Angola 24 Horas

Angola 24 Horas Angola 24 Horas é uma página de sátira política e social.
(3)

GRACIETE DOMBOLO SUNGUA • A OMA chegou a um ponto decisivo: já não precisa de aprender a organizar-se — precisa de quem ...
17/01/2026

GRACIETE DOMBOLO SUNGUA

• A OMA chegou a um ponto decisivo: já não precisa de aprender a organizar-se — precisa de quem saiba conduzi-la.

• Liderar a OMA é exercer poder real, com método, responsabilidade e capacidade de decisão — não improviso.

• Mais de 30 anos de militância, com percurso da base ao topo e funções sensíveis em disciplina, auditoria e estatutos.

• Domínio efectivo das regras e dos processos orgânicos, com papel central em comissões estratégicas e no 8.º Congresso da OMA.

• Alinhamento total com o MPLA, com a disciplina partidária e com a liderança do Camarada Presidente João Lourenço, no reforço institucional e na promoção da mulher angolana.

• Não se apresenta como símbolo. Apresenta-se como direcção.
É a liderança que o momento exige.

FIM DA LINHA 👉A Secretária-geral cessante da OMA, Joana Tomás, jura de pés juntos que não vai recandidatar-se por motivo...
17/01/2026

FIM DA LINHA 👉A Secretária-geral cessante da OMA, Joana Tomás, jura de pés juntos que não vai recandidatar-se por motivos pessoais, abrindo espaço para outras mulheres da organização.

A sua saída acontece num contexto de perceção pública de que não contribuiu significativamente para o fortalecimento da OMA, tendo perdido a confiança política do presidente do MPLA, João Lourenço, que a havia apoiado na sua ascensão à liderança.

O 8.º Congresso Ordinário da OMA esta agendado para os dias 28 de Fevereiro e 1 de Março deste ano, em Luanda.

BOA NOTÍCIA👉Lucas Hoza, PCA da Cidade do Século, prevê que ainda em 2026 os angolanos passem a comprar produtos de forma...
16/01/2026

BOA NOTÍCIA👉Lucas Hoza, PCA da Cidade do Século, prevê que ainda em 2026 os angolanos passem a comprar produtos de forma digital, através de plataformas online chinesas, com entrega feita a partir de um centro logístico de distribuição a ser instalado na Cidade do Século, em Ícole e Bengo, sem necessidade de recorrer aos Correios de Angola.

Segundo o responsável, a iniciativa pretende criar no país algo semelhante a uma “China Town”, concentrando comércio, logística e distribuição num único espaço.

Recorde-se que muitos consumidores angolanos que compram produtos na plataforma AliExpress enfrentam dificuldades para receber as encomendas quando estas chegam pelos Correios de Angola, devido a roubos. Já no caso de transportadoras como a DHL, o serviço é mais eficiente, mas o valor do frete acaba, muitas vezes, por ser mais caro do que o próprio produto.

BUE DE MILHÕES 👉Governo autoriza aquisição de licenças Microsoft para toda computadores da Administração Pública O Presi...
16/01/2026

BUE DE MILHÕES 👉Governo autoriza aquisição de licenças Microsoft para toda computadores da Administração Pública

O Presidente da República, João Lourenço, autorizou uma despesa pública de 8,6 mil milhões de kwanzas para a aquisição de licenças Microsoft destinadas a toda a Administração Pública, com o objectivo de reforçar a governação digital e garantir a continuidade dos serviços tecnológicos do Estado.

Estes programas permitem centralizar e reduzir substancialmente os custos de aquisição de licenças Microsoft, com uma poupança na ordem dos 80 por cento face à aquisição individual por cada instituição.

👉Líder da UNITA, Adalberto Costa Júnior, actualizou a sua foto de perfil das redes sociais. Será esta é fotografia ofici...
16/01/2026

👉Líder da UNITA, Adalberto Costa Júnior, actualizou a sua foto de perfil das redes sociais.

Será esta é fotografia oficial para as eleições de 2027?

👉María Corina Machado ofereceu medalha do Nobel a Donald Trump.Maria Corina Machado, a líder da oposição venezuelana, of...
16/01/2026

👉María Corina Machado ofereceu medalha do Nobel a Donald Trump.

Maria Corina Machado, a líder da oposição venezuelana, ofereceu o seu prémio Nobel da Paz ao Presidente norte-americano, Donald Trump.

A revelação foi feita pela própria Maria Corina Machado, em declarações após um encontro com Trump na Casa Branca.

16/01/2026

👉Candidatura de Graciete Dombolo Sungua, recebe luz verde para avançar na disputa ao cargo de secretária-geral da OMA.

👉 Presidente João Lourenço, voltou no activo na mediação do conflito entre a RD Congo e o Ruanda, depois de ter abandona...
15/01/2026

👉 Presidente João Lourenço, voltou no activo na mediação do conflito entre a RD Congo e o Ruanda, depois de ter abandonar a medicação.

O ministro das Relações Exteriores, Teté António, foi enviado hoje à República Democrática do Congo na qualidade de enviado especial do Presidente da República, João Lourenço.

👉Presidente João Lourenço minimiza impacto da redução do preço do alumínio no país, após a inauguração de fábrica de alu...
15/01/2026

👉Presidente João Lourenço minimiza impacto da redução do preço do alumínio no país, após a inauguração de fábrica de alumínio no Bengo

TV ZIMBO - «Será que já é possível, a partir desta unidade, podermos expectar a redução de preços ou ainda é insuficiente?», jornalista António Correia.

