatona na manhã desta sexta-feira (25), com recurso a arma de fogo, a ação foi repelida pela população, resultando na fuga de um dos assaltantes. No entanto, o segundo elemento não teve a mesma sorte e foi levado ao 'tribunal do povo'.

O segundo marginal, de 20 anos de idade, foi capturado, e foi brutalmente espancado pela população, que de seguida jogou fogo no corpo do marginal, que teve parte do corpo e o rosto queimados, e posteriormente foi jogado numa lixeira.

Testemunhas explicaram que os assaltantes haviam roubado uma senhora momentos antes. O cúmplice fugiu de motorizada, enquanto o outro acabou por ser capturado pela população.

Apesar da gravidade dos ferimentos, o jovem sobreviveu e foi socorrido pelos profissionais do Instituto Nacional de Emergências Médicas (INEMA).

Já no hospital Neves Bendinha, fonte deste jornal avançou que o marginal apresenta queimaduras severas na face e não conseguiu fornecer o seu nome, apenas revelando a idade.

Leiam mais em: https://www.namiradocrime.info/show/14521

EM TRIBUNAL: MENOR (TINHA 12 ANOS) DIZ QUE FOI ABUSADA POR FUNCIONÁRIO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E O SEU AMIGO (SEM O ...
26/07/2025

EM TRIBUNAL: MENOR (TINHA 12 ANOS) DIZ QUE FOI ABUSADA POR FUNCIONÁRIO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E O SEU AMIGO (SEM O USO DE PR********VO)

O Tribunal de Comarca de Viana retomou, nesta sexta-feira, 25, o julgamento contra o jornal Na Mira do Crime, acusado do crime de calúnia e difamação, onde é queixoso um funcionário da Presidência da República, Gelson Brás, que também é julgado no mesmo tribunal pelo crime de abuso sexual contra menor de 12 anos de idade e cárcere privado, o mesmo caso denunciado por este jornal, cujo process do mesmo estava 'desaparecido' do referido tribunal.

Durante a recolha de provas, a Juíza, Elsa Montenegro, pediu para ser ouvida a vítima, identificada por Luísa Freitas, que na altura dos factos tinha 12 anos de idade, como declarante.

Agora com 17 anos, a adolescente afirmou de viva voz que foi abusada sexualmente pelo Gelson Brás, funcionário da Presidência e consequentemente pelo seu amigo, Marito, em casa deste último, na altura solteiro, com mais de 30 anos, onde foi levada em 2020, no Zango 3.

A audiência decorre na sala número nove do Tribunal de Comarca de Viana, e segundo as declarações da menor, o funcionário da Presidência já a conquistava, mas a mesma sempre contestou a intenção por ser menor de idade.

Luísa, afirmou que na data dos factos deparou-se com Gelson na paragem do Zango 3, e este, ao volante de um Range Rover, convencer a menor, depois de a 'embebedar' numa festa.

Seguidamente, levou-á em casa do amigo Marito onde terá abusado da menor, e deixou a mesma em casa do amigo, para este tirar proveito.

Durante a sessão, a mãe da vítima, Deolinda Freitas, em lágrimas e lamentações, não conseguia encarar o abusador da sua filha, aliás, o momento comoveu a sala de julgamento.

Leiam mais em: https://www.namiradocrime.info/show/14520

ERRO DE FABRICO DE BOTIJAS? - POPULAÇÃO PREOCUPADA COM AUMENTO DE VAZAMENTO DE GÁS DE COZINHA  Há vários meses, a popula...
26/07/2025

ERRO DE FABRICO DE BOTIJAS? - POPULAÇÃO PREOCUPADA COM AUMENTO DE VAZAMENTO DE GÁS DE COZINHA

Há vários meses, a população vem reclamando das botijas que estão constantemente a vazar gás, o que representa um perigo que pode causar incêndio. Este crescente vasamento apanhou de surpresa tanto os revendedores como o consumidor final. Há quem decidiu dar uma explicação de como contornar essa situação.

O gás butano é um dos componentes do gás de cozinha. Também conhecido como GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), o seu vazamento ocorre quando é usado como combustível em fogões e aquecedores, donde escapa de forma não controlada de suas fontes de armazenamento ou tubulações. Este escape pode ser detectado pelo cheiro.

