Na Mira Do Crime

Na Mira Do Crime Na luta contra a Delinquência e a Corrupção
(1)

POLÍCIA GARANTE QUE SITUAÇÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA NO PAIS É ESTÁVEL A Polícia Nacional informou, na manhã deste domingo,...
10/08/2025

POLÍCIA GARANTE QUE SITUAÇÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA NO PAIS É ESTÁVEL

A Polícia Nacional informou, na manhã deste domingo, 10, que a situação de Segurança Pública no pais é estável, visto que durante os últimos dias não se registou ocorrências que condicionem o normal funcionamento das instituições, bem como a livre circulação de pessoas e bens.

A informação foi avançada durante conferência de imprensa pelo Porta-voz da Polícia Nacional, Subcomissário, Mateus Rodrigues, realizada na Unidade de Reação e Patrulhamento (URP), onde o oficial da polícia fez saber que não há razões para preocupações, no sentido de limitar a circulação pública nos próximos dias.

De igual modo, explicou que a Polícia Nacional tem acompanhado com atenção a produção, publicação e disseminação de informações veiculadas nas redes sociais, e, na sua grande maioria falsas, caluniosas e até criminosas, chegando mesmo afirmar que "as tais informações têm causado medo, insegurança e instabilidade social no país".

O Porta-voz apelou que este fenômeno de incitação é cíclico e tem ocorrido sempre nas vésperas de grandes acontecimentos acolhidos por Angola, com publicações de vídeos e áudios, tendo mesmo afirmado que alguns são provenientes de outros países.

Rodrigues esclareceu que algumas destas incitações já tiveram processos disciplinares e criminais, com sentença transitada e julgada.

Leiam mais em: https://www.namiradocrime.info/show/14620

10/08/2025

Polícia Nacional fala à imprensa sobre o Ponto de Situação de Segurança Pública no País

MEMBROS DO GRUPO DE MARGINAIS "OS COMBOIOS" "MAMÃ GUTO" E "DE RUFÁ" ABATIDOS POR ELEMENTOS DESCONHECIDOSDois marginais i...
10/08/2025

MEMBROS DO GRUPO DE MARGINAIS "OS COMBOIOS" "MAMÃ GUTO" E "DE RUFÁ" ABATIDOS POR ELEMENTOS DESCONHECIDOS

Dois marginais identificados por "Mamã Guto" e de "Rufá", moradores do bairro Augusto Ngangula, comuna do Kicolo, pertencentes ao grupo de marginais "Os Comboios", tido como um dos grupos de marginais que durante os últimos dias implementa o terror naquela circunscrição de Cacuaco, foram encontrados mortos com sinais de perfurações de balas após terem sido retirados de casa por elementos desconhecidos.

Os moradores, ao falarem à reportagem do Na Mira do Crime, avançaram que o bairro apresenta um ambiente de calmia nos últimos dias, sem relatos de assaltos a residências, após a morte do "Mamã Guto", um dos mais conhecidos membros dos "Comboios", e o De Rufá", que supostamente fornecia armas ao grupo para os assaltos.

O grupo "Os Comboios" são apontados pela população como os autores dos assaltos ocorridos no bairro, na rua da Tabelinha, na madrugada do pretérito domingo, dia 20 de Julho, onde os bandidos, com recurso à arma de fogo levaram bens diversos e dinheiro das residências assaltadas, tal como reportado por este Jornal.

De acordo com um dos moradores da rua do Geremias, "Mamã Guto" vivia na área dos "Comboios" e, o "De Rufá", residia no Bom Pastor, geograficamente duas zonas vizinhas.

"O Mamã Guto" foi encontrado morto com sinais de tiro na via pública, no dia 28 do mês de Julho, parece que foi retirado de casa e na mesma manhã, o "De Rufá estava a ser procurado pela família, também tinha sido retirado de casa por elementos desconhecidos, mas dia depois foi encontrado morto também a tiro na Morgue Central de Luanda", contou o morador.

