Jornal Luanda Hoje

Jornal Luanda Hoje O jornal "Luanda Hoje" é uma fonte confiável de notícias, comprometida em manter os leitores informados com informações atualizadas e precisas.

Com o slogan "Sua conexão com o agora", proporciona uma leitura objetiva e esclarecedora.

Centro de Ciência de Luanda e o Centro Nacional de Investigação Científica promovem workshop “Mulheres na Ciência: Inova...
20/03/2025

Centro de Ciência de Luanda e o Centro Nacional de Investigação Científica promovem workshop “Mulheres na Ciência: Inovar, Transformar e Inspirar o Futuro”

Luanda, 18 de Março de 2025 – O Centro de Ciência de Luanda (CCL) e o Centro Nacional de Investigação Científica (CNIC) organizam, no dia 21 de Março, o workshop “Mulheres na Ciência: Inovar, Transformar e Inspirar o Futuro”. A iniciativa visa celebrar e fortalecer a participação feminina nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM).

O workshop, que acontece das 09h00 às 12h30, surge no âmbito do Março Mulher e contará com a presença da Secretária de Estado para Ciência, Tecnologia e Inovação, Profª. Dra. Alice de Fátima Pinto de Ceita e Almeida.

O evento está dirigido à comunidade científica, órgãos de suporte à ciência em Angola, assim como ao público interessado. Promover a participação feminina na ciência e tecnologia, debater políticas e estratégias para a equidade de género e destacar contribuições femininas para o desenvolvimento nacional, são as grandes prioridades do fórum.

Com estas metas em vista, a programação inclui as palestras: “Mulher na Ciência: Desafios e Conquistas”, apresentada pela Paula Oliveira (CNIC); “Investigação em Saúde”, por Jocelyne Vasconcelos (INIS/CISA/IMPERIAL COLLEGE OF LONDON), Paula Oliveira (CNIC) e Elsa Gabriel (INIS/CISA); “Biotecnologia Agro-alimentar”, a cargo de Sandra Afonso (CNIC); “Projecto Planifica”, com Áurea Oliveira (Associação dos Estudantes–FMUAN); “Índices Compostos Aplicados à Taxa Cambial”, por Ester C. Numa (ISCED-Huambo); e “Energias Renováveis”, de Verônica Choconesa (Nzolani Renewable).

O evento contará ainda com o debate “Desafios Actuais e Perspectivas para o Protagonismo Feminino na Investigação”, moderado pela Mestre Luzia Barros, do CCL, e que terá a participação de Honória Domingos (CNIC), Hemingarda Castelbranco (UNESCO Angola), Elsa Gabriel (INIS/CISA) e Irene Inaculo (FUNDECIT).
Este evento, celebra a força, a resiliência e o talento das mulheres angolanas na ciência e tecnologia, propondo estratégias para ampliar a participação feminina nestes campos.

Com este evento, o CCL e o CNIC reforçam também o seu compromisso com a valorização da mulher na ciência, na cultura e na sociedade.
O acesso ao evento será na modalidade de convite.

Centro de Ciência de Luanda destaca Sona e etnommtemática na abertura do ciclo de actidades em alusão ao Dia Internacion...
20/03/2025

Centro de Ciência de Luanda destaca Sona e etnommtemática na abertura do ciclo de actidades em alusão ao Dia Internacional da Matemática

No passado dia 14 de Março, o Centro de Ciência de Luanda( CCL), celebrou o Dia Internacional da Matématica com a abertura do ciclo de eventos dedicado à matemática, com foco nos Sona e na Etnomatemática.

O Evento que contou com a presença de Doutores em Educação Matemática, professores, estudantes e entusiastas, teve como principal objectivo destacar a ciência dos números como uma ferramenta de conhecimento universal, com raízes profundas na cultura angolana, integrando também áreas como astronomia, artes visuais, narrativas culturais e exploração científica.

Luanda, 14 de Março de 2025- O evento que marcou a abertura do ciclo de actividades ligadas ao Dia Internacional da Matemática e que vai até 31 de Março teve o seu discurso de abertura, a cargo do Director Geral do CCL Diogo Francisco Morais. No discurso o Director do Centro destacou Ao iniciarmos hoje este ciclo com uma mesa-redonda sobre “Os Sona e a Etnomatemática” reconhecemos a importância dos Sona, desenhos geométricos tradicionais angolanos, que representam um património cultural único que demonstra a profunda ligação entre a matemática e a cultura.

