14/05/2021
MANCHETES DA TARDE
NÃO PERCA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA SUA TARDE! - ACOMPANHE!
1 - DESTAQUE
Portugal e a sua responsabilidade sobre a “Lunda Tchokwe”
___________
Portugal depois de colonizar a sua província ultramarina de Angola, entre o ano 1482 até 1884, após 402 anos, toma conhecimento da existência das terras do Muatiânvua do Império Lunda, situadas para além de Malange, o seu representante geral da província de Angola, com ajuda das informações dos anos 1843 do também português Joaquim da Graça que, já vivia no Estado Independente do Congo, criado pelo LEOPOLDO II da BÉLGICA, este comunica o seu governo na EUROPA, nascimento da ambição portuguesa para as aventuras de exploração do interior de África com fins meramente Comerciais, conforme os documentos da Expedição Científica Portuguesa a Mussumba do Muatiânvua 1884-1888.
A presença de Portugal na Lunda Tchokwe tem lugar a partir do ano de 1884, na seqüência da conhecida Expedição Portuguesa ao Muatiânvua 1884 – 1888; Francisco Joaquim da Costa e Silva – Conselheiro; Manuel Pinheiro Chagas – Ministro de Estado Honorário entre outros, testemunharam aquela viagem do Sr Henrique Augusto Dias de Carvalho, que foi o Chefe da Expedição e o 1.º Governador da Lunda, nasceu no dia 9 de Junho de 1843 e faleceu no dia 4 de Fevereiro de 1909, tendo recebido o titulo póstumo de “BENEMÉRITO DA PATRIA” e de General.
A Questão da Lunda ou, o contencioso de Lisboa sobre a Lunda 1885 – 1894, nasceu na seqüência da convenção de 14 de Fevereiro de 1885 em Berlim entre Portugal e a Bélgica do Leopoldo II. O conflito entre Portugal e a Bélgica aconteceu porque o Rei Leopoldo II queria anexar uma parte da Lunda ao Estado Independente do Congo, Portugal reivindicou a posse da Lunda juridicamente porque havia celebrado tratados de protecção, vulgos “PROTECTORADOS” com os Potentados da Nação Tchokwe.
2 - SOCIEDADE
Sindicatos preparam protestos contra “trabalho escravo”
_____________
Perante os “maus tratos” e a “miséria” crescente dos trabalhadores angolanos, manifestações para exigir a revisão da Lei Geral do Trabalho estão no horizonte das centrais sindicais.
Os sindicatos afirmam que a atual Lei Geral do Trabalho acarreta muitos constrangimentos à estabilidade de emprego de muitos angolanos. A legislação beneficia mais o empregador em detrimento do empregado, dizem os sindicalistas, que em dezembro discutiram a hipótese de realizar uma greve geral. Até agora, a medida foi descartada para facilitar as negociações com o Governo de João Lourenço.
Mas a insatisfação dos trabalhadores continua a aumentar: num país em que a inflação está cada vez mais alta e com o preço da cesta básica a disparar nos mercados, o salário do angolano não serve para as despesas das famílias, segundo os sindicalistas.
Em entrevista à DW África, o secretário-geral da Central dos Sindicatos Independentes e Livres de Angola (CGSILA), Francisco Jacinto, afirma que os atos de massa – que já têm data marcada e deverão ser anunciados em breve – visam mudar o estado atual dos trabalhadores das empresas públicas e privadas que ainda fazem “trabalhos indecentes”.
3 - CRIME
JOVEM MATA CRIANÇA DE 5 ANOS POR A VIZINHA LHE CHAMAR DE GATUNO
___________
O crime ocorreu no interior de uma residência, no bairro Kawango, periferia da cidade do Luena, em que foi vítima uma menor de 5 anos.
Segundo a mãe da menor, tudo aconteceu quando o implicado foi chamado de ladrão pela vizinha. Insatisfeito pegou numa pedra, arremessou contra esta que, ao esquivar acabou por atingir a cabeça da menor. Esta última, socorrida ao Hospital Geral do Moxico, não resistiu e acabou por falecer.
4 - PARA SABER
PGR DE ANGOLA NEGOU RECEBER LISTA DAS FORTUNAS DOS ANGOLANOS EM PORTUGAL, PARA NÃO DESTAPA A "CARECA” DA JUSTIÇA ANGOLANA
___________
TEXTO: LSL
Os documentos que o DCIAP enviou às autoridades judiciais angolanas e que estas dizem não ter recebido são uma história mal contada. No fim da linha, esta rábula acaba por fragilizar a narrativa de combate à corrupção construída por Angola.
