Na Lente do Crime

Na Lente do Crime Jornal online "Na Lente do Crime"
A verdade Filtrada.
(1)

30/12/2025

NGOMBIRIS DE MENOR EM VIANA, SÃO CONFESSOS E MOSTRAM ARREPENDIMENTO

‎Henriques Wananga Issoco "Kiala" e Fábio Gomes Gaspar "Fábio" de 23 e 20 anos respectivamente, abusaram sexualmente menor de 15 anos de idade cujo o vídeo viralizou nas redes sociais...

‎Fiquem ligados ao jornal Na Lente do Crime - A verdade filtrada.

EMANUEL CAPITA ENCERRA O ANO COM SESSÃO DE PSICOTERAPIA EM GRUPO E ALERTA PARA OS RISCOS DA ANSIEDADENo âmbito das activ...
29/12/2025

EMANUEL CAPITA ENCERRA O ANO COM SESSÃO DE PSICOTERAPIA EM GRUPO E ALERTA PARA OS RISCOS DA ANSIEDADE

No âmbito das actividades de promoção da saúde mental, o psicólogo Emanuel Capita realizou, no dia 27 de Dezembro, no Auditório da Paróquia do Cristo Rei, a última sessão do ano de Psicoterapia em Grupo, que contou com a presença de um público diversificado.

Por: Ferreira Machado

Durante a intervenção, Emanuel Capita abordou, de forma técnica e pedagógica, as principais causas da ansiedade, a sua persistência em determinados indivíduos e os procedimentos recomendados para a sua prevenção, com enfoque nos desafios do novo ano.

O profissional, que desenvolve esta iniciativa há mais de cinco anos, destacou a importância da valorização do presente como factor essencial para o equilíbrio emocional, sublinhando que a incerteza contínua pode gerar insegurança e potenciar estados de ansiedade, comprometendo o desenvolvimento pessoal e emocional.

A sessão decorreu entre as 17 e as 19 horas, marcando o encerramento do ciclo anual de actividades promovidas pelo psicólogo, orientadas para a consciencialização e fortalecimento da saúde psicológica da comunidade.

MULENVOS: "MINI-105" GRUPO DE GANG PROMETE VINGAR-SE DA MORTE DE "BAD K" TOMBADO EM CONFRONTO - MORADORES PREOCUPADOS Pa...
29/12/2025

MULENVOS: "MINI-105" GRUPO DE GANG PROMETE VINGAR-SE DA MORTE DE "BAD K" TOMBADO EM CONFRONTO - MORADORES PREOCUPADOS

Paira clima de medo e tensão dos moradores do bairro Caprédio (área da Mamã Gorda), Rua da Festeja, Município dos Mulenvos, tudo porque o grupo de gang "BTS" antes liderado por "Bad K", quer vingar-se da morte deste em confronto com o grupo "Nini - 105".

Por: Gabriel Manuel

O grupo de marginais autodenominado “BTS” proferiu ameaças públicas na véspera da quadra festiva (semana do Natal), a vingança de um dos integrantes do grupo "Bad-k", gera preocupação.

Segundo populares ouvidos pelo Na Lente do Crime, são filhos do bairro com idades compreendidas entre 17/24 anos, compostos dentre 13 à 20 elementos, para as suas acções utilizam catanas, facas, martelos, pedras e outros objectos contundentes, disse.

Os moradores afirmaram que a Polícia Nacional tem o domínio da situação, mas que, nenhuma acção concreta foi tomada para travar a ameaça, o que aumenta o clima de insegurança na comunidade.

Continuou: A motivação do grupo está ligada a uma vingança pela morte de um dos seus integrantes, conhecido por “Bad K”, abatido durante um confronto com um grupo rival denominado “Mini-105”, reteira.

Desde esse episódio, a rua é apontada como bastião dos Mini-105 e transformou-se num verdadeiro foco de tensão e violência. Apelamos a intervenção urgente das autoridades. Tememos que as ameaças se concretizem e resultem em feridos ou mortes na passagem do ano, numa noite que deveria ser de paz e celebração.