Após o discurso do Director, o Ciclo de eventos prosseguiu com a mesa-redonda subordinada ao tema: "Os Sona e Etnomatemática", que proporcionou uma reflexão sobre os Sona, Património Imaterial da Humanidade, e sua relação com a etnomatemática e, contou com a presença dos especialistas: Alfredo Capitango de Lúcio (Doutor em Educação Matemática); Ezequias Adolfo Cassela (Doutor em Educação Matemática); e Jorge Dias Veloso (Doutor em Educação Matemática).
Por sua vez, Jorge Veloso Doutor em Educação Matemática e agora presidente da Associação angolana do ensino da matemática disse que iniciativas do género são importantes e de um grande impacto social, instituições como o CCL promovem a aprendizagem da matemática, física e outras ciências de forma lúdica, o CCL relaciona a teoria matemática as experiencias diárias, vive-se cá neste espaço” terminou.

Ana Caetano, estudante e aspirante a professora de matemática firizou que é possível aprender a matemática e, que não é difícil, mas precisa de ser interpretada.
Júlia Barros, professora de Matemática do IIº Ciclo e membro da Assembleia Constituinte da Associação Angolana de Educação de Matemática mencionou que a mesa-redonda foi de extrema importância, compreendeu que os nossos ancestrais já possuíam um conhecimento profundo da matemática.

O evento contou ainda com a constituição da Assembleia Constituinte da Associação Angolana de Educação de Matemática. Onde após votações a Mesa da Assembleia ficou da seguinte forma: Presidente da Associação do Ensino da matemática em Angola-Jorge Dias Veloso que agradeceu a confiança depositada e prometeu trabalhar afincadamente para desenvolver a Associação, Assembleia da Associação ficou composta por: Mbiyavanga Bemba Queria - Presidente da mesa da Assembleia e os vogais: Júlia Barros professora do Ensino Secundário, Professor Alfredo Capitango de Lúcio (Doutor em Educação Matemática)

Para encerrar o primeiro dia do evento foi apresentada uma sessão de de videomapping na fachada do CCL.

As sessões de videomapping ocorrerão também nos dias 21 e 28 de março, sempre às 19h00.

Sessões de Planetário

Outro destaque da programação são as sessões especiais de planetário sob o tema "A Matemática do Cosmos", que acontecerão nos dias 16, 23 e 30 de Março, às 11h00, no Planetário do CCL.

Oficina educativa:

O CCL oferecerá, igualmente, oficinas educativas dedicadas aos Sona nos dias 15, 16, 22 e 23 de Março, entre as 14h00 e as 15h00. Voltadas para estudantes do 1.º Ciclo do Ensino Secundário, essas oficinas permitirão aos participantes explorar os Sona por meio do desenho e da interpretação de figuras matemáticas.

Centro de Ciência de Luanda celebra o Dia Internacional da Mulher com evento “Histórias no Feminino”Luanda, 17 de Março ...
20/03/2025

Centro de Ciência de Luanda celebra o Dia Internacional da Mulher com evento “Histórias no Feminino”

Luanda, 17 de Março de 2025 – O Centro de Ciência de Luanda (CCL) promove, no dia 19 de Março, o evento “Histórias no Feminino”, em celebração ao Dia Internacional da Mulher e alinhado ao compromisso com a valorização da participação de meninas e mulheres na ciência. A iniciativa acontece das 18h00 às 20h00 e inclui uma mesa-redonda com três mulheres de destaque nas áreas da ciência e da música clássica, seguida de um concerto da Orquestra Sinfónica Kaposoka.

A mesa-redonda acontecerá no auditório do CCL, das 18h00 às 19h00, e será moderada pela jornalista Elsa Marques. Terá a participação de Bernarda Gabriel, violoncelista e técnica de saúde em imagiologia; Marinela Afonso, violinista e finalista de medicina dentária; e Teresa Muhongo, contrabaixista e licenciada em música clássica.
Depois do debate, entre as 19h15 e às 20h00, decorrerá o concerto da Orquestra Sinfónica Kaposoka, que incluirá a actuação das “Amazonas do Contrabaixo”, um grupo de jovens contrabaixistas que homenageia as guerreiras do Reino de Dahomé.

O Centro de Ciência de Luanda convida o público a participar neste evento único, que celebra a força, a resiliência e o talento das mulheres angolanas. Através de histórias de vida inspiradoras e trajectórias profissionais marcadas por superação, dedicação e excelência, “Histórias no Feminino” mostrará como a Educação, o trabalho e a perseverança podem transformar sonhos em realidade.

