04/07/2023
DISPONÍVEL Á VENDA
CONTATO: 936506464
Localização: Saurimo/Lunda Sul.
*Bairro*: Camitundo
*Artista*: Benedito Mussulumbi
*Título:* Minha Identidade em Risco
*Dimensão:* 77cm/77cm
*Categoria:* Artes Plásticas
*Especialidade:* Pintura e Escultura
*Técnica:* Mista
*Sinopse:*
Os povos da Lunda praticavam com mestria várias danças, por vezes executadas por akishi, tais como a tchianda, tchisela, kalukuta, kandowa, makhopo, maringa, kandjendje e likembe, isto tanto em cerimónias festivas e na recepção de visitantes como nos rituais de entronização de chefes tradicionais e em sessões de puro entretenimento, sempre apoiadas por uma variedade de instrumentos musicais. Destes destacavam-se os ngoma ou batuques, cikhunvu, ndjimba, cissanje e muiyemba (xilofones).
Há que referir também a intervenção dos akishi com as máscaras cikunza (patrono da mukanda), cikungu (ligada às cerimónias de investidura dos grandes chefes tradicionais), mwana phowo (que representa a beleza e o encanto das mulheres cokwe), cihongo (que representa a coreografia tradicional cokwe) e katoyo (representante das danças recreativas), entre outras lúdicas ou jocosas.
Sobas como guardiões das aldeias ensinavam às novas gerações, no actual estado de certas actividades culturais deixaram de ser executadas, nomeadamente a Mukanda - conhecida vulgarmente por circuncisão tradicional ou rito de iniciação masculina -, o Kafundeji, escola de preparação feminina, e o Tchota ou Jango, onde eram observados os ritos para a educação dos jovens.
Não será possível resgatarmos os nossos hábitos e costumes se o soba ou regedor ser um citadino. Os tchotas só vão funcionar se existir presença da autoridade tradicional. Para tal, o mesmo deve viver junto à sua comunidade, uma sociedade só é valorizada se tiver os pilares da cultura, dos seus hábitos e costumes bem preservados. "O pior analfabeto não é só aquele que não sabe ler e escrever, mas sim aquele que ignora a sua identidade cultural".
Os jovens desta nova geração só falam de Kamanga, Samanhonga e Mwana Phowo, tudo isso é porque a *MINHA IDENTIDADE "CULTURAL" ESTÁ EM RISCO* e tem sofrido muitas influências.