Dicas de saúde e actualizações

Dicas de saúde e actualizações Siga a Página

04/12/2024
26/05/2023

Quando
o marido fala que foi descontado o salário todo, más vejas ele vindo com sacola de roupas novas 🤣😂🤗

11/06/2022

Saúde

Amor a vida humana

01/02/2021

Ja ouviu falar em Sirenomelia! ?👩🏽‍⚕️👨🏽‍⚕
-
Sirenomelia é uma condição médica extremamente rara (defeito de nascença) caracterizada pela fusão completa e parcial de ambas as pernas. Também é conhecido como Síndrome da Sereia.
Uma criança nessas condições apresenta grandes dificuldades que não lhe permitem viver mais do que alguns dias após o nascimento, pois além das pernas fundidas, existem malformações nos níveis renal, medular, pélvico e vesical, incompatíveis com a sobrevivência.

Existem vários graus desta malformação, apenas nos casos mais "afortunados" um recém-nascido consegue sobreviver alguns anos.

A cirurgia não é possível na maioria dos casos devido à fusão e malformação excessivamente pronunciadas. Além da evidência após o parto, ela pode ser diagnosticada não antes de 14 semanas de gestação por ultrassom. Nestes casos, podem ocorrer ab**tos espontâneos, como podem ver nesta foto, ou pode acontecer que o recém-nascido já tenha nascido morto. 😲😣

06/01/2021

GRAVIDEZ TARDIA (RISCOS)

O conceito de idade ideal para ter um filho não é fixo, ou seja, ele vem se modif**ando ao longo dos anos, tanto por conta dos avanços da medicina, quanto por conta da mudança de hábitos muito comum em nossa sociedade. Para se ter uma ideia, nos anos 1960 a idade considerada ideal para engravidar era entre os 18 e 25 anos. Hoje em dia, considera-se que essa idade é entre os 20 e 30 anos.

Uma gravidez tardia, portanto, é uma gravidez que ocorre após esse período considerado o ideal, ou seja, após os 30 anos. É claro que os riscos de complicações aumentam gradualmente conforme a idade da mulher, mas essa é uma média da qual pode se ter uma base.

RISCOS

Uma gravidez tardia signif**a também uma
gravidez de risco , já que a mulher possui mais chances de ter problemas ou mesmo doenças, assim como também apresenta mais riscos para o bebê. Por serem dois tipos de riscos diferentes, separamos os que a mãe pode ter e os que um bebê pode ter em uma gravidez tardia. Dessa forma, você consegue entender com mais facilidade todas as consequências que uma gravidez desse tipo pode ter.

RISCOS PARA A MÃE

Os principais riscos para a mãe em uma gravidez tardia são:
- Pré-Eclâmpsia
- Diabetes Gestacional
- Hipertensão

1. PRÉ-ECLÂMPSIA
A pré-eclâmpsia é uma complicação que pode ocorrer em uma gravidez por conta da pressão arterial da mulher estar muito elevada. O inchaço de diversas partes do corpo e a dor de cabeça forte são características comum dessa doença. Se descoberta precocemente, ela pode ser tratada e controlada durante a gravidez , mas se apresentar complicações, ela pode comprometer também o bebê e fazer com o que o parto tenha que ser adiantado.

Vale ressaltar que a pré-eclâmpsia não é uma condição que ocorre apenas com mulheres em gravidez tardia, mas também em outros casos de gravidez de risco como obesas e fumantes, por exemplo.

2. DIABETES GESTACIONAL
A diabetes gestacional é outra complicação que pode surgir em uma gravidez tardia e não apresenta nenhum sintoma claro, ainda que o aumento da fome, da sede e a visão turva possam ser considerados indícios desse problema. A diabetes gestacional pode gerar diversas complicações se não for devidamente tratada. Trata-se de um tipo de diabetes que só aparece quando a mulher está grávida e que vai embora quando a gravidez termina.

O tratamento da doença é feito a partir de uma dieta balanceada, atividades físicas moderadas e acompanhamento médico. Esse acompanhamento, inclusive, é de extrema importância para que seja monitorada também a saúde do bebê. Portanto, não deixe de fazê-lo. Se essa doença não for trata da maneira correta, ela pode se complicar e se tornar uma diabetes crônica, o que acaba gerando diversos outros problemas na vida da mulher.