Com este evento, o CCL reforça o seu compromisso com a valorização da mulher na ciência, na cultura e na sociedade.

A entrada é gratuita, sujeita a inscrição através do email: [email protected], e sujeita à lotação do espaço.

Estórias no Imbondeiro no CCL Agora de Acesso livreApós a abertura do Centro de Ciência de Luanda (CCL) ao público em ge...
25/02/2025

Estórias no Imbondeiro no CCL Agora de Acesso livre

Após a abertura do Centro de Ciência de Luanda (CCL) ao público em geral, no mês passado, as sessões de Estórias no Imbondeiro passam a dispensar a prévia inscrição dos participantes.

As sessões de Estórias no Imbondeiro no CCL estão, a partir de sábado 22 de Fevereiro, abertas a todo o público de forma gratuita, até o limite da lotação disponível. Os interessados devem registar-se na recepção do CCL, de preferência meia-hora antes da sessão, que decorre das 18 horas às 19 horas.

O velho imbondeiro frente à Baía de Luanda, que já se habituou a acolher um público de diversas faixas etárias e nacionalidades, aguarda pelos visitantes para a próxima edição, na qual serão partilhados contos da tradição oral angolana As fábulas “O Leão é forte como a Amizade”, “Os Animais Domésticos e o Javali”, “O Tigre, o Chacal e o Carneiro” e “O Cágado e o Mbambi” serão alternadas com divertidas adivinhas tshokwe, kikongo e kimbundo.

A edição será encerrada às 19 horas e, se as condições climatéricas permitirem, terá lugar a habitual projecção de videomapping, uma experiência audiovisual inovadora utilizando as mais recentes tecnologias.

"Estórias no Imbondeiro" acontece no último sábado de cada mês, nas instalações do CCL, na Marginal de Luanda. Com esta iniciativa, agora de acesso livre, o CCL visa sensibilizar a população, sobretudo os mais jovens, para a importância de conhecer e valorizar a cultura e os costumes tradicionais de Angola.

9ª edição de "Estórias no Imbondeiro" inspira o público com contos tradicionais na língua kimbundu“Estórias no Imbondeir...
25/02/2025

9ª edição de "Estórias no Imbondeiro" inspira o público com contos tradicionais na língua kimbundu

“Estórias no Imbondeiro”, iniciativa do Centro de Ciência de Luanda (CCL), dedicou a sua 9ª edição a contos da tradição oral em kimbundu, destacando valores como a amizade, a justiça e a inteligência. O escritor angolano José Luís Mendonça, narrador e coordenador do projecto, inspirou o público que acorreu ao CCL. Esta edição marcou a abertura do evento a todos os interessados, sem necessidade de pré-inscrição.

O CCL continua a promover a preservação e valorização da sabedoria popular do nosso país. Na 9ª edição de “Estórias no Imbondeiro”, entre o público encontravam-se crianças, adolescentes e adultos que ouviram atentamente contos como “O leão é forte como a amizade” ou “O cágado e o mbambi” e “O tigre, o chacal e o carneiro”, estes últimos extraídos do livro “Missosso vol. III”, de Óscar Ribas.

Cada narrativa contada com o dom e a arte de José Luís Mendonça trouxe à tona valiosas lições sobre solidariedade, justiça e inteligência, valores fundamentais para a convivência harmoniosa entre os seres humanos. Ao longo do evento, o escritor reiterou a “importância de preservar, registar e divulgar a nossa cultura através da oratura, principalmente aos mais jovens”.

Viviandre Tavares, que já vai na sua terceira participação, desta vez com a filha e a mãe, destacou a importância dos contos no imaginário das crianças. “Contribuem não só para o gosto pela leitura, como também para o interesse nas nossas línguas nacionais e aprendizagem de valores positivos”, indicou.

Já Alicia Mota, participante de 12 anos, afirmou que o que mais gostou foi “aprender sobre a amizade”. Também com visível entusiasmo, a encarregada de educação Lúcia Mota realçou que “a iniciativa é boa e oferece a Luanda um espaço que faltava, onde se privilegia a cultura”. “Estes contos fizeram-me reviver a infância”, indicou.

A programação foi enriquecida com um pequeno jogo de adivinhas entre os contos, e um debate interactivo no final da sessão, permitindo que o público compartilhasse as suas reflexões sobre as lições de cada fábula.

