BWÉ Angolano

BWÉ Angolano Aqui você entra notícias e tudo sobre entretenimento Angolano.

26/07/2025

Emigração “Não podemos receber toda gente”

11/09/2024

20/06/2024

A questão sobre a dívida de Angola para com Portugal e a corrupção em Angola são temas complexos e multifacetados.

1. **Perdão da dívida**: Em setembro de 2023, Portugal e Angola chegaram a um acordo para a regularização de uma dívida de cerca de 90 milhões de euros que Angola tinha com Portugal. Esse acordo incluiu a anulação de uma parte da dívida e o pagamento do restante. Tal medida pode ser vista como um esforço de fortalecer as relações bilaterais e apoiar a economia angolana.

2. **Corrupção em Angola**: A corrupção é um problema significativo em Angola, afetando diversas áreas da sociedade e da economia. No entanto, o combate à corrupção é uma questão interna e depende principalmente do governo angolano e das instituições locais. Embora existam esforços de reforma e algumas iniciativas para combater a corrupção, a efetividade desses esforços varia.

Portugal, como nação soberana e respeitando os princípios de não interferência, não tem jurisdição para perseguir cidadãos angolanos em Angola. Contudo, cooperações internacionais e investigações transnacionais podem ocorrer, especialmente quando crimes de corrupção têm ramificações em outros países, incluindo Portugal.

3. **Impacto e repercussões**: O perdão parcial da dívida pode ser visto por alguns como um ato de solidariedade e reforço dos laços históricos e económicos entre os dois países. No entanto, também levanta questões sobre a gestão de recursos e a responsabilidade governamental em Angola.

A luta contra a corrupção e a melhoria da governança em Angola são essenciais para o desenvolvimento sustentável do país. É uma tarefa que exige vontade política, reforço das instituições, participação da sociedade civil e apoio internacional conforme necessário.

15/06/2024

Tânia de Carvalho

“Para além deste período de trinta dias, as FAC vão intensificar as suas ações militares de grande envergadura contra os...
06/04/2024

“Para além deste período de trinta dias, as FAC vão intensificar as suas ações militares de grande envergadura contra os invasores angolanos em todo o território de Cabinda, para fazer valer os nossos direitos”, lê-se no comunicado, que reitera que “a autodeterminação pela independência é a única solução para Cabinda”.

Neste “comunicado de guerra”, o Estado-Maior General das Forças Armadas Cabindesas (FAC) afirma ainda que os seus militares, “em operação na região de Tando-Zinze, efetuaram com sucesso dois ações contra as posições das Forças Armadas Angolanas (FAA), provocando severas baixas ao ocupante”.

“Nesta operação morreram 25 soldados angolanos e seis oficiais superiores, um coronel, um major da polícia militar, três capitães e um tenente”, revela.

As Forças Armadas Cabindesas (FAC) terão, de acordo com o comunicado, recuperado ”armamentos deixados pelos soldados angolanos das FAA”.

O Governo angolano recusa normalmente reconhecer a existência de soldados mortos resultantes de ações de guerrilha dos independentistas, ou qualquer situação de instabilidade naquela província do norte de Angola, sublinhando sempre a unidade do território.

A FLEC, através do seu “braço armado”, as FAC, mantém há vários anos uma luta pela independência do território, de onde provém grande parte do petróleo angolano, alegando que o enclave era um protetorado português - tal como ficou estabelecido no Tratado de Simulambuco, assinado em 1885 - e não parte integrante do território angolano.

Cabinda é delimitada a norte pela República do Congo, a leste e a sul pela República Democrática do Congo e a oeste pelo Oceano Atlântico, sendo descontinuada geograficamente do território angolano.

29/03/2024

Oque que está de facto a acontecer?

09/03/2024

LATON (Kalibrados) do jeito BWE ANGOLANO fala sobre alguns problemas da sociedade em Angola.

29/12/2023

Um líder para Nova geração.

08/11/2023

Princepe Ouro Negro é coroado como o rei do kuduro no Brasil 🇦🇴 ✅

18/10/2023

❎ MPLA chumba a proposta de destituição do presidente João Lourenço.

18/10/2023

LUATY BEIRÃO BWE ANGOLANO ✅

Endereço

Luanda

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando BWÉ Angolano publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Compartilhar

Categoria