3. HIPERTENSÃO
A hipertensão é simplesmente uma maior pressão que o sangue exerce nas veias e artérias por onde circula. Essa doença pode ter diversos sintomas como dores fortes de cabeça e barriga, inchaço de diversas partes do corpo, além de também causar visão turva. O tratamento para a hipertensão na gravidez é bastante parecido com o da diabetes gestacional e tem na dieta e na pratica regular de exercícios seus principais aliados. Assim como ocorre com as outras complicações de gravidez tardia que citamos aqui, esse é um problema que pode afetar diversos outros tipos de gravidez de risco.

RISCOS PARA O BEBÊ
Os principais riscos para o bebê em uma gravidez tardia são:
- Síndrome de Down
- Maior Chance de Ab**to Espontâneo
- Maior Chance de Parto Prematuro

1. SÍNDROME DE DOWN
A Síndrome de Down é uma condição causada por um erro na divisão celular ainda na gestação, o que faz com que os portadores dessa síndrome tenham três cromossomos no par 21 em vez de 2. Com o passar do tempo, o gameta da mulher envelhece junto com ela, o que signif**a que as chances de uma criança possuir essa síndrome são mais altas de acordo com a idade da mulher. Aos 35 anos, mulheres tem 0,5% de chances de terem filhos com Síndrome de Down, enquanto aos 40, essas chances sobem para 1%. Aos 45, as chances são ainda maiores, entre 3% e 4%. Por isso, é importante estar atenta a isso quando você decidir ter uma gravidez tardia.

2. MAIOR CHANCE DE AB**TO ESPONTÂNEO
O risco de que ocorra um ab**to espontâneo ou mesmo que o bebê morra no parto crescem consideravelmente em uma gravidez tardia. Para se ter uma ideia, o risco de isso ocorrer em uma gravidez de uma mulher de 24 anos é de 7,8%, enquanto o de isso ocorrer em uma gravidez de uma mulher de 45 anos é de 74,7%, um aumento bastante signif**ativo. Portanto, esse é outro ponto que deve ser conversado com o médico e que a mulher deve estar ciente antes de engravidar.

3. MAIOR CHANCE DE PARTO PREMATURO
Outro risco que a gravidez tardia oferece é a maior chance de ocorrer um parto prematuro, ou seja, antes das 37 semanas de gestação. O grande problema desse tipo de parto é que o desenvolvimento do bebê pode não estar completo, o que faz com que ele seja mais suscetível à doenças e alergias durante a vida. Um pré-natal feito de forma bastante rigorosa em uma gravidez tardia pode ajudar a evitar que isso aconteça.

Embora todos esses riscos, tanto para a mãe quanto para o bebê, sejam reais, é importante ressaltarmos que cada vez mais mulheres têm filhos após a idade considerada ideal pela medicina. É claro que você terá que ter cuidados especiais e mais rigorosos do que uma gravidez comum, mas se todas as medidas necessárias forem tomadas, as chances de a gravidez ser um sucesso são muito maiores.

06/01/2021

COMBINAÇÃO DE MEDICAMENTOS: CUIDADOS QUE VOCÊ PRECISA TER

A indústria farmacêutica está, a todo tempo, criando novos medicamentos, em busca de curar doenças e amenizar sintomas desconfortáveis. Hoje em dia, é possível resolver quase qualquer problema de saúde na farmácia. No entanto, é preciso muito cuidado ao indicar e tomar medicamentos, pois eles têm o potencial de causar efeitos colaterais graves, principalmente quando há uma combinação de medicamentos indevida.

Os profissionais de saúde e os pacientes devem trabalhar juntos para garantir que um medicamento tomado não prejudicará a ação de outro, podendo diminuir ou aumentar seu efeito, e para diminuir os riscos.

Vivemos na era das doenças crônicas, na qual as pessoas vivem mais anos, porém muitas vezes convivem com doenças que necessitam de tratamento contínuo (diabetes, hipertensão arterial, osteoporose). Assim, muitas pessoas tomam múltiplos medicamentos diferentes diariamente.

