AQUI & AGORA

AQUI & AGORA Informações para nos contactar, mapa e direções, formulário para nos contactar, horário de funcionamento, serviços, classificações, fotos, vídeos e anúncios de AQUI & AGORA, Criador de conteúdos digitais, Luanda.

O AQUI & AGORA é um canal de notícias que leva a você toda actualidade informativa dos mais variados acontecimentos de Angola e o Mundo, velando sempre pelo interesse de todos. &AGORA_

 DONALD TRUMP SAI DA OMSO novo Presidente norte-americano, Donald Trump, assinou na noite de segunda-feira várias ordens...
21/01/2025


DONALD TRUMP SAI DA OMS

O novo Presidente norte-americano, Donald Trump, assinou na noite de segunda-feira várias ordens executivas decidindo, entre outras medidas, declarar o estado de emergência na fronteira com o México, a saída dos Estados Unidos da América da Organização Mundial de Saúde e o perdão de 1.600 condenados pelo ataque ao Capitólio em 2021.

Sem perder tempo, Donald Trump assinou logo após a sua tomada de posse vários decretos executivos que vão marcar o início do seu mandato.
Imigração
Tal como tinha prometido, a sua atenção voltou-se particularmente para o controlo da imigração, com o Presidente a decretar o estado de emergência nacional na fronteira com o México, supendendo também a nacionalidade automática para filhos de imigrantes ilegais nascidos nos Estados Unidos e ainda congelando por quatro meses todos os programas dedicados ao acolhimento de refugiados no país.

De forma a pôr em prática a deportação massiva que anunciou antes da tomada de posse, Donald Trump assinou ainda um decreto em que prevê que todos os imigrantes ilegais apanhados pelas autoridades ficarão imediatamente detidos para serem deportados.
Política Interna
Donald Trump deu mais 75 dias aos detentores chineses da rede social TikTok para encontrarem um parceiro maioritário norte-americano. Aos fim deste período, o novo Presidente diz que terá o direito de "vender ou encerrar" as actividades to TikTok no país. Esta foi uma das medidas mais populares do novo líder, já que permitiu o restabelecimento desta rede social a milhões de utilizadores no país.

Quanto às políticas aplicadas pela antiga administração de Joe Biden e revertidas logo no dia da tomada de posse, Donald Trump decidiu que os Estados Unidos da América reconhecem apenas dois géneros - feminino e masculino - e cortou financiamento para todos os programas federais que visam a diversidadem igualdade e inclusão.

No campo ambiental, várias decisões de Biden foram também revertidas como o final do "Green Deal", ou acordo verde, que visava criar mais postos de trabalho nas energias renováveis, regular mais a indústria do petróleo e limitar a poluição no país. Ao contrário, Trump declarou "um estado nacional de emergência energética", prometendo encher as reservas de petróleo dos Estados Unidos e incitar à exploração dos recursos do Alaska.

O novo Presidente perdoou ainda cerca de 1.600 pessoas que invadiram o Capitólio em 2021 e tinham sido entretanto condenadas por vários crimes, incluindo agressões a polícias e conspiração. Entre algumas das pessoas amnistiadas está Stewart Rhodes, fundador do grupo de extrema-direita Oath Keepers, condenado a 18 anos por conspiração.
Política Internacional
Para o novo Presidente, começa agora a era do "America First", ou seja, os Estados Unidos em primeiro lugar, com o corte imediato de todos os programas de ajuda internacional do país a outros Estados. Uma das decisões mais chocantes de segunda-feira, foi a retirada dos Estados Unidos da Organização Mundial de Saúde, assim como dos Acordos de Paris. Estas foram duas decisões que Trump já tinha tomado no seu primeiro mandato, entretanto tinham sido revertidas por Joe Biden, mas são agora definitivas para os próximos quatro anos.

Donald Trump decidiu ainda colocar novamente Cuba nos Estados que são activamente coniventes com o terrorismo, após Joe Biden ter retirado o país dessa lista. O novo Presidente assinou ainda outro decreto em que obriga à alteração da denominação do Golfo do México para Golfo da América nos documentos oficiais, ordenando também a mudança de nome do Monte Denali, no Alaska, para Monte McKinley. O nome desta montanha, o pico mais alto da América do Norte, tinha sido mudado por Obama para reflectir o nome dado pelas tribos nativas a esta montanha.
O que Trump ainda não fez
Entre as medidas que estão para vir nas próximas semanas está a aplicação de tarifas no comércio com o Canadá e com o México, com Trump a ter pedido para serem revistos os acordos comerciais com estes dois países, assim como com a China. Também nos próximos dias, poderá haver a indicação da criação de um fundo federal de cripto moeda, um tema muito próximo do novo Presidente.

