
04/07/2025
Meu Professor de Lauriano Gunza 😎🤟
PORQUE AS CRIANÇAS SURDAS TÊM QUE ESTAR EM CONTACTO COM A LGA DESDE OS PRIMEIROS MESES APOS A NASCENÇA Sínteses de uma pesquisa, Por Carlos M. Valdez
O Ensino De LGA para crianças surdas
Quase que em paralelo com os estudos das línguas gestuais, se iniciaram as pesquisas sobre o processo de aquisição da linguagem em crianças surdas filhas de pais surdos.
Essas crianças apresentam o privilégio de terem aceso a uma língua gestual em iguais condições ao acesso que têm as crianças ouvintes a uma língua oral auditiva (Privilégio porque representam apenas o 5% das crianças surdas, ou seja, 95% das crianças surdas são filhas de pais ouvintes que, na maioria dos casos, não dominam a língua GESTUAL).
Estas pesquisas e estudos realizados estudos concluíram que o processo das crianças surdas adquirindo língua de sinais ocorre em período semelhante à aquisição da linguagem em crianças adquirindo a língua oral-auditiva. O facto de o processo de aquisição da linguagem ser concretizado por meio de uma língua visual-espaciaL, exige uma mudança nas formas como essa questão vem sendo tratada na educação de surdos. As crianças com acesso uma língua gestual desde muito cedo, desfrutam da possibilidade de entrar no mundo da linguagem com todas as suas propriedades.
A língua gestual vai ser adquirida por crianças surdas que tiverem a experiência de interagir com usuários de essa língua. Se isso acontecer, por volta dos dois anos de idade, as crianças estarão produzindo sinais usando um número restrito de configurações de mão. As crianças nesta fase começam a marcar orações interrogativas com expressões faciais concomitantes com o uso de gestos (morfemas) para expressar ORAÇÕES interrogativas (QUEM, O QUE e ONDE). Nesse período, também é verificado o início do uso da negação não manual através do movimento da cabeça para negar (CONTINUARÁ),