A 9ª edição de “Estórias no Imbondeiro” foi encerrada com a habitual projecção de videomapping, uma experiência audiovisual que dá vida aos contos de forma inovadora, utilizando as mais recentes tecnologias.

Esta sessão foi a primeira a dispensar a prévia inscrição dos participantes, abrindo a partir de agora o evento a todo o público de forma gratuita, até cumprir o limite da lotação disponível.

"Estórias no Imbondeiro" acontece no último sábado de cada mês, nas instalações do CCL, na Marginal de Luanda. Com esta iniciativa, o CCL visa sensibilizar a população, sobretudo os mais jovens, para a importância de conhecer e valorizar a cultura e os costumes tradicionais de Angola.

Centro de Ciência de Luanda arrancou com o projecto “Ciência Sobre Rodas” no NamibeO Centro de Ciência de Luanda (CCL) r...
13/02/2025

Centro de Ciência de Luanda arrancou com o projecto “Ciência Sobre Rodas” no Namibe

O Centro de Ciência de Luanda (CCL) realizou, nos dias 10 e 11 de Fevereiro, a primeira edição do projecto itinerante “Ciência Sobre Rodas” na província do Namibe. A iniciativa, que promove o ensino experimental das ciências a nível nacional, proporcionou a estudantes do segundo ciclo de Moçâmedes módulos interactivos, um planetário móvel e uma experiência enriquecedora de conhecimento e diversão.

Em celebração ao Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência, o CCL levou o novo projecto itinerante a dezenas de estudantes do segundo ciclo, em Moçâmedes, capital da província. O evento contou com a presença da Secretária de Estado para a Ciência, Tecnologia e Inovação, Prof. Dra. Alice de Fátima Pinto de Ceita e Almeida.

Pela primeira vez fora de Luanda, o CCL instalou diversos módulos interactivos na Escola Secundária do Liceu nº 58M “Welwitshia Mirabilis”. Entre as actividades desenvolvidas, destacaram-se a Mesa de Terramotos, que explicou as placas tectónicas e o reforço de estruturas; a Anamorfose de Espelho Cónico, dedicada às ilusões de curvatura; além de módulos sobre condutores e isoladores eléctricos, taxa de fluídos, rochas e minerais, vórtices e viscosidade de fluídos.

Os estudantes também puderam experimentar detectores de metais, jogar o “Puzzle de Pitágoras”, baseado no famoso Teorema, e desafiar a sua inteligência espacial na competição “Jogo da Velha 3-D”.

O “Ciência Sobre Rodas”, que teve a sua estreia no Namibe, visa promover o ensino experimental das ciências STEM em estabelecimentos de ensino da rede pública e privada, desde o pré-escolar ao ensino superior, além de comunidades vulneráveis.

A iniciativa insere-se no Plano Integrado e Inovador de Complementaridade Escolar, alinhado aos programas de desenvolvimento da Ciência e Tecnologia do Executivo Angolano, por meio do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, entidade tuteladora do CCL.

No terreno, o projecto foi liderado pela Direcção Científica do CCL, em colaboração com o Departamento de Colecções e Exposições da instituição. A equipa técnica móvel contou com animadores científicos, consultores e motoristas, sob coordenação de Hélder Francisco, Director-Geral Adjunto para a Área Científica do CCL.
Segundo Hélder Francisco, “este é um projecto inovador, que contribui para a missão central do CCL de promover acções ligadas à Ciência e Tecnologia, com o objectivo de popularizar e elevar o conhecimento científico e tecnológico, estimulando a curiosidade científica e a aprendizagem interactiva e divertida da população em geral, especialmente de jovens e crianças”.
O CCL é uma instituição pública única no país, que alia ciência, diversão e aprendizagem. Situado no edifício da antiga Fábrica de Sabão, abriu as suas portas ao público no dia 15 de Janeiro e representa uma iniciativa estratégica do Executivo Angolano, por meio do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, em resposta aos desafios da Política de Educação, Juventude, Emprego e Inovação e ao pilar sobre Desenvolvimento do Capital Humano do PDN 2023-2027.

Centro de Ciência de Luanda aponta telescópios para Marte e Júpiter em “De Luanda Ao Universo”O Centro de Ciência de Lua...
30/01/2025

Centro de Ciência de Luanda aponta telescópios para Marte e Júpiter em “De Luanda Ao Universo”

O Centro de Ciência de Luanda (CCL) convida o público a participar no evento “De Luanda ao Universo”, actividade que fomenta o conhecimento sobre a astronomia. No sábado 1 de Fevereiro, as portas do abrem-se às 20 horas, com oficinas educativas para todas as idades. Entre as 20 e 22 horas, os visitantes poderão observar o céu nocturno, numa sessão especialmente dedicada aos planetas Júpiter e Marte.

