Faculdade de Economia - UMN

Faculdade de Economia - UMN Bem-vindo(a) à Página Oficial da Faculdade de Economia da Universidade UMN. Welcome to the official page of the Faculdade de Economia da UMN.

É notícia…Decorre a bom ritmo o 𝐈𝐈º 𝐌𝐨́𝐝𝐮𝐥𝐨 𝐝𝐨 𝐂𝐮𝐫𝐬𝐨 𝐝𝐞 𝐄𝐬𝐩𝐞𝐜𝐢𝐚𝐥𝐢𝐳𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐞𝐦 𝐓𝐞́𝐜𝐧𝐢𝐜𝐚𝐬 𝐝𝐞 𝐑𝐞𝐝𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐝𝐞 𝐀𝐫𝐭𝐢𝐠𝐨𝐬 𝐂𝐢𝐞𝐧𝐭𝐢́𝐟𝐢𝐜...
06/11/2025

É notícia…

Decorre a bom ritmo o 𝐈𝐈º 𝐌𝐨́𝐝𝐮𝐥𝐨 𝐝𝐨 𝐂𝐮𝐫𝐬𝐨 𝐝𝐞 𝐄𝐬𝐩𝐞𝐜𝐢𝐚𝐥𝐢𝐳𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐞𝐦 𝐓𝐞́𝐜𝐧𝐢𝐜𝐚𝐬 𝐝𝐞 𝐑𝐞𝐝𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐝𝐞 𝐀𝐫𝐭𝐢𝐠𝐨𝐬 𝐂𝐢𝐞𝐧𝐭𝐢́𝐟𝐢𝐜𝐨𝐬 𝐞 𝐋𝐢𝐯𝐫𝐨𝐬, subordinado ao tema: “Estatística Aplicada e Ferramentas de Análise de Dados: SPSS, Stata, EViews e R”, ministrado pelo Prof. Dr. Jelson Serafim vice decano da Faculdade de Economia da UMN p/ Área académica.

O público-alvo desta formação é composto por docentes e colaboradores administrativos da Faculdade de Economia, que procuram reforçar e aprofundar os seus conhecimentos nas áreas de estatística aplicada e análise de dados, com vista a aprimorar a qualidade da produção científica e o uso de ferramentas tecnológicas na investigação académica.

Com esta formação, a Faculdade de Economia reafirma o seu compromisso com a investigação científica e a produção de conhecimento, consolidando-se como uma referência de excelência na região.
𝐏𝐨𝐫: 𝐃𝐓𝐂𝐈 / 𝐂𝐨𝐦𝐮𝐧𝐢𝐜𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐈𝐧𝐬𝐭𝐢𝐭𝐮𝐜𝐢𝐨𝐧𝐚𝐥.

05/11/2025

CANDIDATURAS A BOLSAS DE ESTUDO INTERNAS GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO 2025/2026

O Instituto Nacional de Gestão de Bolsas de Estudo (INAGBE), torna público que se encontram abertas as candidaturas ao Programa de Bolsas de Estudo Internas, para os níveis de Licenciatura e Pós-graduação, correspondentes ao ano académico de 2025/2026.

Regulamento Geral de Bolsas de Estudo do Subsistema de Ensino Superior:

Decreto Presidencial n.º 63/20, de 04 de Março.

Decreto Presidencial n.º 163/22, de 21 de Janeiro

Bolsa de Estudo Interna - É a comparticipação do Estado Angolano nos encargos inerentes à formação académica, através de um subsídio pecuniário concedido ao cidadão que preencha os requisitos estabelecidos nos diplomas legais em vigor, para a frequência de cursos de licenciatura e de pós-graduação em Instituições de Ensino Superior (IES) devidamente legalizadas pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI).

NÚMERO DE BOLSAS POR ATRIBUIR Ano académico (2025/2026)

Total --- > 10.500

Graduação ---> 9.500

Pós-Graduação ---> 1.000

Requisitos

Licenciatura

Ter nacionalidade angolana;

Ter concluído o 2º Ciclo do Ensino Secundário (Ensino Médio).

Ter idade não superior a 25 anos e não superior a 35 anos para os candidatos ao Regime de Protecção Especial (Filhos de Antigos Combatentes, deficientes de guerra e deficientes);

Estar matriculado e a frequentar o 1.º ou 2.º ano de um curso de Licenciatura legalmente criado por Decreto publicado em Diário da República de Angola, ministrado por uma Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida, não podendo o candidato ser repetente no ano a que se candidata.