Créditos:RFI

 ́deCOVID-19 RESSUSCITA COM 14 CASOS NA PROVÍNCIA DO  NAMIBEForam registados 14 novos casos activos de COVID-19, todos a...
17/01/2025

́de

COVID-19 RESSUSCITA COM 14 CASOS NA PROVÍNCIA DO NAMIBE
Foram registados 14 novos casos activos de COVID-19, todos assintomáticos, nos últimos sete dias, na província do Namibe, informou o director do Gabinete Provincial da Saúde local, Coríntios Miguel.

O responsável avançou que os casos activos confirmados, estão em quarentena domiciliar, e são estáveis, estão sob o acompanhamento da equipa de vigilância epidemiológica, tendo acrescentado que para maior controle da situação, estão em busca de mais casos activas, bem como a realizar estudos de vínculos epidemiológico de cada infectado.

O responsável aconselha a população daquela região que em caso de irritação ou algum sintoma de gripe persistente, que devem comunicar às autoridades, primando pelo isolamento para se evitar a propagação do vírus.




 # POLÍTICAABEL CHIVUKUVUKU DEIXA PARLAMENTO E DEFENDE PASSAGEM DA FRENTE PATRIÓTICA A COLIGAÇÃO O Coordenador geral do ...
17/01/2025

# POLÍTICA
ABEL CHIVUKUVUKU DEIXA PARLAMENTO E DEFENDE PASSAGEM DA FRENTE PATRIÓTICA A COLIGAÇÃO

O Coordenador geral do PRA-JA Servir Angola, Abel Epalanga Chivukuvuku, e mais sete membros eleitos a deputados pela lista da UNITA, em 2022, suspenderam, nesta quinta-feira, os seus mandatos no Parlamento, devido a filiação a nova força política.

Em declarações à imprensa, após uma audiência com a presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, Abel Chivukuvuku, explicou que a saída dos deputados é um imperativo legal, dado que a leggislação angolana impede que um cidadão ocupe cargos de direcção em um partido politico e , simultaneamente, exerça funções parlamentares por força de outro partido. O líder ressaltou que o processo foi voluntário e transparente.

Chivukuvuku destacou que esta transição busca alinhar o exercício político com os princípios legais e organizativos do PRA-JA, consolidando o partido como uma força política independente e focada nos seus objectivos estratégicos.

A interrupção dos mandatos marca uma reconfiguração estratégica no cenário político angolano, sobretudo, no contexto da FPU, pois, várias são as opiniões do público, que dizem tratar-se de um sinal de aproximação de Chivukuvuku ao Presidente João Lourenço, e deixar a Frente Patriótica.
Por seu turno, o deputado da UNITA, Nelito Ekuikui diz que é mera especulação que Abel Chivukuvuku vá deixar a Frente Patriótica Unida (FPU) e unir-se ao partido no poder e considera a suspensão dos mandatos o cumprimento de um princípio constitucional.
Enquanto que o líder do Pra-ja, Abel Chivukuvuku diz que a Frente Patriótica Unida (FPU) deve ser reformulada, o que deve passar pela sua transformação numa coligação formal.
Abel Chivukuvuku realçou que o conceito de reformulação tem a ver com a necessidade de dar um estatuto legal à Frente Patriótica Unida, que integra vários partidos.
Sobre a realização do congresso do partido, adiantou que o ano de 2025 tem "uma agenda própria de fortalecimento e crescimento", pretendendo em meados deste ano realizar a conferência do órgão nacional provisório, que vai convocar o congresso.
Em reação, O Grupo Parlamentar da UNITA garante que a suspensão dos mandatos de sete deputados do PRAJA-Servir Angola, com destaque para Abel Chivukuvuku, não vai fragilizar a Frente Patriótica Unida, que diz estar sólida e consistente.




