08/11/2025
Na tarde de 7 de novembro de 2025, um tornado severo atingiu o município de Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, além da cidade vizinha de Candói, deixando um rastro de destruição e caos. Ventos que chegaram entre 180 km/h e 250 km/h, com possibilidade de rajadas superiores, destelharam casas, provocaram desabamentos e comprometeram infraestrutura, segundo o Simepar e a Defesa Civil.
O fenômeno, classificado preliminarmente como tornado nível F2, possivelmente podendo ser reclassificado para F3, deixou um cenário de guerra na região: cerca de 80% da área urbana de Rio Bonito do Iguaçu foi destruída, com relatos de quedas de árvores, postes e danos generalizados a residências e equipamentos públicos. Cinco pessoas morreram, mais de 130 ficaram feridas, e equipes de resgate seguem buscando vítimas e prestando suporte emergencial.
Também foram registrados danos em outras cidades próximas, como Candói, Laranjeiras do Sul e Guarapuava. O governo estadual mobilizou bombeiros, Defesa Civil, equipes médicas e policiais para atendimento, resgate e segurança das áreas afetadas.
Este tornado é um dos eventos climáticos mais severos recentes no Paraná, lembrando a população da importância dos sistemas de alerta e preparação para desastres naturais.