MINSA: 46 TRABALHADORES AGUARDAM DESFECHO DO TRIBUNAL - PARTE PARA ETERNIDADE FUNCIONÁRIA ENVOLVIDA NO DESVIO DE KZ 400 ...
23/12/2025

MINSA: 46 TRABALHADORES AGUARDAM DESFECHO DO TRIBUNAL - PARTE PARA ETERNIDADE FUNCIONÁRIA ENVOLVIDA NO DESVIO DE KZ 400 MILHÕES DO PROJECTO FUNDO GLOBAL 10/11, LUTA CONTRA MALÁRIA/2017

O passamento físico de Sónia Carla de Oliveira Neves, ex-funcionária do MINSA, envolvida no desvio de KZ 400 milhões em 2017, referente ao projecto Fundo Global Ronda 10/11, afecto ao ministério da Saúde (Programa Nacional de Controlo a Malária da Direcção Nacional de Saúde Pública (DNSP) e responsável pelas finanças da unidade técnica de gestão (UTG), é recordado com nostalgia pelos colegas do projecto que aguardam a dez anos em casa o desfecho em tribunal.

Por: Matias Miguel

De acordo uma nota enviada ao Na Lente do Crime, com o desaparecimento físico de Sónia Neves, condenada a oito anos por desvio de fundos na unidade técnica de gestão (UTG) do MINSA, em coluio com Nilton Saraiva (colega), também condenado a seis anos.

Este caso leva 46 trabalhadores, distribuídos nas 18 províncias, entre médicos, motoristas e oficiais que (pagam pelo pão que o diabo amaçou), aguardam em casa há dez anos o desfecho do tribunal, lamentam.

“A Sónia parte, mais deixa um problema que ela criou, da qual o tribunal ainda não deu solução e, isto nos aflige", conta.

Sonegação de processos

Os trabalhadores descontentes atestam que, "intentamos uma acção judicial contra o Ministério da Saúde no tribunal civil no processo n° 336/21 letra A que foi sonegado, enquanto isso estamos em casa no desemprego. Somos um total de 46 ex-trabalhadores, entre motoristas e oficiais de saúde, distribuídos pelas 18 províncias, deste número, apenas os médicos foram repescados, lê-se.

Em julgamento, os acusados fizeram a devolução dos valores, mais por conta destes dois, nós na qualidade de trabalhadores ficamos na incerteza do nosso futuro, disse.

“Estou aqui, vivo, e à vossa procura.”EX-AGENTE DO SINSE PROCURA FAMILIARES EM LUANDA, BENGUELA E KWANZA-SUL,  A FAMÍLIA...
20/12/2025

“Estou aqui, vivo, e à vossa procura.”

EX-AGENTE DO SINSE PROCURA FAMILIARES EM LUANDA, BENGUELA E KWANZA-SUL, A FAMÍLIA PRESUMIA QUE ELE TINHA MORRIDO NA GUERRA DE 1992

‎Familiares de João Segunda, antigo agente da Segurança do Estado, recorreram ao na Lente do Crime, afim de haver o reencontro familiar, após mais de três décadas de separação, porque os parentes do ex-sinse presumem que o mesmo morreu na guerra de 1992.

‎Por: Ferreira Machado

‎João Segunda, filho de João Catumbila e de Marcelina António, natural do município de Porto Amboim, província do Cuanza-Sul, nasceu a 15 de Maio de 1960 e encontra-se actualmente com 60 anos de idade. É portador do Bilhete de Identidade n.º 00667434KS052 e reside, segundo os últimos registos conhecidos, no bairro Camaquenzo-2, município do Chitato, província da Lunda-Norte.

‎Segundo apurou o filho, João da Luiza Segunda ao Na lente do crime, João Segunda frequentou a escola do Sinfo, na comuna do Colonga, entre 1980 e 1992, tendo exercido funções na então Segurança do Estado. Ingressou nas fileiras em 1980, no município do Lobito, província de Benguela, após ter concluído a 6.ª classe em Porto Amboim e aderido ao MPLA no período pós-independência.

Sabe o Na Lente do Crime que, ‎no mesmo ano, foi evacuado para a Escola de Instrução ex-MINSE do Culango, no Lobito, onde recebeu formação militar durante 90 dias, sob orientação do primeiro-tenente André Lima (Lágrima do Povo) e do segundo-tenente Joaquim Armando. Após a formação, integrou o batalhão da segurança do estado e foi colocado na segunda cadeia da segurança do estado, no Lobito, durante o mandato do então ministro Julião Paulo “Dino Matross”.

