16/07/2025
EUROPA E ESTADOS UNIDOS DESMANTELARAM UM GRUPO PRÓ-RUSSO.
Uma operação internacional que envolveu doze países, incluindo a Alemanha e os Estados Unidos, conseguiu desmantelar os meios pertencentes à rede pró-russa “NoName057(16)", que se concentrava em atacar infraestruturas críticas na Ucrânia e nos países que apoiam Kiev, muitos deles membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO).
As agências Europol e Eurojust anunciaram esta quarta-feira que a operação levou à detenção de duas pessoas, uma em França e outra em Espanha, bem como à emissão de seis mandados de captura pelas autoridades alemãs e um pelas autoridades espanholas, também contra os principais instigadores que residem na Rússia.
A principal infraestrutura do grupo foi desmantelada e mais de 100 servidores em todo o mundo foram desligados, incluindo grande parte do servidor central. As autoridades realizaram 24 buscas na Alemanha, Espanha, Itália, República Checa, Polónia e França para recolher provas.
A rede, que se estima ter contado com mais de 4 mil simpatizantes, é responsável por “múltiplos ataques distribuídos de negação de serviço (DDoS) dirigidos a infraestruturas críticas”, tais como fornecedores de energia, transportes públicos e sítios institucionais em toda a Europa, afirmou a Eurojust. Na Alemanha, por exemplo, foram realizados 14 ciberataques nos últimos anos, alguns com a duração de vários dias, que afetaram cerca de 230 organizações, incluindo fábricas de armas, fornecedores de eletricidade e entidades governamentais.
Fonte: EFE