Luanda, 30 de Janeiro de 2025 – O CCL realiza no seu espaço exterior mais um evento de observação com telescópios, para colocar o público de olhos no céu de Luanda. Entre as 20 e 22 horas do primeiro sábado de Fevereiro, os visitantes terão a oportunidade de observar os corpos celestes, em particular Júpiter e Marte, nos vários telescópios disponíveis.

Ainda antes da sessão de observação, a partir das 20 horas os visitantes poderão também aprender mais sobre ciência, entre as quais astronomia, em várias oficinas educativas que estarão disponíveis no exterior.

Às 19 horas, o CCL proporcionará ainda uma sessão de videomapping, uma experiência audiovisual inovadora e que utiliza as mais recentes tecnologias.
A realização das observações astronómicas está sujeita às condições meteorológicas. Até duas horas antes, o CCL informará o público nas redes sociais, via story e comentário no post sobre o evento.

A actividade insere-se na missão do CCL de aproximar os angolanos de todas as idades aos vários ramos da ciência, fomentando o conhecimento de forma prática, divertida e assertiva.

Para reservar um lugar, os interessados devem inscrever-se através do correio electrónico [email protected], ou presencialmente na recepção do CCL até dia 01 de Fevereiro.

Centro de Ciência de Luanda abre para democratizar o conhecimento científico de forma lúdica O Centro de Ciência de Luan...
16/01/2025

Centro de Ciência de Luanda abre para democratizar o conhecimento científico de forma lúdica

O Centro de Ciência de Luanda (CCL), instituição pública única no país, abriu oficialmente suas portas ao público em 15 de janeiro de 2025. Localizado na antiga Fábrica de Sabão, o CCL é uma iniciativa do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, com o objetivo de promover a literacia científica e tecnológica, especialmente entre crianças, jovens e mulheres.

Desde sua fase experimental, iniciada em janeiro de 2024, o centro já recebeu 22 mil visitantes e organizou diversas atividades, incluindo "Estórias no Imbondeiro", "Luanda ao Luar", e "Conversas com Ciência". O espaço conta com sete exposições permanentes, áreas interativas como o planetário, borboletário, laboratório e mediateca, além de um auditório com tecnologia 4DX.

A programação do CCL inclui palestras e conferências que conectam especialistas nacionais e internacionais com o público, visando inspirar e tornar a ciência mais acessível. Funcionando de terça a domingo, das 9h às 17h, o CCL posiciona-se como um marco na valorização da ciência em Angola e um espaço dinâmico de aprendizado e diversão.

Este projeto estratégico reafirma o compromisso do governo angolano em integrar ciência, educação e cultura, consolidando o CCL como uma referência em centros de ciência na África e no mundo.

“Estórias no Imbondeiro” regressa em Janeiro de 2025 com a sua oitava ediçãoO Centro de Ciência de Luanda (CCL) anunciou...
23/12/2024

“Estórias no Imbondeiro” regressa em Janeiro de 2025 com a sua oitava edição

O Centro de Ciência de Luanda (CCL) anunciou o regresso do programa Estórias no Imbondeiro no próximo dia 25 de Janeiro de 2025, às 18h00, junto ao icónico Imbondeiro na Baía de Luanda. A iniciativa, que promove a Oratura angolana, entrará em pausa no mês de Dezembro devido à quadra festiva, proporcionando um momento de convivência familiar e reflexão.

Após o sucesso das edições anteriores, marcadas por uma adesão expressiva do público, o evento reafirma o compromisso do CCL em valorizar a cultura tradicional angolana. O programa promove a partilha de contos ao ar livre, fortalecendo o intercâmbio entre gerações e o património imaterial do país.

Os interessados em participar na edição de Janeiro podem inscrever-se através do email [email protected] ou presencialmente na recepção do CCL. O evento realiza-se no último sábado de cada mês, nas instalações do Centro, localizadas na Marginal de Luanda, Avenida 4 de Fevereiro.

Com esta iniciativa, o CCL continua a sensibilizar a população, em especial os jovens, para a importância de conhecer e preservar os costumes e tradições angolanas. A organização espera contar com a presença de habituais participantes e novos aficionados, reforçando o papel do programa na promoção da cultura nacional.