‎Em 1988, com a criação da Brigada 62 da LCB, João Segunda foi transferido para a província da Lunda-Norte, onde concluiu o seu serviço militar em 1992, ano em que vigoraram os Acordos de Bicesse. À data, a brigada era comandada pelo Capitão António Miguel Veneno.

‎A transferência para Luanda e, posteriormente, para a Lunda-Norte levou João Segunda a deixar para trás a esposa, Maria António Pombo, e os filhos, que à época residiam no bairro Prenda, em Luanda. Desde então, a família perdeu o contacto, desconhecendo o paradeiro exacto dos seus familiares maternos e paternos, alguns dos quais residiam nas províncias do Cuanza-Sul e Benguela.

‎Entre os familiares referenciados consta nome do seu tio Augusto António Trocado, antigo vice-governador entre 1984 e 1985, e de Domingos Maurício, seu primo também do kwanza sul.

No Comando Provincial da Polícia Nacional, em 1980. E também tem seu tio, chamado João Sapalo Chupa Sangue, na província de Benguela, e a sua prima, Julieta Augusto Fania bem como outros parentes nas referidas províncias.

‎Em apelo, o filho pede o apoio das autoridades, dos órgãos de comunicação social para ajudar a restabelecer os laços familiares:

‎“O meu pai já é idoso, estamos a falar de um afastamento desde os anos 90, Queremos apenas reencontrar a família dele , que se encontram em Luanda, Benguela e Cuanza Sul” .

20/12/2025

CHEFE DA AGT DO GOLF 2 É "CASMURRA" - COMERCIANTES DE MÃOS ATADAS

A Administração Tributária do Avo-Cumbe propriamente no posto da (AGT) o cenário é preocupante dizem os comerciantes do Golf 2 em vídeo endereçado ao Na Lente do Crime na quarta-feira 19 de Dezembro.

DIRECTOR DE  COLÉGIO ACUSADO DE ABUSAR SEXUALMENTE ESTUDANTE DE 16 ANOS - ACABA DETIDOMarmanjão de 29 anos director de u...
20/12/2025

DIRECTOR DE COLÉGIO ACUSADO DE ABUSAR SEXUALMENTE ESTUDANTE DE 16 ANOS - ACABA DETIDO

Marmanjão de 29 anos director de um colégio privado no bairro do Baía (Km30) município do Sequele está ser acusado de abusar sexualmente estudante no seu gabinete.

Por: Matias Miguel

Efectivos da Polícia Nacional afectos à esquadra do Baía, Km-30, Município do Sequele, Provincia do Icolo e Bengo, procederam na tarde de quarta-feira, dia 17 de Dezembro de 2025, a detenção de um cidadão nacional de 29 anos de idade, director de uma Instituição Privada de Ensino, pela presumível autoria do crime de abuso sexual em que foi vítima uma menor de 16 anos, estudante.

Segundo, o Intendente Eiler Matar porta-voz do Comando Provincial de Icolo e Bengo da PNA, sublinhou que o suspeito no passado mês de Novembro do ano em curso, terá convidado a menor, sem conhecimento dos seus progenitores, para trabalhar como sua secretária particular, disse.

Usava a sala de trabalho para consumar o acto.

Realçou que, vítima, vinha sofrendo frequentes assédios, com carícias nas suas partes íntimas, sendo que, na passada quarta-feira, o acusado terá pego a mão da mesma e fazê-la apalpar e acariciar o seu órgão ge***al até sentir-se satisfeito, conta.

O porta-voz, acrescentou ainda que à menor, tão logo chegou a casa partilhou a informação com os seus familiares que imediatamente procederam a denúncia que culminou com a detenção do suspeito.

O presumível autor será presente ao Ministério Público, para os trâmites subsequentes.

Isabel Chocolate é jornalista, moderadora e publicitária, reconhecida pela sua postura profissional, rigor informativo e...
19/12/2025

Isabel Chocolate é jornalista, moderadora e publicitária, reconhecida pela sua postura profissional, rigor informativo e capacidade de comunicação estratégica.

Pela sua competência e compromisso com a verdade, é a representante institucional do Na Lente do Crime na província de Cabinda, assegurando a difusão de informação responsável, credível e alinhada com os princípios editoriais do órgão.

