N'dala Francisco

N'dala Francisco Especialista em Protecção da Criança| Defensor dos Direitos da Crianças| Humanista|Líder Associativo

02/06/2025

🇵🇹 As crianças detidas enfrentam um elevado risco de violência, abuso e problemas de saúde. 💔 A prisão não é lugar para crianças. Vamos priorizar alternativas que funcionem.

🇲🇫 Les enfants en détention sont exposés à un risque élevé de violence, de maltraitance et de problèmes de santé. 💔 La prison n'est pas un endroit pour un enfant. Privilégions les alternatives efficaces.

🇺🇸Children in detention face a high risk of violence, abuse and poor health outcomes. 💔 Jail is no place for a child. Let’s prioritise alternatives that work.

Como ensinar Justiça ⚖️ aos nossos filhos?Tem um antigo conto árabe de que gosto muito. Ele relata a briga de três crian...
30/05/2025

Como ensinar Justiça ⚖️ aos nossos filhos?

Tem um antigo conto árabe de que gosto muito. Ele relata a briga de três crianças amigas que, ao ganharem de um bondoso mercador uma porção de figos secos, não conseguiam fazer a divisão do presente ganho. A todo momento uma das crianças reclamava que seus figos eram menores que os dos outros, ou um dizia que, como ele era maior, merecia os maiores figos... A briga foi ganhando uma proporção gigantesca.

Eles estavam quase chegando a se agredir fisicamente quando um ancião passou pelos três e perguntou o que estava havendo. As crianças relataram todo o ocorrido e, percebendo o olhar sábio do idoso, decidiram pedir ajuda para resolver a situação.

O velho sábio, então, perguntou para os meninos se eles queriam que ele fizesse a divisão conforme as leis dos homens ou a de Deus. Em uníssono, eles responderem que queriam conforme a lei de Deus. O ancião pegou todos os figos, olhou para os três e começou a
divisão. Para um dos meninos, ele deu a maior parte dos figos, para o outro, um figo seco só e para último não deu nada. Os dois garotos, vendo o colega de mão cheia, começaram a gritar: “Isso não é justo!” e, em seguida, questionaram o porquê daquela divisão. O sábio respondeu que eles pediram a divisão conforme a lei de Deus, portanto, assim ele o fez, já que Deus dá para uns muito, para outros pouco e para os demais, nada.

Essa história me vem à cabeça sempre que ouço em casa minhas filhas falando: “Isso não é justo!”. É uma frase curta, mas que é repetida muitas vezes entre elas, quando discutem, ou dirigida aos pais quando tomam alguma decisão ou fazem algo que desagrada uma delas, ou ambas. E não só em casa essa frase é ouvida. Também ouço “Isso não é justo” em festas de aniversário, na casa de amigos que têm filhos, em ambientes que as crianças frequentam.

Como ensinar a justiça para nossos filhos? Que tarefa hercúlea ensinar justiça para as crianças num país tão, mas tão injusto quanto o Brasil. O que sei é que elas estão muito antenadas com o mundo ao seu redor e, se queremos que elas captem alguma essência sobre a justiça, temos de tomar cuidado com nossos discursos.

Lembro bem de uma mãe me relatando que tinha ido ao shopping comprar um presente com seu filho de 4 anos. Ao entrar na loja, a mãe escolheu o que queria comprar, mas, quando foi pagar, percebeu que havia esquecido a carteira no carro. Ao ouvir a mãe dizendo que havia esquecido o dinheiro para a atendente, ele rapidamente disse: “Não tem problema, você pode roubar o presente”. A mãe ficou assustada com esse comentário e perguntou de onde aquilo tinha saído. O menino, então, respondeu que seu pai sempre dizia que no Brasil todos roubam, portanto, ela também podia roubar.

A noção de justiça é bem complexa, porém, existem conceitos que podem ser assimilados pelas crianças. A justiça não pode ser apenas um discurso, mas uma prática. Há muitas pessoas que não roubam no Brasil e é preciso dizer isso para as crianças. Na minha casa, falo com certa frequência para as minhas filhas tentarem se colocar no lugar do outro para avaliar se houve ou não uma injustiça. Elas param, fazem cara de pensamento e, a partir daí, começa uma conversa muito instigante e provocadora de reflexões.

20/04/2025
15/03/2025

Les corps des filles et des femmes ne devraient PAS être soumis à des politiques patriarcales. L'avenir que veulent les filles, c'est celui où elles ont le contrôle de leur corps et où elles prennent conscience de l'étendue de leur santé et de leurs droits sexuels et reproductifs.

15/03/2025

SIM ou NÃO?
A resposta é que mulheres e meninas tenham vozes e escolhas iguais.

15/03/2025

On International Women's Day, The Hindu photographer Thulasi Kakkat captures a striking moment of resilience—a woman rows her family's coracle with a baby in her lap while her husband, also holding a baby, collects fish from his net in Vembanad Lake, Kochi.

15/03/2025

Insólito: Bebê nasce com Síndrome da Barriga de Ameixa ou simplesmente síndrome da tríade. Os país inconformados com o inesperado, abandonam bebê na maternidade e põem-se em fuga.

A síndrome da barriga de ameixa é um defeito congénito raro, também conhecido como síndrome da tríade ou síndrome da barriga de ameixa (PBS). Caracteriza-se por três anomalias principais:

1º. Ausência ou hipoplasia dos músculos abdominais: Dá um aspeto flácido e enrugado ao abdómen, lembrando uma "barriga de ameixa".

2º. Anormalidades do trato urinário: incluindo ureteres dilatados, bexiga distendida, refluxo vesico-ureteral e, por vezes, insuficiência renal.

3. Anomalias genitais: Nos rapazes (a maioria dos casos), observa-se frequentemente criptorquidia (testículos não descidos).

" Todo mundo tem uma história para contar, não há quem nunca teve motivo para chorar..."😭😭

15/03/2025

There is no situation in which child marriage is consensual. The day a girl is married, her entire future is compromised.

Still, 1 in 5 girls globally are forced to marry in childhood.

15/03/2025

Despite progress, the world is failing millions of women and girls.

Join us to march forward in solidarity to achieve rights, equality, and empowerment .

Endereço

Avenida Pedro De Castro Van Dunen Loy
Talatona

Telefone

+244933609800

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando N'dala Francisco publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para N'dala Francisco:

Compartilhar