
20/03/2025
Centro de Ciência de Luanda e o Centro Nacional de Investigação Científica promovem workshop “Mulheres na Ciência: Inovar, Transformar e Inspirar o Futuro”
Luanda, 18 de Março de 2025 – O Centro de Ciência de Luanda (CCL) e o Centro Nacional de Investigação Científica (CNIC) organizam, no dia 21 de Março, o workshop “Mulheres na Ciência: Inovar, Transformar e Inspirar o Futuro”. A iniciativa visa celebrar e fortalecer a participação feminina nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM).
O workshop, que acontece das 09h00 às 12h30, surge no âmbito do Março Mulher e contará com a presença da Secretária de Estado para Ciência, Tecnologia e Inovação, Profª. Dra. Alice de Fátima Pinto de Ceita e Almeida.
O evento está dirigido à comunidade científica, órgãos de suporte à ciência em Angola, assim como ao público interessado. Promover a participação feminina na ciência e tecnologia, debater políticas e estratégias para a equidade de género e destacar contribuições femininas para o desenvolvimento nacional, são as grandes prioridades do fórum.
Com estas metas em vista, a programação inclui as palestras: “Mulher na Ciência: Desafios e Conquistas”, apresentada pela Paula Oliveira (CNIC); “Investigação em Saúde”, por Jocelyne Vasconcelos (INIS/CISA/IMPERIAL COLLEGE OF LONDON), Paula Oliveira (CNIC) e Elsa Gabriel (INIS/CISA); “Biotecnologia Agro-alimentar”, a cargo de Sandra Afonso (CNIC); “Projecto Planifica”, com Áurea Oliveira (Associação dos Estudantes–FMUAN); “Índices Compostos Aplicados à Taxa Cambial”, por Ester C. Numa (ISCED-Huambo); e “Energias Renováveis”, de Verônica Choconesa (Nzolani Renewable).
O evento contará ainda com o debate “Desafios Actuais e Perspectivas para o Protagonismo Feminino na Investigação”, moderado pela Mestre Luzia Barros, do CCL, e que terá a participação de Honória Domingos (CNIC), Hemingarda Castelbranco (UNESCO Angola), Elsa Gabriel (INIS/CISA) e Irene Inaculo (FUNDECIT).
Este evento, celebra a força, a resiliência e o talento das mulheres angolanas na ciência e tecnologia, propondo estratégias para ampliar a participação feminina nestes campos.
Com este evento, o CCL e o CNIC reforçam também o seu compromisso com a valorização da mulher na ciência, na cultura e na sociedade.
O acesso ao evento será na modalidade de convite.