12/06/2026
Reflexão:
Uma das maiores lições que a vida me deu foi aprender a não levar para o lado pessoal o que os outros fazem ou dizem. Hoje entendo que as atitudes alheias muitas vezes revelam mais sobre o mundo interior de quem as pratica do que sobre quem as recebe. Muitas pessoas atravessam conflitos profundos — dias pesados, lutas internas e batalhas que ninguém vê — e, por isso, agem de formas que nos magoam ou nos confundem.
Por isso, cultive o autoconhecimento. Quando você se conhece de verdade — seus hábitos, tendências, medos e desejos — f**a mais fácil distinguir o que vem de você e o que vem dos outros. Esse entendimento não torna as ofensas aceitáveis, mas dá espaço para compaixão em vez de raiva, para limites saudáveis em vez de reatividade. Conhecer-se é um gesto de cuidado consigo mesmo que, paradoxalmente, evita muitos choques com o mundo.
By: Jorge Matos JM