
19/09/2025
Da História Do Dj. Znobia
Foi um dos músicos mais influentes dos últimos 30 anos - pioneiro e criador do kuduro e da tarraxinha, DJ Znobia. Um génio da música de rua e o visionário fundamental do modernismo musical digital de Angola, Znobia é o inventor.
No final da década de 1990, o DJ Znobia embarcou numa viagem para criar um novo género que captasse a energia e o espírito do país do sudoeste de África, o segundo maior país de língua portuguesa do mundo, depois do Brasil.
Znobia ganhou inicialmente fama como um bailarino particularmente apaixonado por Michael Jackson, antes de aprender a produzir com Fruity Loops. Inspirado pela fusão de ritmos tradicionais angolanos com batidas eletrónicas, começou a experimentar diferentes sonoridades e estilos. Através dos seus esforços incansáveis, acabou por desenvolver, junto de outros pioneiros como Tony Amado, um género que viria a revolucionar a cena musical angolana: o kuduro.
O Kuduro combina elementos da música tradicional angolana, como semba, kilapanga e kazukuta, com batidas eletrónicas modernas, resultando num som contagiante e cheio de energia. O uso inovador de sintetizadores, caixas de ritmos e vozes sampladas pelo DJ Znobia deu ao kuduro o seu carácter distinto, e rapidamente ganhou reconhecimento como pioneiro e principal produtor do género. O facto de grande parte da sua produção ter acontecido enquanto Angola estava no meio de uma terrível guerra civil, que só terminou em 2002, torna a sua história ainda mais notável.
Com as suas produções inovadoras, DJ Znobia abriu caminho à popularidade generalizada do kuduro tanto em Angola como internacionalmente na América e na Europa. As suas faixas, como "Batida 13 Horas", tornaram-se hinos do género, e as suas colaborações com artistas locais ajudaram a impulsionar o kuduro para o mainstream. O kuduro tem sido extremamente influente nas comunidades afro-diaspóricas em Portugal, especialmente junto dos DJ’s e produtores da Príncipe Discos, como Dj Marfox, Dj Nervoso e Niggafox.
A influência do DJ Znobia como produtor, DJ, MC e figura pública deixou uma grande marca na cultura angolana durante a maior parte das últimas três décadas. É também considerado um dos pioneiros do popular género de música e dança tarraxinha, o primo sexy e percussivo da kizomba.
A influência do DJ Znobia como produtor, DJ, MC e figura pública deixou uma grande marca na cultura angolana durante a maior parte das últimas três décadas. É também considerado um dos pioneiros do popular género de música e dança tarraxinha, o primo sexy e percussivo da kizomba
Fonte Portal Dos KuduristasOficial