Acrescentou que, desde que os dois marginais foram 'abatidos' o bairro está calmo.
"Estamos a notar um sossego, embora o "Mana Paula", o "Cabelo" e o "Monteiro", ainda estão soltos e são os mais malandros, andam sempre armados, acho que a polícia deve fazer de tudo um pouco para os apanhar", apelou um jovem residente nos BI.

Para os moradores, o grupo "Os Salóbas", aparenta ser o que poderá nos próximos dias tomar o controlo do bairro.

Leiam mais em: https://www.namiradocrime.info/show/14619

PRESIDENTE DA ANATA DETIDO POR ASSOCIAÇÃO CRIMINOSA, INCITAÇÃO À VIOLÊNCIA, TERRORISMO E ATENTADO CONTRA A SEGURANÇA DOS...
09/08/2025

PRESIDENTE DA ANATA DETIDO POR ASSOCIAÇÃO CRIMINOSA, INCITAÇÃO À VIOLÊNCIA, TERRORISMO E ATENTADO CONTRA A SEGURANÇA DOS TRANSPORTES

O Serviço de Investigação Criminal, em nota enviada ao Na Mira do Crime, torna público que, na sequência investigativa em torno do processo-crime que levou a detenção do Vice-presidente da ANATA, diligências feitas em cumprimento de um Mandado de Detenção, emitido pelo Ministério Público, procedeu, nesta sexta-feira, 08, em Luanda, a detenção do cidadão nacional Francisco Paciente, Presidente da ANATA, por factos que se configuram na prática dos crimes de Associação Criminosa, Incitação à violência, Atentado contra a Segurança nos transportes e Terrorismo, consubstanciado em fortes indícios do seu envolvimento na promoção dos actos de vandalismo e arruaça contra bens e serviços públicos e privados, protagonizados no final de Julho do corrente ano.

Leiam mais em: https://www.namiradocrime.info/show/14618

09/08/2025

FOGO CONSUMIU AUTOCARRO [DA ANGOREAL] NO PRINCÍPIO DA TARDE DESTE SÁBADO EM LUANDA

09/08/2025

SEM BOMBEIROS: FOGO DESTRÓI RESIDÊNCIA [AGORA] NO ZANGO 4 B-
Bairro Luanda Limpa

JOÃO LOURENÇO CONDUZIU ANGOLA AO “COLAPSO SOCIAL”, “À FOME E À MISÉRIA”, DIZ MILITANTE DO MPLAO segundo e último mandato...
09/08/2025

JOÃO LOURENÇO CONDUZIU ANGOLA AO “COLAPSO SOCIAL”, “À FOME E À MISÉRIA”, DIZ MILITANTE DO MPLA

O segundo e último mandato de João Lourenço como Presidente de Angola vem sendo marcado pelo aumento das vozes de contestação, não só na sociedade em geral, também dentro do seu próprio partido, o MPLA. Em ano de cinquentenário da independência do país, que se assinala a 11 de Novembro, não só corre uma petição pública a exigir a “destituição imediata” do chefe de Estado, como dentro do partido dos camaradas, há quem tenha recorrido à via judicial para afastar o líder.

“O país entrou no colapso social, onde a fome, a miséria e a pobreza extrema assolam mais de 25 milhões de angolanos”, escreve Valdir Cónego, militante e anunciado pré-candidato à liderança do MPLA, na providência cautelar que submeteu ao Tribunal Constitucional com o fim de pedir a suspensão de Lourenço das funções que ocupa no partido.

“É notória a falta de capacidade e competência por parte do Presidente João Lourenço em gerir os destinos do país, causando impopularidade no seio do MPLA”, acrescentou no documento, citado pela Lusa.

Cónego, que é membro do Comité Central do MPLA, justificou o recurso ao Tribunal Constitucional (o pedido deu entrada na quinta-feira) pelo facto de ter enviado uma carta à secretaria-geral do Comité Central, com conhecimento de todos os seus membros, a solicitar uma reunião extraordinária do órgão para discutir “a suspensão do presidente do MPLA”, mas, passados 45 dias, não obteve qualquer resposta.