O problema é que, em algum momento, a pessoa faz uso também de outro medicamento para um problema agudo, como dor de cabeça ou cólica. Muitos dos medicamentos considerados inofensivos, como analgésicos e anti-inflamatórios, podem ser fatais quando combinados com outras substâncias.

Outra questão que aumenta muito o risco de uma combinação perigosa é a prática de automedicação e autoprescrição.
A automedicação é quando a pessoa já conhece os sintomas e consome o remédio que já tomou antes. Na autoprescrição, a pessoa escolhe tomar remédios indicados por leigos, que já utilizaram em situação parecida.

COMBINAÇÕES PERIGOSAS

Listamos agora algumas das principais combinações perigosas, que podem ser entre dois medicamentos ou entre um medicamento e outra substância (alimento, bebida).

1. Antibiótico e Anticoncepcional
A ação dos antibióticos no corpo leva a uma diminuição da microbiota da flora intestinal. Essa alteração prejudica a absorção de estrogênio pelo sistema gastrointestinal, o que diminui ou corta o efeito da pílula . Por isso, é preciso associar métodos contraceptivos de barreira durante o ciclo de antibiótico.

2. Insulina e Álcool
A insulina é utilizado pelos diabéticos para diminuir o nível de glicose circulante no sangue. Quando ingerida com o álcool, aumenta-se seu efeito hipoglicemiante. A hipoglicemia grave pode levar a desmaios, perda de consciência e crise convulsivas.

3. Anti-inflamatórios e Paracetamol
Tanto os anti-inflamatórios não esteroides (AINES) quanto o paracetamol são considerados medicamentos nefrotóxicos, isto é, têm efeitos tóxicos sobre os rins. Seu uso combinado e prolongado pode levar a sérios problemas renais, chegando até a insuficiência renal.

4. Broncodilatadores e Cafeína
Os medicamentos usados para asma e bronquite crônica não devem ser combinados com o consumo de cafeína, pois seu efeito estimulante pode ser aumentado. Essa combinação pode levar a taquicardia, insônia, pesadelos e falta de ar.

5. Antiácido e Antibiótico
Os antiácidos podem interferir na absorção do antibiótico e diminuir seu efeito. Quando apenas parte do antibiótico é absorvido, aumenta a chance de se criar resistência das bactérias.

6. Antidepressivos + antigripal (anfetamina)
Essa combinação pode gerar um grande aumento da pressão, levando até a delírios.

7. Anti-inflamatórios + corticoides
Aumenta a retenção de líquidos e sal, causando inchaço, e pode levar a um aumento de pressão. Também pode irritar o estômago, gerando em alguns casos sangramentos e formação de úlceras.

8. Anti-hipertensivo + calmantes
Causa sonolência e queda de pressão

9. Remédios para disfunção erétil + antidepressivos
Aumenta os riscos de priapismo, quando o p***s f**a ereto por mais de seis horas causando problemas para o órgão

10. Anticoncepcional + anti-inflamatórios
Em algumas situações pode causar sangramentos

11. Colírios + descongestionantes nasais
Em alguns casos pode gerar um aumento de pressão, especialmente em idosos e crianças

12. Remédios para emagrecer + antidepressivo
Pode causar taquicardia e aumento da pressão arterial

13.Inibidores de apetite + ansiolíticos
A combinação traz possibilidade de o paciente sentir irritabilidade, confusão mental, alterações de batimentos cardíacos e tontura.

14. Anticoncepcional + hormônios femininos, como estrógeno
Dependendo do tipo de pílula pode haver um excesso de estrógeno aumentando o risco de coagulação sanguínea

15. Anticoagulantes + antifúngicos
Há alteração no metabolismo dos medicamentos e pode causar arritmias cardíacas

16. Anticoagulante + anti-inflamatório
Aumentam os riscos de hemorragia

A combinação de medicamentos é algo recorrente e que deve ser tratado com seriedade. Os profissionais de saúde devem estar atentos aos medicamentos já utilizados por seus pacientes, para não indicar combinações perigosas.