 : MANUEL HOMEM É O NOVO MINISTRO DO INTERIOR  O até agora Governador de Luanda, Manuel Gomes da Conceição Homem, será o...
01/11/2024

: MANUEL HOMEM É O NOVO MINISTRO DO INTERIOR


O até agora Governador de Luanda, Manuel Gomes da Conceição Homem, será o novo ministro da Administração Interna, substituindo Eugénio César Laborinho no cargo.
A decisão do Presidente da República, "por conveniência de serviço", foi anunciada nesta quinta-feira, 31 de outubro, afastando assim um dos mais longevos titulares da pasta, no cargo desde 2019.
O secretário de Estado para o Interior, José Paulinho Cunha da Silva, e o secretário de Estado para o Asseguramento Técnico, Carlos Armando Albino, também deixam o Ministério.
Para governador da capital, Luanda, João Lourença foi a Benguela buscar, Luís Nunes, que será substituído por Manuel Nunes Júnior.
Na nota enviada às redações e publicada na página da Presidência da República de Angola no Facebook não há referência quanto à susbtituição dos secretários de Estado.

A posse dos novos dirigentes deve acontece hoje, 1 de Novembro.
Estas novas mexidas acontecem uma semana depois de o Presidente ter mudado as chefias de órgãos de segurança do Estado, como o Serviço de Investigação Criminal (SIC), o Serviço de Informação e Segurança do Estado (SIMSE), o Serviço de Migração e Estrangeiro (SEF) e o Corpo Especial de Segurança para Minerais Estratégicos (CESME).

̧as

DISCURSO SOBRE O ESTADO DA NAÇÃOOPOSIÇÃO REAGE COM PROTESTO PEDINDO  DEMISSÃO AO PR  No dia em que o Chefe de Estado se ...
15/10/2024

DISCURSO SOBRE O ESTADO DA NAÇÃO
OPOSIÇÃO REAGE COM PROTESTO PEDINDO DEMISSÃO AO PR

No dia em que o Chefe de Estado se dirigiu à Nação a partir da Assembleia Nacional, na abertura do ano parlamentar, vários deputados da oposição levantaram cartazes onde se liam frases como "Presidente demita-se", "o povo tem fome", "liberte os presos políticos" ou"acabe com a ditadura".

Apupos também fizeram parte da sessão de hoje, com os parlamentares a vaiar o discurso sobre a reabilitação de várias estradas nacionais, sobretudo quando o Chefe de Estado falou na conclusão de algumas estradas interprovinciais.

Também a divisão politico-administrativa e as autárquicas provococaram apupos, com João Lourenço a responder "se não querem o Presidente nesta sala, digam...'
Esta é a primeira vez que o Presidente da República responde aos apupos dos deputados da oposição.

A Assembleia Nacional é composta por 220 deputados, 124 dos quais do MPLA, 90 da UNITA, dois da FNLA, dois do PRS e outros dois do Partido Humanista de Angola.

Créditos; NJ



   NA ASSEMBLEIA NACIONALDEPUTADOS DA UNITA EXIBEM CARTAZES ENQUANTO JOÃO LOURENÇO DISCURSA SOBRE O ESTADO DA NAÇÃO.
15/10/2024


NA ASSEMBLEIA NACIONAL
DEPUTADOS DA UNITA EXIBEM CARTAZES ENQUANTO JOÃO LOURENÇO DISCURSA SOBRE O ESTADO DA NAÇÃO.

APREENDIDOS MAIS DE 580 MIL LITROS DE COMBUSTÍVEL NAS FRONTEIRAS COM NAMÍBIA ZÂMBIA E RDCUm total de 588.504 litros de c...
15/10/2024

APREENDIDOS MAIS DE 580 MIL LITROS DE COMBUSTÍVEL NAS FRONTEIRAS COM NAMÍBIA ZÂMBIA E RDC

Um total de 588.504 litros de combustível, 07 viaturas, 10 motorizadas e 02 embarcações foram apreendidas pela Polícia Nacional de Angola, bem como a detenção de 12 cidadãos por contrabando de combustível, nas fronteiras com a Namíbia, Zâmbia e RDC, no período de 13 de Setembro a 03 de Outubro do corrente ano, informou o Porta-Voz da Corporação, Subcomissário Mateus Rodrigues, na sexta-feira,11.

