01/06/2025
‼️MOEDAS DE 10 E 20 KWANZAS ESTÃO A SER REJEITADAS PELA POPULAÇÃO SEM QUALQUER ORIENTAÇÃO DO BNA PARA REJEIÇÃO DAS MESMAS
A rejeição das moedas de 10 e 20 kwanzas (Kz) por comerciantes do mercado informal em Angola, sem qualquer fundamento legal ou orientação do Banco Nacional de Angola (BNA), tornou-se um problema grave com repercussões econômicas e sociais. Moedas de 5 kzs já faz tempos que praticamente tornaram-se inúteis.
O nosso portal saiu às ruas para confrontarmos as informações. Ao efetuar uma simulação de compra de água no valor de 100 kwanzas, utilizando notas de 10 e 20 kwanzas, deparamo-nos com a recusa das cédulas por parte da vendedora.
Nos deslocamos para o Kilamba e simulamos pagar o táxi com essas moedas, e a resposta do cobrador foi: «Essas moedas já não estão a valer, por favor, não posso receber», daí perguntamos em que comunicado o BNA invalidou essas moedas, tendo o gerente de táxi respondido que "não sei, só sei que não estão a valer mais". Os passageiros do mesmo táxi, em debate, confirmaram terem se confrontado com a rejeição dessas moedas. No regresso, do Kilamba para o 11 de Novembro, ao pagarmos o táxi com as referidas moedas, o cobrador recebeu, tendo apenas dito: "Essas moedas... Mas dá só...".
PREÇOS COMEÇAM A SUBIR COM A REJEIÇÃO DAS MOEDAS DE DEZ E VINTE KWANZAS
Tendo dado uma volta pelos bairros de Luanda, nos apercebemos que, em função da rejeição das moedas de 10 e 20 nos mercados informais, produtos que custavam 20 a 30 kwanzas, seus preços estão sendo actualizados para 50 kzs.
Vendedores ambulantes, cybercafés e determinadas cantinas recusam moedas de 10 e 20 Kz, alegando falsamente que "saíram de circulação" .
«Aqui na Vila Flor (Kilamba) o bidon de água de 20L que custava 60 kzs, subiu para 2 a 150 kzs por causa das moedas de 10 e 20 estarem a ser rejeitadas», confessou uma moradora chamada Aninha.