Alusapo

Alusapo Influenciadora Literária | Escritora | Mestre de Cerimônias |Apresentandora
Ajudar | Inspirar | Motivar à Leitura com Dicas, Resenhas, Sugestões e Muito Mais.

Leio, Logo Partilho.📚
A gente se lê por ai.

PAULINA CHIZIANEUma voz que cura, questiona, liberta e eterniza o coração de Moçambique no folhear de cada página. Nasce...
06/11/2025

PAULINA CHIZIANE
Uma voz que cura, questiona, liberta e eterniza o coração de Moçambique no folhear de cada página.

Nasceu em 1955, na província de Gaza, Moçambique, e tornou-se a primeira mulher moçambicana a publicar um romance. Mas a sua história vai muito além desse título histórico: ela escreveu a alma de um povo com todas as suas dores, contradições e esperanças. Cresceu entre tradições orais e o peso do patriarcado, num país ainda em busca de sua identidade após a colonização.

Paulina Chiziane escreve com o corpo inteiro. A sua prosa mistura poesia, mito, religião, política e ancestralidade. Transforma cada página num espelho que reflecte a mulher africana, forte, múltipla, destemida , mas sempre viva.
Nas suas obras, o feminino não é idealizado, mas exposto em toda a sua complexidade: a mulher que ama e se submete, mas que também se rebela e renasce.
Paulina não tem medo de falar sobre temas que muitos evitam como: poligamia, racismo, desigualdade, espiritualidade, colonização, fé, poder, A condição da mulher africana, choque entre cultura tradicional e modernidade, espiritualidade, ritos, guerra e a reconstrução.

As suas obras: “Balada de Amor ao Vento” (1990), “Ventos do Apocalipse” (1996), “Niketche: Uma História de Poligamia” (2002), “O Alegre Canto da Perdiz” (2008), eternizam a conversa entre o passado e o presente, trazendo o reconhecimento merecido.

Em 2021, Paulina Chiziane eternizou mais uma vez o seu nome nos anais da história africana, ao receber o Prémio Camões, a mais alta distinção literária da língua portuguesa, tornando-se a primeira mulher africana a conquistar esse reconhecimento.
Mas, como ela mesma disse numa entrevista, “o prêmio é para todas as mulheres que, antes de mim, não puderam escrever”. Paulina é voz para muitas Mulheres.

Já leste alguma obra de Paulina Chiziane? Partilha nos comentários.
📍📸 .ao
A gente se lê por aí.

BEM-VINDOS À LIVRARIA DE HYUNAM-DONGDa escritora sul coreana Hwang Bo-Reum, é daqueles livros que toda Mulher deveria le...
04/11/2025

BEM-VINDOS À LIVRARIA DE HYUNAM-DONG
Da escritora sul coreana Hwang Bo-Reum, é daqueles livros que toda Mulher deveria ler pelo menos uma vez na vida!

É um enredo que fala sobre o poder dos livros e o seu papel crucial na cura e mudança das pessoas.
Protagonizado por Yeongju, uma mulher que tem se sentido exausta, desmotivada, frustada e com um vazio dentro de si. Em meio a esse caos ela decide realizar um sonho: abrir uma livraria.Começar um negócio nunca é fácil e ela descobrirá que o seu amor por livros não é suficiente para tornar o seu sonho em realidade, é necessário colocar a mão na massa.
Nas primeiras semanas ela faz questão de afungentar os clientes com seu semblante deprimido e choros, todavia aos poucos, decide mudar de prisma e fazer dos livros um trampolim para curar a si e aos seus clientes.
O tempo passa e com ele novas experiências, funcionários e dinâmicas que fazem da livraria, um cartão de visita em seu bairro.
Quando ela acredita que tudo está a correr da melhor maneira, o seu passado dá as caras. Será que ela irá fugir ou enfrentar seus maiores medos ?!
O livro é um convite à auto-descoberta, um chamado para olharmos para dentro de nós e compreendermos os pequenos, médios e grandes passos que temos dados em prol do nosso crescimento.
A vida adulta é difícil, mas nem por isso precisamos deixar de contemplar a beleza de estar em vida e o sabor de novas experiências. O que fazer quando perdemos o emprego, amor da nossa vida, ou até mesmo quando não temos o apoio dos nossos pais e demais parentes para realizar um sonho? Vale a pena ler e descobrir.
Confesso que li “devagar”, porque queria permanecer nas páginas e chorar com os diálogos dos personagens e suas histórias de vida. Descobrir a “fragilidade” masculina com o desabafo de personagens e a pressão que a família coloca sobre seus ombros fez-me compreender muitas coisas.
Acredito que ao lermos, iremos identificar um pouco de nós em cada personagem.
Foram 271 páginas muito bem lidas aos prantos e com o coração apertado. Os livros salvam, transformam e renovam o nosso ser.
Adquira o seu exemplar na nossa parceira .virtual .

A gente se lê por aí.