A sua actuação reforça o compromisso do Na Lente do Crime com o jornalismo sério, ético e de proximidade com a sociedade.

"NGOMBIRI": FOI A CAÇA SAI CAÇADO - FINALMENTE TRIBUNAL FEZ JUSTIÇA Violador Gelson Brás ex funcionários da presidência ...
19/12/2025

"NGOMBIRI": FOI A CAÇA SAI CAÇADO - FINALMENTE TRIBUNAL FEZ JUSTIÇA

Violador Gelson Brás ex funcionários da presidência da república recolhido ao calabouço, cinco anos depois de ter abusado sexualmente menor de 13 anos de idade no Zango III-A, e por algumas influências estava impune.

Por: Na Lente do Crime

O Tribunal da Comarca de Viana, alterou a medida de coacção do cidadão Gelson Brás, de 37 anos de idade, acusado de abusar sexualmente uma menor de 12 anos de idade, em 2020, no actual município de Calumbo, Zango III-A junto a rua da Dira.

Na data dos factos, a menor com apenas 12 anos de idade, foi aliciada pelo acusado, e depois de ter pago várias cervejas a menor, levou-a na residência de um amigo, conhecido por Marito (fugitivo da justiça), onde ambos abusaram sexualmente da menor.

Após ser denunciado pelo Na Mira do Crime, o acusado abriu um processo-crime contra o director do jornal Osvaldo do Nascimento e o editor Matias Miguel (Jornalista) a data dos factos.

Sabe o Na Lente do Crime, Gelson Brás, tentou subornar a mãe da vítima com uma residência e um milhão de kwanzas, para retirar à queixa.

Passados mais de cinco anos, e depois do advogado do jornal Na Mira do Crime, Osvaldo Carlos Salupula tomar à peito o caso da menor, o processo do acusado que estava engavetado há mais de quatro anos no Tribunal da Comarca de Viana, reapareceu e, depois da primeira audiência do arguido que ocorreu no dia 09 de Julho do ano em curso, o Ministério Público pediu a alteração da medida de coacção de Gelson Brás, que estava sob Termo de Identidade e Residência (TIR), e pediu a mais gravosa, que é a de prisão preventiva, anulado pelo Juiz da causa, pelo fundamento de perturbação no andamento do processo, obstrução à justiça e perigo da continuidade da actividade criminosa.

O fugitivo

Quanto ao segundo elemento, Marito, não voltou a comparecer em tribunal, justificado pelo seu advogado por questões de saúde.

O Na Lente do Crime segue o caso milimetricamente até ao seu fecho.

By: Na Mira do Crime

19/12/2025

NÃO PERCA ESTÁ GRANDE OPORTUNIDADE...

BENEFICIÁRIOS DE VIATURAS DISTRIBUIDAS POR HIGINO CARNEIRO, ALGUNS FAZEM PARTE DO PARTIDO MPLA E DO GPL – EMPRESÁRIO É O...
18/12/2025

BENEFICIÁRIOS DE VIATURAS DISTRIBUIDAS POR HIGINO CARNEIRO, ALGUNS FAZEM PARTE DO PARTIDO MPLA E DO GPL – EMPRESÁRIO É OUVIDO HOJE NA DNIAP

O jornal Na Lente do Crime, passa a publicar de forma aleatoria, a lista dos beneficiários de viaturas adquiridas na concessionária RCMJ-Investimentos, Lda - Import & Export. Desta constam médicas, jornalistas, "cunangas", dirigentes do partido MPLA, pessoal do Governo Provincial de Luanda e amigos.

Por: Matias Miguel

Dr. Mário Pinto de Andrade militante do partido MPLA – marca Toyota Land Cruiser cor cinza
Características da Viatura : Matrícula: LD-66-38-GV, Nº Motor: 1 VD0344196, Nº Chassis: JTMHV02J904204010, Estado: Nova, Cor: Cinza Prata, Combustível: Gasóleo ,Toyota Land Cruiser VX;

Afonso Quintas, jornalista da RNA, marca Suzuki Jimmy, matrícula LD-83-35-GV recebeu no dia 03.03.2017;

José Alves Fernandes, jornalista da RNA, marca Suzuki Jimmy, matrícula LD-83-36-GV e LD-83-38-GV recebeu no dia 02.03.17;

