29/07/2025
*COMUNICADO E NOTA DE REPÚDIO*
Sobre os actos de vandalismo ocorridos durante a paralisação subordinada ao tema "F**a em Casa"
*A Direção Geral da A-MBAIA* – Associação dos Motoristas Benquistos Associados Independentes de Angola, vem por meio deste, comunicar e, ao mesmo tempo, repudiar veementemente os actos de vandalismo e desordem pública verificados durante a paralisação convocada pela plataformas de cooperativas e associações, ocorrida hoje segunda-feira 28 de Julho mesmo depois desta ter cancelado a mesma no último final de semana.
A paralização subordinada ao lema "F**a em Casa".
É com profunda preocupação que tomamos conhecimento de que elementos alheios à actividade de táxi aproveitaram-se do contexto da referida paralisação para promover a violência, intimidação, destruição de bens e perturbação da ordem pública, denegrindo o propósito legítimo de reivindicação e manchando a imagem dos verdadeiros profissionais do sector dos transportes.
A A-MBAIA reafirma a continua solidariedade aos profissionais (Taxistas), e não compactua com actos de vandalismo, incitação à violência ou qualquer forma de comportamento que atente contra a paz social, a integridade física e os bens dos cidadãos. Os nossos princípios orientadores baseiam-se na legalidade, no diálogo e na construção de soluções através de canais institucionais.
Expressamos a nossa solidariedade às vítimas dos incidentes, e apelamos às autoridades competentes para que sejam identificados e responsabilizados os autores destes actos criminosos, que em nada representam os valores das associações e cooperativas comprometidas com a melhoria das condições de trabalho e prestação de serviços à sociedade.
A Direção Geral da A-MBAIA reforça o seu compromisso com a ordem, a paz e o respeito mútuo, e continuará a trabalhar para defender os interesses dos seus membros de forma ética, transparente e responsável.
Luanda, aos 28 de Julho de 2025
O Director de relações institucional.
✍️ *Adriano Cachitolo.*