Não ser detentor de grau académico ao qual concorre para a bolsa de estudo.

Pós-Graduação

Ter nacionalidade angolana;

Possuir residência permanente no País;

Estar inscrito num programa de Mestrado ou de Doutoramento em uma IES em território nacional;

Ter média igual ou superior a 14 valores na licenciatura, para candidatos aos programas de Mestrado, média igual ou superior a 14 valores no Mestrado, para candidatos aos programas de Doutoramento;

Ter uma média mínima de 16 (dezasseis) valores na Licenciatura, para os candidatos que pretendam ingressar directamente num programa de Doutoramento, sem a necessidade de frequentar previamente um curso de Mestrado;

Ter idade não superior a 35 anos para candidatos ao nível de Mestrado, e não superior a 45 anos para candidatos ao nível de Doutoramento;

Os Docentes e investigadores científicos angolanos do Sistema de Educação e Ensino e do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que estejam em regime de tempo integral e de exclusividade, podem candidatar-se a BEI, desde que tenham obtido avaliação positiva de desempenho nos últimos 3 anos, e que a sua candidatura tenha sido validada pelo Conselho Ciêntífico da IES, estando isentos da exigência referente a Idade e Média do curso precedente.

Não ser detentor do grau académico ao qual concorre para bolsa de estudo.

Quotas por regime

Decreto Presidencial n.º 63/20, de 04 de Março

Decreto Presidencial n.º 163/22, de 21 de Janeiro

Os candidatos devem apresentar a candidatura a BEI em um dos seguintes regimes:

Regime de Proteção Especial 10%. São reservadas aos filhos de combatentes tombados ou perecidos em combate, de antigos combatentes e veteranos da pátria, nos termos da lei, devendo apresentar a documentação comprovativa desta categoria, emitida pelo Gabinete dos Antigos Combatentes do Ministério da Defesa, ou pelas Delegações Provinciais dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, reunindo os demais requisitos para a candidatura.

Regime de Necessidade Especiais 10% . São reservadas para os candidatos com deficiência nos termos do Decreto Presidencial n.º 238/11, de 30 de Agosto, devendo, para o efeito, respeitar os requisitos e procedimentos estabelecidos pelos normativos vigentes no INAGBE.

Regime Geral 80% -Aplicável aos candidatos que não se enquadram nos regimes acima referidos.

Documentação Necessária

Licenciatura

Uma fotografia tipo passe;

Fotocópia do bilhete de Identidade;

Atestado de Pobreza; Comprovativo de filho de Antigo Combatente, ou de Necessidades Especiais (se aplicáveis)

Certificado de conclusão do ll Ciclo do Ensino Secundário com notas discriminadas;

Declaração de frequência do ano lectivo 2025-2026, em um curso de ensino superior (criado por Decreto em Diário da República )

Declaração com notas discriminadas do 1:° ano para os candidatos que se encontram a frequentar o 2.° ano “2025-2026”

Pós-Graduação

Uma fotografia tipo passe;

Requerimento dirigido ao Director Geral do INAGBE; sobre a motivação da sua candidatura à bolsa de estudo.

Fotocópia do bilhete de identidade;

Documentos comprovativos de conclusão do curso de Licenciatura ou de Mestrado, devidamente reconhecidos ou homologados pelo Instituto Nacional de Avaliação, Acreditação e Reconhecimento dos Estudos do Ensino Superior (INAAREES);

Declaração de frequência de um curso legalmente reconhecido, ministrado numa Instituição de Ensino Superior legalizada;

Os docentes e investigadores científicos angolanos pertencentes ao Sistema de Educação e Ensino e ao Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, além da documentação referida anteriormente, devem ainda apresentar:

Carta de autorização do gestor da Instituição à qual o candidato se encontra vinculado;

Declaração comprovativa do regime de tempo integral e de exclusividade na Instituição de vínculo;

Avaliação de desempenho positiva referente aos últimos três (3) anos.

