09/05/2025
Hoje tive oportunidade de volta a estudar isso e gostava de te patilhar uma mensagem .
Será que a Europa se unificará como é idealizado na União Europeia?
Qual é a origem dessa ideia de unificação?
Vamos refletir sobre a história das nações que hoje lideram a União Europeia e sua relação com as profecias bíblicas.
A Origem Histórica
Após a queda do Império Romano do Ocidente no século V, seu território foi invadido por diversos povos germânicos, conhecidos como “bárbaros” pelos romanos. Esses povos dividiram a Europa e deram origem a várias nações atuais. Entre eles, dez se destacam historicamente e também são mencionados em estudos proféticos baseados no livro de Daniel.
As Dez Tribos Bárbaras e os Países Correspondentes:
1. – deram origem à Alemanha
2. – deram origem à França
3. – deram origem à Inglaterra
4. – deram origem à Itália
5. – formaram parte da Espanha
6. – estabeleceram-se em parte do que hoje é Portugal
7. (ou Burgúndios) – deram origem à Suíça e parte da França oriental
8. – extintos
9. – extintos
10. – extintos
Três desses povos — Hérulos, Vândalos e Ostrogodos — desapareceram completamente, o que se relaciona com a profecia de Daniel 7:8, que menciona que três “chifres” (reinos) seriam arrancados.
A Profecia de Daniel 2
O profeta Daniel interpretou um sonho do rei Nabucodonosor (Daniel capítulo 2), no qual uma grande estátua representava os principais impérios mundiais:
1. Cabeça de ouro – Império Babilônico
2. Peito e braços de prata – Império Medo-Persa
3. Ventre e coxas de bronze – Império Grego
4. Pernas de ferro – Império Romano
5. Pés de ferro misturado com barro – Europa dividida (após Roma)
A mistura de ferro e barro simboliza a tentativa de união entre os reinos europeus, mas com natureza frágil. A Bíblia diz:
“Quanto ao que viste do ferro misturado com barro, eles tentarão unir-se por meio de casamentos, mas não conseguirão, assim como o ferro não se mistura com o barro.” (Daniel 2:43)
Onde Estamos na História?
De acordo com essa profecia, estamos vivendo no tempo dos “pés da estátua”, ou seja, na era dos reinos europeus divididos — exatamente como vemos hoje, mesmo com esforços como a União Europeia.
A próxima parte da profecia fala de uma pedra que atinge a estátua e a destrói, representando o reino eterno de Deus:
“Mas, nos dias desses reis, o Deus do céu estabelecerá um reino que jamais será destruído.” (Daniel 2:44)
Este panorama conecta história, política e profecia, e nos convida a refletir:
Estamos nos aproximando do fim da história humana como a conhecemos?
Autor : Sérgio eterno Aprendiz
Fonte : Bíblia sagrada