O candidato à liderança do MPLA volta agora a insistir no tema, mas recorrendo à justiça, depois de ver o que aconteceu na semana passada, durante o protesto dos táxis (candongueiros, as carrinhas azuis e brancas que asseguram a maioria do transporte público) contra o aumento do preço dos combustíveis, em que se assistiu à “invasão do povo em lojas e armazéns públicos e privados na capital de Angola, Luanda, acto que se estendeu pelas províncias de Malanje, Huambo, Benguela e Huíla”.

Leiam mais em: https://www.namiradocrime.info/show/14617

09/08/2025

DEMONSTRAÇÃO DE FORÇA DA POLÍCIA NACIONAL

ACIDENTE DE VIAÇÃO NO CAZENGA RESULTA EM DANOS MATERIAISUm veículo ficou parcialmente danificado em consequência de um a...
09/08/2025

ACIDENTE DE VIAÇÃO NO CAZENGA RESULTA EM DANOS MATERIAIS

Um veículo ficou parcialmente danificado em consequência de um acidente de viação caracterizado por Choque Contra obstáculo fixo seguido de capotamento transversal, ocorrido na quinta-feira, 8, na Rua dos Comandos, no município do Cazenga.

Trata-se do veículo automóvel de marca Suzuki, modelo S-press, cor cinzenta e com a chapa de matrícula LD-30-15-AD conduzido por um cidadão nacional de 34 anos, que presumivelmente circulava em velocidade excessiva.

O excesso de velocidade e falta de prudência do condutor são apontados como as presumíveis causas do sinistro.

Fonte: DTSER

QUERIAM O TELEMÓVEL: MARGINAIS MATAM JOVEM DE 23 ANOS COM "PICO DE PINCHO" DURANTE ASSALTO NO BAIRRO DAS ANTENASUm cidad...
09/08/2025

QUERIAM O TELEMÓVEL: MARGINAIS MATAM JOVEM DE 23 ANOS COM "PICO DE PINCHO" DURANTE ASSALTO NO BAIRRO DAS ANTENAS

Um cidadão nacional que em vida atendia pelo nome José Zombo Tolala "Dadinho", de 23 anos de idade, residente no bairro Boa Esperança - Balumuca, comuna do Kicolo, município de Cacuaco, morreu após ter sido golpeado com um "pico de pincho" na região do pescoço, por um grupo de meliantes na noite de domingo, 03, do mês corrente.

Os factos narram que a acção ocorreu na rua do colégio da Tia Rita, município de Cacuaco, por volta das 23 horas, quando a vítima, acompanhado do irmão, terá sido surpreendido pelos marginais na via pública.

Segundo o senhor Miranda, tio do malogrado, o principal objectivo dos meliantes era assaltar a vitima.

"A irmã tem uma roullote no bairro das Antenas e eles pretendiam chegar até ao local, no entanto, durante o percurso, os meliantes os atacaram e, na tentativa de roubar o telemóvel, um deles pegou num pico de pincho e espetou no pescoço do meu sobrinho", contou.

A família avançou que a vítima ainda chegou a ser socorrida para o Centro de Saúde do Kicolo, mas, dada a gravidade do ferimento, o mesmo terá chegado já sem vida.

"Infelizmente chegou já sem vida no Centro da Ana Paula, não resistiu ao ferimento", lamentou o senhor Adão, pai da vítima.

Os moradores da zona disseram a nossa reportagem que, depois da acção, os meliantes colocaram-se em fuga e, posteriormente terão sido detidos pela polícia, no município do Cazenga.

Leiam mais em: https://www.namiradocrime.info/show/14616

"CLÉSIO CONGO": BATUQUEIRO APANHADO PELO SIC TEM LONGO PERCURSO NO CRIME E LIDERAVA O GRUPO DE BANDIDOS "MIL PÉS” ESPECI...
09/08/2025

"CLÉSIO CONGO": BATUQUEIRO APANHADO PELO SIC TEM LONGO PERCURSO NO CRIME E LIDERAVA O GRUPO DE BANDIDOS "MIL PÉS” ESPECIALISTAS EM ROUBO A BANCOS

O Serviço de Investigação Criminal no município do Kilamba, desmantelou recentemente um grupo de malfeitores que roubava viaturas com recurso a arma de fogo ao longo da Via Expressa e torturava às vítimas após serem abordadas.