O também Director Adjunto de Comunicação Institucional e Imprensa da PNA, adiantou que as apreensões foram realizadas pelas forças da Polícia de Guarda Fronteiras e da Polícia Fiscal Aduaneira, sendo as fronteiras com as Repúblicas, Democrática do Congo e da Namíbia as mais afectadas,com 56% e 38% dos casos, respectivamente.

O Subcomissário explicou que, dos 588.504 litros de combustível, apreendidos, 204.649 são de gasolina, 382.190 gasóleo e 1.665 de petróleo iluminante, avaliados em 12.933.800 (doze milhões e novecentos e trinta e três mil e oitocentos kwanzas). “O produto foi encaminhado à PGR, para o cumprimento das medidas legalmente exigíveis”, acrescentou.
A acção policial incidiu-se principalmente nas regiões fronteiriças das províncias de Cabinda (Massabi e Yema), Zaire (Luvo, Nzeto e canais fluviais afluentes do rio Zaire/Soyo), Lunda-Norte (Nzage, Chitato e Tchissanda), Moxico (Luau, Alto Zambeze e os Bundas) e Cunene (Okatale, Marcos 12, 19 e 22/Santa Clara). “Na fronteira com a RDC foram registados 115 crimes, com 05 detidos, com a Zâmbia com 03 detidos e na Fronteira com a Namíbia 21 crimes sem detenções”, aclarou.

O responsável informou ainda que, com a intensificação das acções de repressão ao contrabando de combustível, durante as últimas três semanas, registou-se, no computo geral, uma tendência para diminuição das quantidades de combustíveis apreendidas, na ordem dos 27%. “Na fronteira com RDC, reduziu em cerca de 23%, porém aumentou nas fronteiras com a Namíbia em cerca 5% e com a Zâmbia a 67%, respectivamente”, esclareceu.

Por fim, Mateus Rodrigues assegurou o engajamento da Corporação no combate cerrado ao crime e reiterou o compromisso com a segurança dos cidadãos e dos seus bens, o controlo das fronteiras e de mercadorias que por elas transitam, assim como o asseguramento das instalações e bens públicos, como garantia da ordem e tranquilidade pública.



combustível

PRESIDENTE DA REPÚBLICA DISCURSA AMANHÃ SOBRE O ESTADO DA NAÇÃO O Chefe de Estado, João Lourenço,  vai ao Parlamento est...
14/10/2024

PRESIDENTE DA REPÚBLICA DISCURSA AMANHÃ SOBRE O ESTADO DA NAÇÃO

O Chefe de Estado, João Lourenço, vai ao Parlamento esta terça-feira,15, para apresentar o discurso sobre o Estado da Nação, em cumprimento do Artigo 118°da Constituição da República de Angola.
O discurso do Titular do Poder Executivo na sessão solene do plenário da Assembleia Nacional, vai também marcar a abertura do Ano Parlamentar 2024/2025 referente ao 3.ª Sessão Legislativa da V Legislatura.
Aguarda-se que na mensagem dirigida a nação, o Presidente da República, João Lourenço, apresente aos angolanos um conjunto de políticas públicas que ajudem a melhorar as suas condições de vida, bem como demonstrar o quanto o Executivo está empenhado em continuar a construir um País melhor para todos.
O discurso sobre o Estado da Nação é, pois, um momento dos cidadãos nacionais conhecerem os resultados alcançados no domínio social, económico e financeiro, orientados não só para a diversificação da matriz estrutural da economia do País, bem como a criação de riqueza e prosperidade para os cidadãos nacionais.


ESTÁTUA DA  RAINHA NJINGA MBANDI REPOSTA NO KINAXIXI APÓS 10 ANOS Na manhã desta quarta-feira, 9 de outubro, a estátua d...
10/10/2024

ESTÁTUA DA RAINHA NJINGA MBANDI REPOSTA NO KINAXIXI APÓS 10 ANOS


Na manhã desta quarta-feira, 9 de outubro, a estátua da Rainha Njinga Mbandi voltou a ocupar o seu lugar no Largo do Kinaxixi, após uma ausência de dez anos. Este emblemático espaço de lazer foi revitalizado, marcando um momento importante na preservação da história, conectando o passado ao futuro com um símbolo da identidade cultural de Angola.


