
07/02/2021
CARTA PARA O PRESIDENTE JOÃO LOURENÇO
************************************
Exª receba as minhas humildes e êfanhas saudações!
Onde está mensagem encontrar-te admito eu que o senhor está bem.
Escrevo não como um Cidadão partidário, porque isso eu não o seu. Porém escrevo como Angolano, que a cada dia chora por ver seus compatriotas a sofrerem cada vez mais.
A desinteligência de sua Exª. conduziu o país para uma instabilidade social sem precedentes históricos.
Desde que Adalberto Costa Junior tornou-se Presidente da UNITA, vossa Exª perdeu a cabeça a cada novo dia demostra as aureas da sua mediocridade.
Passou de Deng Xiaping (reformador Chinês) para Joseph Stálin (assassino em série).
Sem nobreza de cáracter vossa Exª comunicou através de uma missiva lida nos principais órgão de comunicação que "Queremos uma Angola onde os eleitores não sejam surpreendidos com líderes políticos sem escrúpulos, que afinal são cidadãos estrangeiros e por isso executam uma agenda política contrária aos interesses de Angola e dos angolanos".
Nesta linha despresível baixaram-se tanto para denigrir o principal adversário político.
Falar de nacionalidade é um assunto bastante sensivel no nosso país. O MPLA foi criado por comunidades São Tomensas, Cabo Verdianas, Portuguesas, Cubanas , Congolesas , sobretudo, Congo Brazaville na fase em que o camarada Agostinho Neto acreditava que Angola era a trincheira firme da revolução.
Naquela altura, recebemos até irmãos da Swapo, ANC e Katangueses nunca mais regressaram nas suas verdadeiras pátrias. O MPLA conquistou a simpatia da comunidade internacional, sobretudo, nos anos 70 e 80 por apresentar-se como um partido progressista contra o racismo, tribalismo e outras formas de discriminação, porém vossa excelência, cheio de vingança na cabeça está a destruir valores que nortearam o MPLA e transformaram o partido numa hegemonia que governa até hoje.
O povo a morrer de fome porque os produtos da sexta básicas hoje em dia desafiam os salários dos angolanos.
O senhor e seu elenco querem ver o povo com os braços cruzados e as pernas traçadas diante das injustiças e das assimetrias enquanto os seus vivem como Checks Arabes.
O povo angolano já percebeu que quem não luta pelo que quer, aceita o que vier. Que nós somos a esperança de nós mesmo e que o MPLA é o culpado pela nossa desgraça e sofrimento. Eu tinha o desejo de escrever um livro com o título JOÃO LOURENÇO HÁ DESGRAÇA DOS ANGOLANOS" porém devido as injúrias e rancor que o seu governo apresenta eu percebi que colocaria o meu bem vida em risco.
A vida cada vez mais está dura isso não é UNITA ou outra oposição que nós ensinou para dizermos que a vida está difícil.
Claro, o senhor por dia tem 3 refeições a mesa ou mais, come o que quiser, quando quiser, porém acredite: existe famílias que só para ter uma refeição por dia é luta e milagre😭.
E são estes jovens que sempre clamam para uma vida melhor alguns quando vão se manifestar vão de barrigas vazias porque em casa não tem mesmo o que comer quando chegam nas ruas se deparam com a polícia e alguns deles perdem a vida e outros vão a cadeia. Se vossa Excelência soubesse o que é dormir a fome e acordar a fome😞, nem mandaria os seus policiais a estarem nas ruas.
A barriga esfomeada é como uma menina apaixonada, dificilmente ouve conselhos.
O seu governo Impede o desenvolvimento de Angola, cria leis, promove fraudes , adia o futuro de Angola, roubam os lucros da exploração dos recursos naturais que seriam para todos nós e chegam aqui achando que o povo é estupidos para acreditar que o Adalberto Costa Junior não é angolano quando nós temos generais do MPLA que foram concorrer nas eleições presidenciais de Cabo Verde...temos em Angola muitos katangueses, cubanos, portugueses, brasileiros, são tomenses, cabo verdianos, Guineenses a ocupar cargos de decisão política e até como diplomatas. Discutir questões de nacionalidade nessa fase é uma perfeita demostração que o país marcou um passo para frente e quatro passos para trás.
Nós não queremos ser governados por um mediocre que já começa a temer até a sua própria sombra quando tinha tudo para dar certo.
• O senhor se deveria implementar as autarquias;
•Despartidarizar as instituições publicas;
•Promover separação dos poderes;
•Reformar o Estado e devolver a função dos deputados
•Fiscalizar os actos do poder executivo.
•Dar emprego aos jovens;
•Baixar o elevado custo de vida, sobre tudo os produtos da cesta básica;
•Aumentar ordem salarial no país;
•Falar menos e fazer mais;
Se vossa excelência fizesse isto, deixaria um legado para o povo, porém o senhor será lembrado como assassino do Inocêncio Matos, Juliana Kafrique, das dezenas de jovens assassinados durante a quarentena pelo massacre de Kanfunfo, pelas crianças que morrem a cada dia de fome.
•Se o senhor procurar conhecer o país que governa saberás que muitas famílias tem apenas uma refeição por dia.
•Saberás que existe municípios que os projetos do PIIM como água e energia trabalhou apenas no dia de sua inauguração e hoje as próprias torneiras nunca mais joiraram água nem os postos voltaram iluminar.
•Saberás que há municípios que a energia restabelece as 18 e retrocede as 22 mais as administrações cobram 7 à 9 mil mensal.
•Saberás que existe cidades capitais os bairros a energia restabelece uma ou duas vezes por semana mas o povo é obrigados a pagar quando reclamas te cortam os fios.
Nenhum governo triunfa sem conhecer o seu povo. Aquilo que a TPA e ZIMBO apresenta nos seus órgãos de comunicação não vai de acordo com a realidade que o país vive.
Não é este país que sonhamos ter, e aqueles jovens que vossa excelência chama nos seus discursos de futuro de amanhã, de força motriz de um país são os mesmos que estão a se perder no alcoolismo, nas dr**as e na prostituição devido as frustrações devido a falta de emprego.
Partilha até chegar no Presidente João Lourenço...
Por:Pedro Ely Consolador🖍