Critérios para atribuição de bolsas de estudo

São aplicados os seguintes critérios:

Licenciatura

Mérito académico-40%;

Curso prioritário e/ou deficitário-25%

Idade-15%

Rendimento do agregado familiar – 20%

OBS: Em caso de igualdade de pontuação, o primeiro critério para o desempate é a prioridade ao género feminino e o segundo a menor idade do candidato.

Critérios para atribuição de bolsas de estudo

São aplicados os seguintes critérios:

Pós-graduação

Mérito académico - 60%;

Curso prioritário e/ou deficitário - 25%

Idade-15%

OBS: Em caso de igualdade de pontuação, cabe ao júri deliberar, devendo, para o efeito, dar prioridade ao candidato com menor idade.

Período de Candidatura

A apresentação do processo de candidatura é efetuada exclusivamente por via on-line.

Os candidatos devem reunir os requisitos constantes no presente edital, em conformidade com os Decretos Presidenciais n.º 63/20, de 04 de março, e n.º 163/22, de 21 de janeiro, e submeter a documentação exigida para o efeito de candidatura, no período de 03 a 26 de novembro do corrente ano, através do portal: www.inagbe.gov.ao

Nota: O INAGBE reserva-se o direito de solicitar aos candidatos documentos complementares ao processo, sempre que se revelar necessário.

Fases do Processo de Candidatura.

1ª fase: Apresentação das candidaturas – de 03 a 26 de Novembro 2025;

2ª fase: Verificação e análise documental dos processos submetidos pelos candidatos, de 27 de Novembro a 12 de

Dezembro de 2025;

3ª fase: Pré-seleccão – de 15 a 18 de Dezembro de 2025;

4ª fase: Publicação dos resultados dos candidatos pré-seleccionados - 19 de Dezembro de 2025;

5ª fase: Assinatura do contrato da BEI – De 22 de Dezembro de 2025 a 16 Janeiro de 2026;

6ª fase: Processamento dos subsídios – De 19 de Janeiro a 13 de Fevereiro de 2026.

Luanda, 30 de Outubro de 2025

Promovendo a excelência do capital humano para o progresso de Angola.

https://inagbe.gov.ao/noticias/afe5ffa0-ea88-4f7e-994d-c97f9d36aff9

NOTA DE FELICITAÇÃOA Faculdade de Economia da Universidade Mandume ya Ndemufayo (UMN) felicita o agora Mestre Eduardo Ga...
04/11/2025

NOTA DE FELICITAÇÃO
A Faculdade de Economia da Universidade Mandume ya Ndemufayo (UMN) felicita o agora Mestre Eduardo Gabriel pela brilhante defesa da sua dissertação de Mestrado, realizada na sexta-feira, 31 de outubro de 2025, na qual obteve a classificação de “Muito Bom”.
Com o tema “Sustentabilidade dos Serviços de Limpeza Urbana como Factor de Promoção da Empregabilidade: O Caso da Cidade do Lubango”, o trabalho apresentado pelo então mestrando demonstra elevado rigor científico e constitui um contributo relevante para a compreensão das políticas de sustentabilidade e promoção da empregabilidade no contexto urbano.
A Faculdade de Economia expressa o seu orgulho e reconhecimento não só pelo mérito académico do Mestre Eduardo Gabriel, mas também por ter escolhido a nossa instituição para dar continuidade aos seus estudos de Mestrado, reforçando a confiança na excelência do ensino e investigação que promovemos.
Por: DTCI / Comunicação Institucional.

04/11/2025
A Faculdade de Economia da UMN felicita calorosamente o Professor Bernardo Semente pelo seu aniversário.Que esta data se...
31/10/2025

A Faculdade de Economia da UMN felicita calorosamente o Professor Bernardo Semente pelo seu aniversário.
Que esta data seja marcada por alegria, bem-estar e conquistas, valorizando o seu compromisso e dedicação ao crescimento da nossa instituição.
Parabéns 🎉

Avaliadores do INARESS Avaliam Curso de Economia na FE-UMNNos dias 29 e 30 de Outubro de 2025, a Faculdade de Economia d...
30/10/2025

Avaliadores do INARESS Avaliam Curso de Economia na FE-UMN

Nos dias 29 e 30 de Outubro de 2025, a Faculdade de Economia da UMN (FE-UMN) recebeu uma equipa de avaliadores externos do INARESS para o processo de avaliação e acreditação do curso de Economia com as suas respectivas especializações.

