03/07/2023
“O segmento de home studio é agora responsável por mais da metade da receita vertical total do estúdio e os números estão subindo. Um resultado dessa revolução foi o desaparecimento de muitos estúdios de gravação de pequeno e médio porte, mas estes foram substituídos por milhões de músicos amadores, podcasters, streamers e criadores de conteúdo, trabalhando em home studios e alimentando um mercado de alto crescimento para profissionais. -hardware e software de áudio. Apesar dos desafios enfrentados pelos estúdios profissionais, um novo ecossistema está a surgir, onde os estúdios profissionais e domésticos se complementam e se apoiam.”
Anatomia de um home studio
Os home studios tendem a ser construídos em torno de um dos cinco tipos de usuários, ou seja, podcasters, vloggers, gamers, músicos e produtores. Como ponto de partida, eles podem consistir em qualquer coisa, desde um microfone USB conectado a um PC executando um software de gravação amador até consolas de mixagem e equipamentos de áudio profissionais de maior valor.
Os podcasters são movidos pelo desejo de serem ouvidos, geralmente com o objetivo de serem informativos ou fornecer benefícios práticos. Eles começam com um microfone USB conectado a um PC, executando um software básico de edição.
Vloggers e editores de vídeo são movidos pelo desejo de se tornar viral, expressar opiniões, demonstrar um talento ou fornecer informações. Eles geralmente começam com apenas um smartphone, possivelmente com um microfone conectado. Usuários mais avançados provavelmente gastarão em equipamentos de câmera e, em seguida, comprarão um shotgun , lapela ou microfone montado na câmera.
Os músicos são movidos pela necessidade de gravar seus instrumentos e voz, começando com um microfone (geralmente um microfone condensador XLR), uma interface de áudio, um conjunto de fones de ouvido e um software de gravação. Tem havido uma tendência nos últimos 20 anos de usar estúdios caseiros para produção musical séria.
O crescimento do mercado de home studio está a ser auxiliado por artistas profissionais que montam home studios e por amadores que buscam a criação de conteúdo com produtos de nível básico, e por esses mesmos usuários de nível básico atualizando para soluções mais avançadas posteriormente.
Audio xpress