Francisco Carneiro (irmão de HC), marca Toyota Hilux LD-91-25-GO, recebeu dia 15.07.17. As médicas,

Janete Maria da Cruz Lopes Teixeira (médica do HC), Hyundai Accent, matrícula LD-09-23-GP, recebeu dia 04.03.17;

Esperança Vidal Quipungo Mota (médica do HC), Hyundai Accent, matrícula LD-09-27-GP a 04.0317;

Florinda Helena da Silva Miranda (médica do HC), marca Hyundai Accent, matrícula LD-09-31-GP, recebeu dia 03.03.17;

Emanuel Dálva (irmão da secretária do HC, Bernadethe Dálva nesta altura, era chefe do GEPE), marca Nissan Navara, matrícula LD-66-39-GW, no dia 20.04.17 e 29.04.18;

Victor Francisco (colocado na sede do comité provincial do partido MPLA), marca Mitsubishi, L200, matrícula LD-33-04-GW, Toyota Hilux, LD-07-55-GX a 29.06-17, Toyota Hilux LD-07-65-GX a 29.06.17, LD-07-57-GX, LD-07-73-GX, Toyota Hilux LD-07-61, Toyota Hilux LD-07-62-GX, Toyota Hilux LD-07-56-GX, LD-07-63-GX, LD-07-66-GX;

Desanjo António, Toyota Land Cruiser, LD-87-02-GV (esta viatura circula com o general HC), segundo a fonte (06.10.17), mais quatro Toyotas Hilux LD-96-35-GW, LD-96-38-GW, LD-96-37-GW, LD-96-39-GW; dois Hyundai Tucson, LD-12-75-GX e LD-33-51-GW, um Kia Sportage LD-33-10-GW e dois Suzuki Jimmy LD-12-75-GX, LD-33-51-GW;

António Muhammed, Toyota Prado LD-59-98-GA;

Paulino Ndala Mitsubishi, Canter LD-66-29-GW.

Viaturas não passaram pela secretária

Segundo o empresário Rui Marinho, no acto da entrega das viaturas, a equipa do general HC encarregue do levantamento dos meios negociavam directamente com a concecionária e o GEPE (órgão de apoio directo do governo da província), sem que as mesmas passassem pela secretaria do comité do MPLA e do GPL, o que torna a dívida como pessoal do general.

Comité do MPLA responde

No ofício nº 819 GAB.P.S/CPPL/2021, em despacho do 1° secretário do MPLA em Luanda, senhor Bento Bento, demarca-se da dívida em nota enviada a concessionaria, que o Na Lente do Crime teve acesso, lê-se: "O MPLA não assumirá esta dívida pelo facto do lote de viaturas não ter dado entrada oficial", homologado pelo senhor Alberto Camuto Rafael, chefe do gabinete em 31 de Outubro de 2021.

Máfia no registo de propriedade

Segundo o empresário Rui Marinho a nossa reportagem, “tomei conhecimento e confirmo, uma grande parte de pessoas que receberam as viaturas estão a comercializá-las como se fossem os legítimos proprietários do meio, (registaram em seus nomes), me pergunto como é que conseguiram o registo se nós passamos apenas notas de entrega". Isto, pressupõe dizer, que existe uma máfia na direcção de registo de automóveis, alerta.

Rui Marinho empresário da concecionária RCMJ-Investimentos, Lda é ouvido nesta quarta-feira 18 pela DNIAP, depois de já terem feito dois testemunhas seus na terça-feira 17.

Na busca da verdade material, o repórter do Na Lente do Crime, ouviu os jornalistas Afonso Quintas e Alves Fernandes, “é verdade, recebi sim na qualidade de director da Rádio Luanda uma viatura, marca Suzuki Jimmy vinda do general, a mesma encontra-se a fazer serviço de reportagem na Rádio Luanda. José Alves Fernandes “recebi sim e não são viaturas pessoais, são da Televisão Pública de Angola, continuam ao serviço da TPA. Já fui ouvido pela DNIAP e ficou esclarecido.

Janete Lopes, outra beneficiária, contactada pelo NLC, simplesmente desligou o telefone, depois de aperceber-se da razão da chamada. Desanjo Antóno, Victor Francisco e outros, embora contactados remeteram-se ao silêncio.

Endereço

Luanda

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Na Lente do Crime publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Compartilhar

Categoria