No primeiro dia (29), os avaliadores:
-Foram recebidos pelo Decano, Professor Doutor César Fernando Reis, que apresentou de forma sucinta a Faculdade, destacando o seu percurso, missão e contribuição para o desenvolvimento da região;
-Reuniram-se com o CAA, coordenado pelo Professor Altino Silvano e seus membros, para discussão e esclarecimentos sobre o Relatório de Autoavaliação (RAA) e o Projecto de Autoavaliação;

Mantiveram encontros com docentes, estudantes, funcionários, ex-alunos e outros intervenientes, recolhendo informações sobre a dinâmica académica e institucional da Faculdade.

Durante os dois dias, a equipa também analisou infraestruturas, recursos humanos, plano curricular, mecanismos de gestão académica e o conteúdo das especializações, consolidando o processo de acreditação.

O Decano destacou que esta avaliação é *“um momento importante para aferir a qualidade do nosso trabalho e reforçar o compromisso com a excelência académica.”*
A FE-UMN reafirma o seu compromisso com altos padrões de ensino, investigação e extensão universitária, contribuindo para o fortalecimento do ensino superior em Angola.

Em nome da Faculdade de Economia da UMN, celebramos com enorme alegria o aniversário do nosso Decano, Professor Doutor C...
28/10/2025

Em nome da Faculdade de Economia da UMN, celebramos com enorme alegria o aniversário do nosso Decano, Professor Doutor César Fernando Reis, que hoje completa mais uma risonha primavera.

É com profundo respeito e admiração que reconhecemos a sua liderança exemplar, a dedicação incansável e a visão que têm guiado a nossa Faculdade rumo à excelência académica e institucional. Sob a sua orientação, estudantes, docentes e colaboradores encontram inspiração para crescer, aprender e superar desafios, consolidando a Faculdade de Economia como um farol de conhecimento e inovação.
Desejamos-lhe saúde, felicidade e muitas conquistas, que cada dia seja repleto de alegrias e realizações, e que continue a iluminar o caminho de todos nós com a sua sabedoria, entusiasmo e compromisso inabalável.
Muitos parabéns, Professor Doutor César Fernando Reis!

27/10/2025
Inscrições abertas até dia 31 de Outubro de 2025.Sobre o Formador: 🔹Nelson Tchingui Jamba é Doutor em Matemática, com es...
27/10/2025

Inscrições abertas até dia 31 de Outubro de 2025.
Sobre o Formador:
🔹Nelson Tchingui Jamba é Doutor em Matemática, com especialização em Estatística, pela Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora, Portugal.
🔹 Professor Auxiliar na Faculdade de Ciências Naturais (FCN) da Universidade do Namibe (UNINBE), Angola, e Investigador do Centro de Investigação em Matemática e Aplicações (CIMA), da Universidade de Évora.
🔹Interesses em investigação incluem: Processos Estocásticos, Análise de Dados e Programação em R”.

Público Alvo: Docente da FEUMN.
Por: DTCI / Comunicação Institucional.

A Faculdade de Economia da UMN congratula o Professor António Serôdio pelo seu aniversário.Desejamos-lhe felicidade, bem...
27/10/2025

A Faculdade de Economia da UMN congratula o Professor António Serôdio pelo seu aniversário.
Desejamos-lhe felicidade, bem-estar e realizações contínuas, reconhecendo a sua contribuição essencial para o crescimento da nossa instituição.
Muitos parabéns 🎉

Missão, Visão, Valores e Objectivos da Faculdade de Economia da IMN.
26/10/2025

Missão, Visão, Valores e Objectivos da Faculdade de Economia da IMN.

24/10/2025

Momento da condecoração do digno Decano Professor Doutor César Fernando Reis, pela sua excelência Presidente da República de Angola João Manuel Gonçalves Lourenço, a história registou.
Parabéns digno decano.

Por: Gabinete de Comunicação Institucional da FEUMN.

Endereço

Huíla
Lubango

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 08:30 - 15:30
Terça-feira 08:30 - 15:30
Quarta-feira 08:30 - 15:30
Quinta-feira 08:30 - 15:30
Sexta-feira 15:30 - 12:00
Sábado 08:00 - 17:00

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Faculdade de Economia - UMN publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para Faculdade de Economia - UMN:

Compartilhar