03/01/2026
DESABAFO DE UM CRENTE FERIDO “Quanto ao mal posicionamento de dois líderes da linha de frente da minha própria igreja – Ministério Ebenézer”
Shalom Adonai, povo de Cristo.
Espero que esta mensagem te encontre bem, e que possas interpretar de maneira sábia, de forma a não permanecer na ignorância cristã e cega – O Evangelho de Cristo é a Verdade que fere e toca a alma, mas que também liberta e salva o homem da morte eterna.
Há bem pouco tempo, isto é, no passado ano de 2025, dois líderes eclesiástico, pertencentes à igreja onde desde há muito tempo venho congregado como membro apresentado no altar e batizado nas águas e no espírito pelo Espírito Santo, marcaram o meu percurso de fé de forma negativa, arruinando a minha visão quanto ao posicionamento da igreja na sociedade, trazendo mágoa e ferida a minha alma, por falta de carácter e comprometimento com a igreja de Cristo, acrescentando questionamento a mim do tipo: Como pode uma igreja cristã acolher no altar e fora dele, líderes que possam manchar a reputação e a hierarquia da própria instituição religiosa, fingindo como se nada tivesse acontecido?
Ambos os líderes mostraram que cargos são só responsabilidades que completam na organização de uma determinada instituição religiosa, e que não tem nada a haver com a diferença de quem tem mais ou menos fé, ou nível de espiritualidade mais elevado do que os outros. E conforme disse Jesus Cristo, no livro de Mateus 7: 15 à 20 – “Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas (líderes), que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores. Por seus frutos os conhecereis.
Olha que no mesmo ano, junto do meu amigo irmão, decidimos nos dedicar a um projeto digital, que poderia contribuir significativamente no crescimento e expansão do nome da igreja, via redes sociais, sendo que, era um dos desejos do nosso Ministério Ebenézer. Ambos os líderes, que por questão de ética e respeito não devo mencionar seus nomes, dentro da nossa própria igreja, no meio do público em pleno domingo, causaram escândalo como de costume, tentando nos humilhar e faltar com respeito, mostrando superioridade a nós, sem se importarem com os cargos que ocupam. Mas olha que o engraçado aconteceu – Dois (2) dos grandes líderes religiosos de renomes em Angola, acolheram o nosso projeto digital, oraram connosco e desde o início mostraram o interesse de colaborar conosco.
Desde então, decidimos parar com o projeto que era visível o seu sucesso futuro dentro do Ministério Ebenézer.
NB: Fomos mal tratados na nossa igreja, mas acolhidos no seio alheio. Nos sentimos mais a vontade ao sentar com líderes que nunca antes tínhamos conversado pessoalmente, do que quando apresentamos o nosso projeto no seio onde literalmente nascemos e desenvolvemos na fé.
E por outro lado, pessoas que poderiam até manter mais restrições connosco pelo nível de popularidade que possuem, foram os mais simples e amigáveis, mostrando que ninguém é superior a ninguém, e que todos somos iguais diante de um Cristo Supremo.
Esses dois grandes líderes, foram os mais simpáticos, humildes e acolhedores. E não se trata de fingimento para nos impressionar, porque a paz que sentimos nos primeiros dias de encontro, foi a mesma paz de espírito que sentimos nos encontros seguintes.
Desde então, decidi me abster de qualquer cargo por mais simples que sejam, e me questionei outra vez: Como pode uma igreja desenvolver e ajudar seus crentes na fé, tendo infiltrado líderes que comprometem a sua imagem e reputação. É impossível ter uma igreja edificada, quando se tem membros dentro dela reclamando sobre ações e comportamentos incoerentes de líderes que assumem o altar sem peso de consciência.
Todavia, sigo com firmeza o meu percurso de fé com visão em Deus, com o coração livre de qualquer mágoa, perdoando as pessoas pelos erros que cometeram contra mim no passado, deixando para trás tudo que tivera comprometido a minha caminhada em Cristo.
Portanto, o meu compromisso com a Palavra de Deus está veiculada em Cristo e não nos homens falhos como eu.
..que Deus de paz possa lhe trazer discernimento e boa interpretação do texto lido.
Atenciosamente, Romário Cambanze.