PR - «Ainda nem começamos a produzir e já está a pensar nos preços? Bom, a economia diz que quando a oferta é grande, a tendência é os preços baixarem. Portanto, se quer que eu fale no geral, a tendência será essa. Mas, especificamente, vamos ver o que vai acontecer», disse o Chefe de Estado.

15/01/2026

👉Francisco Teixeira, líder do MEA, afirmou que “não há ordem no país” e prometeu mudanças profundas.

Em entrevista à Rádio MFM, no programa A Última Palavra, criticou a impunidade em casos envolvendo expatriados e denunciou situações de agressão a angolanos sem resposta da justiça.

O líder do MEA apontou ainda os baixos salários pagos a jovens, alguns a receberem 30 mil kwanzas apesar do salário mínimo ser de 100 mil e outros que são obrigados a trabalhar nos feriados. Qual é atuação da ministra do Trabalho? “Nós vamos pôr ordem neste país”.

👉 Em Portugal, a campanha presidencial entra na reta final marcada por uma verdadeira guerra de sondagens.Os órgãos da c...
15/01/2026

👉 Em Portugal, a campanha presidencial entra na reta final marcada por uma verdadeira guerra de sondagens.

Os órgãos da comunicação social pública RTP, Antena 1 e Público apontam para um cenário em que o candidato da extrema-direita, André Ventura, surge bem posicionado, com hipóteses reais de vencer a primeira volta das eleições, marcadas para o próximo domingo, 18 de janeiro. Estes dados resultam de sondagens realizadas pela Universidade Católica Portuguesa.

Já os meios privados, como a TVI e a CNN Portugal, apresentam projeções mais favoráveis a António José Seguro, colocando o candidato socialista como o mais votado nessa fase inicial do processo eleitoral.

Importa recordar que, em Portugal, as sondagens conduzidas pela Universidade Católica Portuguesa são geralmente consideradas as mais credíveis e de maior rigor metodológico.

PROLONGADO À VISTA👉Presidente da República cria comissão para preparar visita do Papa Leão XIV a AngolaDESPACHO PRESIDEN...
14/01/2026

PROLONGADO À VISTA👉Presidente da República cria comissão para preparar visita do Papa Leão XIV a Angola

DESPACHO PRESIDENCIAL

Considerando o anúncio feito pela Nunciatura Apostólica em Angola sobre a visita oficial de Sua Santidade Papa Leão XIV ao nosso país;

Havendo necessidade de se criar uma Comissão incumbida de preparar e organizar a visita de Sua Santidade Papa Leão XIV;

O Presidente da República determina, nos termos da alínea d) do artigo 120.º e do n.° 6 do artigo 125.°, ambos da Constituição da República de Angola, conjugados com o n.° 3 do artigo 56.° do Regime de Organização e Funcionamento dos Órgãos Auxiliares do Presidente da República, aprovado pelo Decreto Legislativo
Presidencial n.° 9/22, de 16 de Setembro, o seguinte:

1 . É criada a Comissão encarregue de preparar e organizar a visita oficial de Sua
Santidade Papa Leão XIV ao nosso país, coordenada pela Ministra de Estado para a Área Social, e integra as entidades seguintes:

a) Ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República;

b) Ministro de Estado e Chefe da Casa Militar do Presidente da República;

c ) Ministro do Interior;

d) Ministro das Relações Exteriores;

e) Ministra das Finanças;

f) Ministro da Administração do Território;

g) Ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação;

h) Ministro da Energia e Águas;

i) Ministro dos Transportes;

j) Ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social;

k) Ministro da Cultura;

l) Ministra da Saúde;

m) Ministro e Director do Gabinete do Presidente da República;

n) Governador da Província de Luanda;

o) Governador da Província de Icolo e Bengo;

p) Secretário do Presidente da República para os Assuntos Diplomáticos e de
Cooperação Internacional;

q) Secretário do Presidente da República para os Assuntos de Comunicação
Institucional e Imprensa;

r) Director do Cerimonial da Presidência da República;

s) Comandante da Unidade de Segurança Presidencial;

t) Secretário Geral do Presidente da República.

2. A Comissão tem as atribuições seguintes:

a) Criar as condições materiais e protocolares indispensáveis para o êxito da
visita;

b) Interagir com a Nunciatura Apostólica em Angola para a execução das tarefas inerentes à visita de Sua Santidade Papa Leão XIV;

c) Prosseguir as demais atribuições superiormente incumbidas.

3. A Comissão deve trabalhar, em estreita articulação, com a Nunciatura Apostólica em Angola e a Conferência Episcopal Católica de Angola e São Tomé (CEAST) no processo de preparação e organização da visita.

4. O Coordenador da Comissão pode, sempre que necessário, convidar entidades ou representantes de outros Departamentos Ministeriais para o cumprimento das suas atribuições.

5. As dúvidas e omissões resultantes da interpretação e aplicação do presente
despacho são resolvidas pelo Presidente da República.

6 . O presente Despacho Presidencial entra em vigor no dia seguinte à data da sua publicação.

Luanda, 14 de Janeiro de 2026.

Endereço

Machado Saldanha
Talatona
AO

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Angola 24 Horas publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Compartilhar