A rábula à volta da documentação entregue a Angola pelo Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP), com um conjunto de informações sobre bens, acções e propriedades que vários cidadãos angolanos têm em Portugal, é mais uma ferida aberta na PGR angolana.
Hélder Pitta Grós, procurador-geral da República de Angola, refugiou-se na semântica, declarando a 27 de Abril não ter «até ao presente» recebido «qualquer lista com este teor», [lista de fortunas de cidadãos angolanos com domicílio em Portugal], mas a realidade é que o DCIAP entregou na embaixada angolana, correspondendo ao solicitado numa carta rogatória, informação detalhada sobre contas bancárias, aplicações financeiras em fundos de investimento, imóveis e participação em empresas em Portugal de diversas personalidades angolanas. Ou seja, excluindo o exercício retórico, lista ou informação detalhada, a realidade é que as autoridades angolanas estão na posse da documentação fornecida pelo DCIAP.
Porquê, então, negá-lo? Presumivelmente pela simples razão de que esta circunstância coloca uma pressão acrescida sobre a PGR angolana, a qual perde assim um pretexto para ir protelando as suas acções.
Todavia, este episódio não abona a favor da transparência da justiça angolana e abre campo para legitimar os que põem em causa a sua independência.
Em atualização...
5 - DESPORTO
GIRABOLA REGISTA MAIS UMA CHICOTADA PSICOLÓGICA
_____________
FONTE: ANGOSPORT MAGAZINE
Trata-se do treinador angolano de 48 anos, Paulo Saraiva, que acaba de ser demitido do comando técnico da equipa do GD Baixa de Cassanje, três meses após ter assumido o comando técnico dos heróis da Baixa de Cassanje, em substituição de Martins "Bula”.
A sequência de maus resultados obtidos pela equipa nos últimos jogos, dentre os quais, a derrota averbada na última quarta-feira, por 2-1 diante da Académica do Lobito, estarão na base da decisão tomada pela direcção presidida por José João Rafael.
Paulo Saraiva, deixa o comando técnico da equipa do GD Baixa de Cassanje no 14° lugar da tabela classificativa, com 15 pontos.
Esta é já a sétima chicotada psicológica registrada no presente Girabola, numa altura em que já se disputaram 19 jornadas.
GIRABOLA 2020/2021
LISTA ATUALIZADA DOS MELHORES MARCADORES:
1° Mabululu (9 golos) CD 1° Dagosto
2° Tiago Azulão (8 golos) Petro de Luanda
3° Das Faa (8 golos) Interclube
4º Picas (7 golos) – Petro de Luanda
5° Benarfa (7 golos) Bravos do Maquis
6° Depú (6 golos) CR da Caála
7° Jô Paciência (6 golos) - Sagrada Esperança
8° Wilfried (6 golos) - Interclube
9° Gláucio Fanfan (5 golos) Sporting de Cabinda
10° Julinho (5 golos) Progresso do Sambizanga
*COLUNISTA
Cabinda chora morte de “Raúl Danda”
____________
Deputado da UNITA será lembrado como um dos maiores defensores dos cabindas, afirmam à DW várias vozes. O corpo de Raúl Danda chega esta quinta-feira (13.05) à sua terra natal. Funeral realiza-se na sexta-feira.
Na província angolana de Cabinda, a passagem física de Raúl Manuel Danda suscitou reações por parte dos cidadãos e políticos. Natural de Cabinda, Danda morreu no passado sábado (08.05), aos 63 anos de idade, vítima de doença. O infausto acontecimento abalou o povo angolano, em particular o da sua terra-natal, numa altura em que muito se fala da questão de Cabinda.
Em entrevista à DW África, cidadãos e políticos lamentam o falecimento do antigo vice-presidente e até então presidente do grupo parlamentar da UNITA, que consideram ter sido um dos maiores defensores dos cabindas. Para alguns, Raúl Danda foi o único filho do enclave que sempre usou as suas ideias para libertar o povo das maranhas do esquecimento.
ENTÃO? O QUE ACHOU DA NOSSA NOVA IMAGEM? DEIXEI SEU COMENTÁRIO, E SIGA A PÁGINA!