Centro de Ciência de Luanda celebra os 49 Anos da Independência Nacional com o Seminário “A Ciência como Promotora do De...
12/11/2024

Centro de Ciência de Luanda celebra os 49 Anos da Independência Nacional com o Seminário “A Ciência como Promotora do Desenvolvimento Nacional”

No passado dia 8 de Novembro, o Centro de Ciência de Luanda (CCL) celebrou os 49 anos da Independência Nacional com o ciclo de actividades “CCL 11 de Novembro: A Ciência como Promotora do Desenvolvimento Nacional”. O seminário abordou o papel da investigação científica no país desde 1975, os caminhos futuros da ciência em Angola, e relembrou também a importância dos símbolos nacionais na consolidação da soberania e identidade nacionais.

O evento “CCL 11 de Novembro: A Ciência como Promotora do Desenvolvimento Nacional” contou com a presença da Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Paula Regina Simões de Oliveira. No discurso de abertura, a governante destacou o empenho do Estado em consolidar o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e sublinhou a importância da ciência como pilar de uma sociedade desenvolvida.
Segundo a titular do MESCTI, “o regime jurídico do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, consolidado através de várias normas e decretos presidenciais, reflete precisamente o compromisso do Estado em fomentar a cultura científica e tecnológica, bem como o fortalecimento das instituições de ensino superior, facilitando a sua autonomia e reconhecimento.” “A ligação entre a ciência e a sociedade, a compreensão pública da ciência e a participação dos cidadãos são pilares fundamentais para criar uma sociedade informada”, destacou Paula Regina Simões de Oliveira.
Após a intervenção da Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, o ciclo de conferências, que decorreu no auditório do CCL, iniciou com a comunicação de Rosa Cruz e Silva sobre o tema “Relato do 11 de Novembro e Seus Ganhos: O Hino Nacional, a Insígnia de Angola e a Bandeira”. Nesta prelecção, a historiadora reflectiu sobre o valor da unidade nacional e do legado histórico para um desenvolvimento sustentável de longo prazo.

Em seguida, o Professor Doutor João Sebastião Teta proferiu uma aula magna sobre “O Contributo da Ciência para o Desenvolvimento de Angola - Pré e Pós-Independência”, enfatizando a necessidade de fortalecer a investigação científica para melhor servir a sociedade angolana.

A segunda parte do seminário incluiu a apresentação de “Projectos Inovadores em STEAM”, com especialistas das empresas Olhar Digital e AROTEC, que explicaram como as disciplinas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática (STEAM) podem impulsionar a inovação.

Após as conferências, houve um espaço de debate entre os especialistas e o público presente, entre o qual se contavam representantes governamentais, pesquisadores, académicos e estudantes de diversas áreas.
A troca de ideias deu lugar à exibição do filme “Angola: A Alma de África” e a uma sessão de videomapping na fachada do CCL com o tema “Angola”, que mostrou de forma dinâmica e tecnológica aspectos culturais e históricos do país.

Para o Director-Geral do CCL, Diogo Morais, a iniciativa teve um “balanço positivo, superando largamente as expectativas com debates que trouxeram novas perspectivas sobre o papel da ciência no desenvolvimento nacional e promoveram um diálogo enriquecedor entre os participantes”.

O evento foi encerrado pelo Secretário de Estado para o Ensino Superior, Professor Eugénio Silva.

Faleceu o Jornalista Ismael Mateus em Acidente de ViaçãoO jornalista Ismael Mateus faleceu na madrugada desta terça-feir...
01/10/2024

Faleceu o Jornalista Ismael Mateus em Acidente de Viação

O jornalista Ismael Mateus faleceu na madrugada desta terça-feira, 01, vítima de um trágico acidente de viação, conforme informações que começaram a circular nas redes sociais e foram confirmadas por fontes próximas ao profissional.

Segundo relatos, o acidente ocorreu por volta das 05h40 na avenida 21 de Janeiro, em Luanda, quando Ismael Mateus conduzia uma viatura Toyota Land-Cruiser. O veículo despistou-se e colidiu com uma placa publicitária, causando a morte imediata do jornalista no local.

Ismael Mateus era uma figura respeitada no jornalismo angolano, conhecido pelo seu compromisso com a ética profissional e análise crítica dos acontecimentos do país. Sua morte deixa um vazio no cenário mediático de Angola.

Mais detalhes sobre o velório e o funeral serão divulgados em breve.

Endereço

Centralidade Do Kalawenda
Luanda

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Jornal Luanda Hoje publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Compartilhar