De acordo com Sónia Clementina, a única forma que encontrou de protecção é sobrepor um bloco ou pedra em cima da botija de gás. "Não sou a única pessoa que faz isso, as minhas vizinhas também o fazem, não temos opção, a não ser colocar os blocos", explicou, referindo que depois de comprar a botija, e deu conta do vazamento de gás, no dia seguinte, foi para a loja onde comprou, mas o vendedor disse que não pode fazer nada, porque é apenas um revendedor, também comprou assim dá fonte.

"Há dois meses, todas as botijas que compro vazavam gás, isso é um perigo muito grande. Vivemos com crianças, corremos o risco de incêndio em casa. A Sonangol tem que resolver este problema", recomendou.

Joaquina Manuel conta que há 3 meses que usa uma pedra por cima da botija. "O que estamos a viver é muito grave. Na minha casa, só eu é que posso ligar e desligar a botija de gás. No primeiro mês em que a minha botija começou a vazar gás, só fez 15 dias e o gás acabou. Comprei dos moto-taxistas que zungam no bairro, mas não aceitaram trocar", disse, salientando que teve que perder dinheiro e comprar outro gás.

Leiam mais em: https://www.namiradocrime.info/show/14519

NO LUBANGO: CONFRONTOS ENTRE GANGUES COM RECURSO A CATANAS E FACAS PREOCUPAM MORADORES DOS BAIRROS DA MITCHA E CHAVOLAMo...
26/07/2025

NO LUBANGO: CONFRONTOS ENTRE GANGUES COM RECURSO A CATANAS E FACAS PREOCUPAM MORADORES DOS BAIRROS DA MITCHA E CHAVOLA

Moradores dos bairros da Mitcha e Chavola, no Lubango, província da Huíla, manifestaram profunda preocupação nesta sexta-feira (25), face aos constantes confrontos entre gangues armados com catanas, facas e garrafas, que ocorrem tanto em plena luz do dia quanto durante a noite.

Segundo explicações dos residentes, a situação tem sido frequentemente reportada aos postos policiais, mas os efectivos da Polícia Nacional raramente aparecem para conter a onda de violência e assaltos que se tem alastrado nesses bairros periféricos.

Bernardo Silva, morador do bairro da Mitcha, sublinhou que os envolvidos nestas acções delituosas são, maioritariamente, adolescentes e jovens com idades compreendidas entre os 14 e os 19 anos.

“Trata-se de rapazes que, depois de consumirem liamba e bebidas alcoólicas, entram em confronto com grupos rivais, utilizam catanas, facas e garrafas para ferirem-se mutuamente, causando pânico na vizinhança”, revelou.

Bernardo frisou ainda que a situação se agrava pela aparente impunidade de muitos desses jovens delinquentes.

“Hoje em dia, ninguém luta por fome, a verdade é que as leis são brandas. Há casos de indivíduos que cometem homicídios e, em menos de dois ou três meses, já estão em liberdade, dias depois, voltam a praticar os mesmos crimes.

Muitos destes jovens são filhos de dirigentes, razão pela qual não permanecem muito tempo presos”, denunciou.

Angelina Cardoso, residente no bairro da Chavola, também lamentou o crescimento da delinquência juvenil e criticou fortemente a inação das autoridades.

Leiam mais em: https://www.namiradocrime.info/show/14518

EFECTIVO DO SIC E O MILITAR DETIDOS PELA POLÍCIA NOS MULENVOS FORAM 'TIRAR SATISFAÇÃO' AO CUNHADO SOBRE ALEGADA AGRESSÃO...
26/07/2025

EFECTIVO DO SIC E O MILITAR DETIDOS PELA POLÍCIA NOS MULENVOS FORAM 'TIRAR SATISFAÇÃO' AO CUNHADO SOBRE ALEGADA AGRESSÃO CONTRA A SUA IRMÃ

Efectivos do Núcleo de Investigação dos Ilícitos Penais (NIIP), afectos a esquadra do Kalucango, município dos Mulenvos, procederam, na noite do último domingo, 20, a detenção de um efectivo do SIC, identificado por Denilson Manuel Martins, de 25 anos de idade e um efectivo das Forças Armadas Angolanas (FAA), que responde pelo nome Feliciano Muhongo, também de 25 anos de idade, bem como o enfermeiro de 27 anos de idade, identificado por Angelino Suko Muhongo, acusados do crime de ofensas graves à integridade física contra a cidadã que responde pelo nome Madalena Manuel Cambaca, de 40 anos de idade.

Segundo o irmão dos elementos detidos, Feliciano Ngola Muhongo, tudo começou quando a sua tia, conhecida apenas por Selma, pediu ao marido que a sua amiga dormisse em casa do casal, por causa da hora que já se fazia tarde, e este não concordou.