13/12/2020

*TERMOS TÉCNICOS*
SISTEMA URINÁRIO
🔸Micção - ato de urinar.
🔸Poliúria - urina em grande quantidade.
🔸Oligúria - volume urinário diminuído (100 - 400ml diários/24h).
🔸Disúria - dor ou dificuldade para urinar, sensação de queimação durante a micção.
🔸Polaciúria - frequência aumentada da necessidade de urinar.
🔸Hematúria - presença de sangue na urina.
🔸Piúria - urina com pus.
🔸Glicosúria - presença de glicose na urina.
🔸Incontinência urinária - incapacidade de controlar voluntariamente a diurese.
🔸Nictúria - aumento da frequência urinária noturna.
SISTEMA DIGESTÓRIO
🔹Anorexia - falta de apetite.
🔹Ascite - acúmulo de líquido seroso na cavidade abdominal.
🔹Borborigmo - ruído produzido pelo movimento de gás no canal alimentar.
Constipação - dificuldade ou impossibilidade de evacuar.
🔹Diarréia - eliminação frequente de fezes líquidas.
🔹Disfagia - dificuldade de deglutir.
🔹Dispepsia - dificuldade na digestão dos alimentos.
🔹Eructação - arroto.
🔹Sialorréia - aumento da secreção salivar.
🔹Hematêmese - vômito com sangue.
🔹Melena - fezes com sangue.
🔹Fecaloma - fezes endurecidas.
🔹Língua saburrosa - esbranquiçada com pontos brancos.
SISTEMA CARDIOCIRCULATÓRIO
🔸Normocardia - frequência cardíaca normal.
🔸Bradicardia - frequência cardíaca diminuída.
🔸Taquicardia - frequência cardíaca aumentada.
🔸Anoxia - falta de oxigênio nos tecidos.
SISTEMA NERVOSO
🔹Convulsão - contrações involuntárias e súbitas da musculatura esquelética.
🔹Paralisia - perda da função da sensibilidade.
🔹Parestesia - diminuição da sensibilidade.
🔹Paraplegia - paralisia dos membros inferiores.
🔹Tetraplegia - paralisia dos quatro membros.
🔹Hemiplegia - paralisia do lado direito ou esquerdo do corpo.
🔹Insônia - dificuldade para dormir.
🔹Coma - profundo estade de sonolência, com perda da sensibilidade e de movimentos voluntários.
SISTEMA RESPIRATÓRIO
🔸Eupnéia - respiração normal.
🔸Taquipnéia - frequência respiratória aumentada.
🔸Bradipnéia - frequència respiratória diminuida.
🔸Apnéia - parada dos movimentos respiratórios.
🔸Hemoptise - expectoração com sangue.
🔸Tosse produtiva - tosse com secreção.
SISTEMA TEGUMENTAR
-Temperatura
🔹Normotermia - temperatura normal.
🔹Hipertermia - aumento da temperatura corpórea.
🔹Hipotermia - diminuição da temperatura corpórea.
🔹Febrícula - febre de curta duração e de pequena intensidade
- Coloração
🔹Eritema - vermelhidão na pele provocada por congestão de capilares.
🔹Cianose - coloração azulada de pele e mucosas.
🔹Rubor - eritema rubro caracteristico da pele caracterizada pela deposição de bilirrubina.
🔹Enantema - eritema em mucosa.
🔹Exantema - eritema generalizado agudo.
🔹Equimose - infiltração de sangue no tecido subcutâneo, acarretando manchas avermelhadas que transformam-se gradativamente em verdes e amarelas.
🔹Hematoma - aumento de uma área vascular devido ao acúmulo de sangue resultante de trauma.
- Estrutura
🔹Petéquias - manchas de pequeno tamanho resultantes de hemorragia capilar.
🔹Vesícula - bolha com conteúdo seroso e aspecto brilhante.
🔹Pústula - pequena elevação circular contendo pus.
🔹Mácula - mancha avermelhada na pele, sem elevação ou espessamento.
🔹Pápula - pequena mancha, com elevação e sem líquido no seu interior.
🔹Quelóide - excesso de tecido conjuntivo na cicatriz.
- Perdas teciduais
🔹Fissura - rachadura, fenda, úlcera.
🔹Fístula - canal anormal que se forma em local que antes não existia.
🔹Crosta - camada endurecida devido a ácúmulo de secreçao.
🔹Úlcera de pressão - lesão do tecido devido a pressão constante sobre o osso e diminuição do fluxo sanguíneo local.
🔹Necrose - morte do tecido devido a oxigenação inadequada.
OLHOS
🔸Ptose - órgão ou parte do corpo que se torna caído, pendente ou afundado.
🔸Blefarita - inflamação da borda cutaneomucosa da pálpebra.
🔸Exoftalmia - protusão do globo ocular associada principalmente a hipertireoidismo.
Enoftalmia - retração do globo ocular comum nas doenças em fase final.
🔸Conjutivite - processo inflamatório da conjuntiva ocular caracterizado por congestão vascular.
🔸Midríase - diâmetro pupilar maior que 4mm.
🔸Miose - diâmetro pupilar menor que 2mm.
ESTADO HÍDRICO
🔹Edema - retenção de líquido nos tecidos.
🔹Anasarca- edema generalizado.
🔹Sudorese - aumento da transpiração.
🔹Ascite - acúmulo de líquido na cavidade peritoneal.
ESTADO NUTRICIONAL
🔸Obesidade - aumento excessivo de peso.
🔸Eutrofia - bom estado nutricional.
🔸Desnutrição - organismo debilitado devido a ingestão insuficiente de calorias e proteínas.
DOR
🔹Algia - dor
🔹Cefaléia - dor de cabeça.
🔹Gastralgia - dor de estômago.
🔹Otalgia - dor de ouvido.
🔹Mialgia - dor muscular.
🔹Artralgia - dor nas articulações.