CONCLUÍ a leitura do livro “ O Homem de Giz” da escritora C. J. Tudor. Gostei do livro e da escrita da autora. Agora me ...
03/11/2025

CONCLUÍ a leitura do livro “ O Homem de Giz” da escritora C. J. Tudor. Gostei do livro e da escrita da autora.
Agora me vejo sedenta por ler mais livros da autora.
Esse esquema de pirâmide que os leitores caem quando amam um livro e a escrita do autor/a.
Já leste algum livro mencionado aqui? Partilha connosco as impressões.

A gente se lê por aí.

SUGESTÃO DE LEITURALivro: O Homem de Giz Autora: C. J. Tudor Género: MistérioPáginas: 272SINOPSEEm 1986, Eddie e os amig...
03/11/2025

SUGESTÃO DE LEITURA

Livro: O Homem de Giz
Autora: C. J. Tudor
Género: Mistério
Páginas: 272

SINOPSE
Em 1986, Eddie e os amigos passam a maior parte dos dias andando de bicicleta pela pacata vizinhança em busca de aventuras. Os desenhos a giz são seu código secreto: homenzinhos rabiscados no asfalto; mensagens que só eles entendem. Mas um desenho misterioso leva o grupo de crianças até um corpo desmembrado e espalhado em um bosque. Depois disso, nada mais é como antes.
Em 2016, Eddie se esforça para superar o passado, até que um dia ele e os amigos de infância recebem um mesmo aviso: o desenho de um homem de giz enforcado. Quando um dos amigos aparece morto, Eddie tem certeza de que precisa descobrir o que de fato aconteceu trinta anos atrás.

O mesclar habilidoso do presente e passado fez-me prender os olhos em cada linha de modos a unir os pontos e compreender a maneira fascinante do enredo.
Achei um livro cativante com personagens viscerais. Fui enganada, pois acreditava que o antagonista era uma determinada pessoa e lá no finalzinho fui surpriendida com um plot twist de despedaçar o coração. A verdade é que logo de primeira, o protagonista mostrou-me que não é uma flor que se cheire mas estava longe de descartar a minha teoria sobre a verdadeira identidade do homem de giz.
Fiquei horrorizada ao perceber que determinadas pessoas fazem o uso da palavra Sagrada para fins egoístas e cometeram tamanhas atrocidades. A verdade é que ninguém é inocente e todos os segredos foram revelados de uma maneira que deixaram-me incrédula por alguns minutos até concluir a leitura boquiaberta. O livro é um convite para quem ama nostalgia e suspenses, mistério. É a prova de que, podemos fugir do passado, mas em um dado momento do presente, enfretaremos os nossos pesadelos e as consequências dos nossos segredos.
Livro disponível na .virtual .

A gente se lê por aí.

Quando alguém que amamos adoece, nós de certa forma também adoecemos. Em 2019, a matriarca da nossa família foi diagnost...
01/11/2025

Quando alguém que amamos adoece, nós de certa forma também adoecemos.
Em 2019, a matriarca da nossa família foi diagnosticada com um cancro raro, devorador e devastador.
Na altura era cadete e quando fui informada sobre o diagnóstico médico, estava em sala de aula, pedi licença e fui chorar. Só parei quando o amigão abraçou-me e com as suas palavras balsâmicas acalmou a minha alma.
Não poderia imaginar um mundo sem a minha he***na, a minha conselheira…
De lá para cá entendi porque razão adoeci também.
Pela graça de Deus superamos e hoje ela dá testemunho do quanto a sua fé é o cumprimento das orientações médicas a salvaram. As suas cicatrizes, resultado de diversas operações são lembranças da sua resiliência e confiava no criador dos céus e da terra.

Ao assistir a peça “E SE OUTUBRO NÃO FOSSE ROSA”, organizada pela direcionada pela amiga a sensação de mort€ arrepiou a minha espinha mais uma vez. Enquanto decorria a peça, em tela passavam vidas que foram ceifadas por esse mal e respaldo de famílias que perderam pessoas importantes.
Senti-me impotente, vazia e enlutada por aquelas pessoas que não conhecia. Era como se o cancro nos unisse.

Os meus olhos estavam marinados e as lágrimas não pediam licença para seguirem. Foi uma peça dolorosa, cheia de lições e reflexões: não somos o cancro!
Gratidão pela imersão na estrada da vida.
, parabéns pela entrega e partilha. tu és incrível. As nossas guerreiras então… obrigada por nos permitirem enxergar a esperança em meio a dor.

A gente se lê por aí.

Eu amo  ver Mulheres Militares  no escalão mais alto da FAA 📚☺️❤️😍. É motivador !
31/10/2025

Eu amo ver Mulheres Militares no escalão mais alto da FAA 📚☺️❤️😍. É motivador !

“Suor vertido durante a instrução, é sangue poupado durante o combate”  Autor desconhecido Memórias da corrida/caminhada...
31/10/2025

“Suor vertido durante a instrução, é sangue poupado durante o combate”
Autor desconhecido

Memórias da corrida/caminhada do INSS organizado pela .
Membro
A gente se lê por aí.

 🥳
31/10/2025

🥳

Endereço

Luanda

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Alusapo publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para Alusapo:

Compartilhar