 JOÃO LOURENÇO DEIXA RECADO AOS PRÉ-CANDIDADOS À PRESIDÊNCIA DO MPLA"NINGUÉM COMEÇA O JOGO SEM OUVIR O APITO DO ÁRBITRO"...
10/10/2024


JOÃO LOURENÇO DEIXA RECADO AOS PRÉ-CANDIDADOS À PRESIDÊNCIA DO MPLA
"NINGUÉM COMEÇA O JOGO SEM OUVIR O APITO DO ÁRBITRO"

O líder do MPLA e também Presidente da República, João Lourenço, deixou na manhã desta quarta-feira,09, um recado para os pré-candidatos à presidência do partido e seus apoiantes, na abertura da reunião do Comité Central: "Ninguém começa o jogo sem ouvir o apito do árbitro, ninguém inicia a corrida de
atletismo sem ouvir o tiro de partida, sob pena de ser desqualificado e prejudicar a equipa".

O presidente do partido no Governo lembrou que
estão longe as eleições gerais e internas."A política é um jogo e como em qualquer jogo ou competição, só vencem as equipas cujos jogadores ou atletas se submetem à organização e disciplina do colectivo, e respeitam as regras do jogo e orientação da equipa técnica, afirmou, citado pela Lusa, sem nomear os destinatários do recado, embora já tenham sido avançados vários nomes de candidatos na corrida à presidência do MPLA, como as do general Higino Carneiro, o ex-presidente da Assembleia Nacional, Fernando Dias dos Santos "Nandó", e Julião Mateus Paulo "Dino Matrosse", antigo secretário-geral do Movimento Popular pela Libertação de Angola.

João Lourenço defendeu que "em plena competição, não se podem deixar distrair por agendas que distraem do foco da necessidade de cumprir com o Programa de Desenvolvimento Nacional, de diversificação da economia, aumentar a produção nacional, garantir maior oferta de bens e de serviços, e aumentar as exportações e a oferta de postos de trabalho"."Todo o nosso saber, talento e energias devem estar concentrados na busca de melhores soluções para resolvermos os problemas do povo angolano, não se vislumbram eleições gerais no País para breve, por não ser o tempo estabelecido pela Constituição, igualmente não se vislumbram eleições no partido por não ter chegado o momento estabelecido pelos nossos estatutos", destacou, citado pela Lusa.


   TRIBUNAL CONSTITUCIONAL LEGALIZA PRA-JA DE ABEL CHIVUKUVUKU O Tribunal Constitucional legalizou o PRA-JAServir Angola...
10/10/2024



TRIBUNAL CONSTITUCIONAL LEGALIZA PRA-JA DE ABEL CHIVUKUVUKU

O Tribunal Constitucional legalizou o PRA-JA
Servir Angola de Abel Chivukuvuku, pondo fim a
um longo caminho marcado por chumbos e
tentativas de transformar o projecto político em
partido, após receber o despacho de anotação da Juíza Presidente do Tribunal Constitucional, Laurinda Prazeres Monteiro Cardoso, no dia 7 de outubro de 2024.

O processo de legalização do PRA-JA Servir Angola arrasta-se desde Agosto de 2019, com sucessivos "chumbos" do Tribunal Constitucional, alegando irregularidades na documentação apresentada para o efeito.

Em Setembro, a comissão instaladora do PRA-JA Servir Angola voltou a submeter ao Tribunal Constitucional (TC) um novo processo de legalização, com 8.000 declarações de aceitação, mais 500 do que as exigidas por lei.

A decisão marca o fim de uma longa batalha jurídica pela oficialização do partido, que agora poderá participar formalmente no cenário político angolano.




 QUARTA-FEIRA CINZENTAMORREU A ATRIZ HELENA PALMA, TAMBÉM CONHECIDA POR MÃE DO REPLAY A atriz Helena Augusto Palma, tamb...
09/10/2024


QUARTA-FEIRA CINZENTA
MORREU A ATRIZ HELENA PALMA, TAMBÉM CONHECIDA POR MÃE DO REPLAY

A atriz Helena Augusto Palma, também conhecida por mãe do Replay, faleceu na madrugada desta quarta-feira, 09, vítima de doença.

A triste notícia foi partilhada pelo humorista Artur Pop através das redes sociais.

Helena Augusto Palma conquistou o público ao interpretar a mãe do personagem Replay na popular série “A Família do Replay”, exibida aos sábados na TV Zimbo.

PAZ A SUA ALMA 🖤




Endereço

Luanda

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando AQUI & AGORA publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Compartilhar