08/12/2020

Abreviaturas Mais Encontradas nas Prescrições📚
📚A/O: Ambos os Olhos ou Ouvidos.
📚AMP: Ampola.
📚CC: Centímetro Cúbico.
📚CÁPS: Cápsulas.
📚COMP: Comprimidos.
📚DRG: Drágea.
📚ENV: Envelope.
📚EV/IV: Endovenosa/Intravenosa.
📚FLAC: Flaconete.
📚G/GR: Grama.
📚MG.: Miligrama.
📚GTS: Gotas.
📚INJ: Injetável.
📚H202: Água Oxigenada.
📚ID: Intradérmica.
📚IM: Intramuscular.
📚KCL: Cloreto de Potássio.
📚NACL: Cloreto de Sódio.
📚KMN04: Permanganato de Potássio.
📚O/D: Olho ou Ouvido Direito.
📚O/E: Olho ou Ouvido Esquerdo.
📚SC: Subcutânea.
📚S/N: Se Necessário.
📚ACM: A Critério do Médico.
📚U.I: Unidade Internacional.
📚V.O: Via Oral.
📚V.R: Via Retal.
📚V.V: Via Vaginal.
📚USO INT: Uso Interno.
📚USO EXT: Uso Externo.
Horário Padrão Para Administração de Medicamentos:
📚De 06 em 06 horas:
6 – 12 – 18 – 24h
📚De 08 em 08 horas:
6 – 14 – 22h ou 7 – 15 –23h
📚De 12 em 12 horas:
8 – 20h
📚Diuréticos: 10h
Vias de administração dos medicamentos
As principais vias de administração dos medicamentos são:
📚Via oral.
📚Via sublingual.
📚Via retal.
📚Via inalatória.
📚Via nasal.
📚Via ocular.
📚Via vaginal.
📚Via auricular.
📚Vias injetáveis: Intradérmica, Subcutânea, Intramuscular, Intravenosa.
Atts: Anildo Da Costa KazuyaAnildo Da Costa KazuyaAnildo Da Costa KazuyaAnildo Da Costa KazuyaAnildo Da Costa Kazuya

Endereço

Herói Felgas Popular
Uíge

Telefone

+244928885104

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Dicas de saúde e actualizações publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Compartilhar

Categoria