A investigação Na Mira do Crime identificado o líder do grupo conhecido como "Clésio Congo" ou ainda "Cléu", um marginal conhecido pelas autoridades, pelo menos aqueles efectivos que lidam com o crime violento há mais de 10 anos.

Fontes que conhecem o indivíduo, acusam-no de estar envolvido em vários crimes de roubo qualificado de viaturas e em residências, com recurso a arma de fogo.

Dados em posse do Na Mira do Crime indicam que "Cléu", um famoso batuqueiro, conhecido por ser "muito bom na condução", lidera uma quadrilha denominada os "Mil Pés", grupo que se dedicava a assaltos em agências bancárias em todo país.

Para facilitar a mobilidade nos seus crimes, "Cléu" usava uma suposta viatura que é pertença da sua mãe, de marca Nissan, modelo, Navara.

No dia da sua captura, ele e os novos comparsas faziam-se transportar pela referida viatura, no bairro Kikuxi.

Este jornal sabe que "Cléu", passou toda a sua infância e adolescência no antigo bairro Hoji-ya-Henda, agora elevado a município.

É naquele município onde durante 15 anos praticava crimes.

“Esteve preso em algumas ocasiões, muitos amigos já o abandonaram, mas ele recrutou outros”, revelaram as nossas fontes.

Leiam mais em: https://www.namiradocrime.info/show/14615

EM CACUACO - MARGINAIS MUNIDOS COM ARMAS DE FOGO ASSALTAM RESIDÊNCIA E LEVAM MAIS DE UM MILHÃO DE KWANZAS E VÁRIOS ELECT...
09/08/2025

EM CACUACO - MARGINAIS MUNIDOS COM ARMAS DE FOGO ASSALTAM RESIDÊNCIA E LEVAM MAIS DE UM MILHÃO DE KWANZAS E VÁRIOS ELECTRODOMÉSTICOS

Na manhã de quinta-feira, 07, cerca de sete marginais munidos com armas de fogo do tipo AKM e pistolas, assaltaram uma residência localizada no bairro dos Pescadores, município de Cacuaco, onde, sob ameaças de morte subtraíram uma quantia de 1 milhão 54 mil e 200 kwanzas e um televisor plasma.

Falando em exclusivo ao Na Mira do Crime, a vítima, Gonçalves Domingos, de 42 anos de idade, morador daquela zona há mais de uma década, explicou que o facto ocorreu por volta da uma hora da madrugada, quando os marginais, com uma marreta, arrombaram a janela de casa que acesso à sala.

Em seguida, explicou, cinco indivíduos, um deles encapuzado, invadiram a casa onde estavam quatro pessoas, agrediram o casal efectuaram dois disparos e exigiram que a família entregasse dinheiro.

A vítima informou que, cumprindo as orientações das autoridades em não resistir a ações desse tipo, entregou 400 mil kwanzas.

Acrescentou que, não satisfeitos, os assaltantes apontaram armas para os seus filhos de 20 e 18 anos de idade, e, sob ameaças de morte, obrigaram a família a entregar mais dinheiro.

"Diante dos meus filhos naquela situação perigosa, não tive outra alternativa senão entregar os 654.200 kwanzas que iriam para o banco, mas contudo, eles ainda exigiram mais dinheiro", relatou a vítima, acrescentando que, insatisfeitos por não ter mais, os criminosos levaram também o televisor plasma, botija de gás butano e outros electrodomésticos.

Ressaltou que, durante o assalto, um dos vizinhos accionou a polícia da esquadra 37 de Cacuaco, mas, infelizmente, eles não compareceram no local.

Leiam mais em: https://www.namiradocrime.info/show/14614

Endereço

Luanda

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Na Mira Do Crime publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para Na Mira Do Crime:

Compartilhar

Categoria