Conta que o marido logo a seguir saiu e foi para a casa da sua mãe, entretanto, assim que regressou, encontrou outra vez amiga da esposa em casa.

Feliciano conta que o marido não ficou satisfeito e logo começou a espancar a esposa, e esta para se defender teve que segurar numa garrafa.

De seguida, após ter espancado brutalmente a esposa, refugiou-se em casa da sua mãe, tendo sido detido na manhã do dia seguinte, isto no domingo, 20, pela polícia.

No mesmo domingo, segundo o nosso entrevistado, assim que os irmãos tomaram conhecimento da agressão que a irmã sofreu, foram para esquadra do Kalucango e confirmaram a detenção do mesmo.

"No mesmo domingo, a tardinha, a minha tia que é vizinha da família do marido, ligou a dizer que o agressor já estava solto", recordou.

Revoltados, explicou, o seus irmãos foram em casa da mãe do agressor, só que lá, a família do mesmo já estava preparada para responder qualquer investida da família da jovem agredida.

Leiam mais em: https://www.namiradocrime.info/show/14517

"APONTOU COM UMA PI***LA": PASTOR DA IGREJA ASSEMBLEIA DE DEUS PENTECOSTAL ACUSADO DE RAPTAR E AGREDIR FISICAMENTE A EX-...
26/07/2025

"APONTOU COM UMA PI***LA": PASTOR DA IGREJA ASSEMBLEIA DE DEUS PENTECOSTAL ACUSADO DE RAPTAR E AGREDIR FISICAMENTE A EX-NAMORADA EM FRENTE DOS FILHOS DELA

Uma cidadã nacional que atende pelo nome Kiessa Victoria, residente no Zango 2, província do Icolo e Bengo, acusa o senhor Hélder Chicunga, por sinal pastor da igreja Assembleia de Deus Pentecostal Ministério da Paz - Nova Vida, de a ter raptado e agredido fisicamente em frente dos seus filhos, na passada quinta-feira, 17, a ponto de a ter deixado com hematomas em várias partes do corpo.

Ao narrar os factos ao Na Mira do Crime, a nossa entrevistada avançou que às agressões são frutos de um conflito que decorre desde que a ofendida decidiu terminar a relação amorosa que mantinha com o pastor, desde o ano 2020.

"Fui empregada dele e depois começamos a namorar, mas decidi terminar o namoro, mas ele não concordou com a minha decisão, e por raiva acusou-me de lhe ter furtado 2 milhões e 600 mil kwanzas do seu cartão multi-caixa e acabei detida na Esquadra do Zango Zero, no dia 1 de Fevereiro, onde fui posta em liberdade três dias depois", contou.

Explicou que o dinheiro ao qual o patrão se refere de ter sido subtraído ilicitamente, foi gasto com o consentimento do patrão, o senhor Hélder.

"Ele deu-me o cartão e o código, por eu ser namorada dele, eu gastava o dinheiro na normalidade, às vezes em compras com ele mesmo, não sei como ele foi capaz de fazer aquelas acusações", deplorou.

"Para ser libertada ele exigiu-me 100 mil Kwanzas, segundo ele, o dinheiro seria entregue ao senhor Pires, o investigador do SIC que estava com o caso", acusou.
A nossa entrevistada disse que, passados cerca de cinco meses, na passada quinta-feira, dia 17 do mês corrente, foi quando terá sofrido às agressões por parte do ex-namorado, que a deixou com hematomas em várias partes do corpo.

Leiam mais em: https://www.namiradocrime.info/show/14516

25/07/2025
25/07/2025

CONTINUAÇÃO DO CASO VANDALIZAÇÃO MUNICÍPIO DO CALUMBO

25/07/2025

SIC -GERAL TRABALHA NA ZONA DO MAZOZO

25/07/2025

CONTINUAÇÃO/ RECONSTITUIÇÃO

25/07/2025

CONTINUAÇÃO/ MATERIAL ENTREGUE AO FIEL DEPOSITÁRIO REDE NACIONAL DE TRANSPORTE DE ELETRICIDADE (RENT)

Address


Alerts

Be the first to know and let us send you an email when Na Mira Do Crime posts news and promotions. Your email address will not be used for any other purpose, and you can unsubscribe at any time.

Contact The Business

Send a message to Na Mira Do Crime:

Shortcuts

  • Address
  • Telephone
  • Alerts
  • Contact The Business
  • Claim ownership or report listing
  • Want your business to be the top-listed Media Company?

Share