04/08/2025
MINHA FAMÍLIA É HIT....
O PRESIDENTE DA ANATA TRAIU MESMO O SEU VICE-PRESIDENTE?
O presidente da ANATA, que está numa teia de contradições sem fim, afirmou que não foi a ANATA quem convocou a greve, e que, afinal, foram “pessoas estranhas” que paralisaram os taxistas:
1 - Três dias após os confrontos violentos na capital de Angola, o governo começou a “caçar” os indivíduos que classificou como “antipatriotas e terroristas” ou “manipuladores” do povo.
2 - Nesta onda de caçar os “terroristas”, os principais suspeitos do governo são os membros da ANATA – Associação Nacional dos Taxistas Angolanos.
3 - Até ao momento, muitos cidadãos angolanos na sua maioria pobre, pertencentes ou não à ANATA, já foram “condenados” pela comunicação social pública; alguns foram mortos.
4 - O vice-presidente da ANATA, portanto, grevista, já se encontra atrás das grades e foi “acusado e condenado” pela TPA, que o apelidou de “terrorista”.
5 - Entretanto, talvez pelo medo, o presidente da ANATA distanciou-se da greve e declarou que afinal não foi a ANATA quem decretou a paralisação que originou a maior vaga de protestos da história da Angola independente.
6 - Francisco Paciente, presidente da ANATA, utilizou também um discurso semelhante ao do comunicado oficial do governo e afirmou que a greve, afinal, foi convocada por “pessoas estranhas”, visto que, segundo ele, a paralisação já “tinha sido cancelada”.
7 - Francisco Paciente, que falou à imprensa, afirmou categoricamente: “a ANATA não foi a organizadora da greve de três dias, pois a paralisação já havia sido desconvocada (...).”
8 - Segundo Francisco Paciente, “pessoas estranhas estiveram por detrás da paralisação dos taxistas”, especialmente em Luanda, “e aproveitaram para promover actos de vandalismo e violência que resultaram em 30 mortos e mais de 270 feridos”.
9 - O único problema destas declarações de Francisco Paciente que não fazem o menor sentido é que a organização que ele lidera, conforme se pode constatar na pági