
20/09/2025
☑️NAMIBE REGISTA REDUÇÃO DE NAUFRÁGIOS
🇦🇴As autoridades marítimas da província registaram de Janeiro até a data presente, pelo menos uma embarcação artesanal naufragada, fruto das acções de sensibilização sobre segurança marítima, direccionadas aos marinheiros, informou terça- feira, o director do gabinete provincial das pescas e do Mar, Piedade Goanhe‼️
Em declarações à ANGOP 0 responsável lembrou que, no período homólogo de 2024, foram registados seis naufrágios, nos quais 26 pessoas morreram, três embarcações desaparecidas e igual número de afogamentos.
☑️Apontou como causas, a inobservância das normas de segurança nas embarcações, sublinhando que em Fevereiro do corrente ano, 15 marinheiros foram resgatados de um incidente.
Outro factor que contribuiu para a diminuição dos naufrágios, disse, tem a ver com o encerramento de quatro estaleiros ilegais, em Moçâmedes e cinco no Tômbwa, que fabricavam e disponibilizavam ao mercado, embarcações sem as mínimas condições técnicas exigidas para o licenciamento.
Em suma, "a redução é o resultado de um trabalho desenvolvido pelo grupo operativo multissectorial sensibilização de armadores e a responsabilização criminal", argumentou.
0 município conta com mil e quinhentas embarcações de pesca artesanal, o dobro da quota atribuída à província, frisando que actualmente faltam 900 embarcações para licenciar.
Afirmou que muitas embarcações são provenientes de Benguela, trazidas via marítima e outras por terra, pelo que as autoridades estão a reforçar a fiscalização.