Canal EPA

Canal EPA EPA:Espaço de Educação, de Paz e de Amor. Somos um centro de apoio escolar para alunos do primário.

08/07/2025

Como resolver um caso prático?!

Está é, certamente a dificuldade de muitos colegas. Mas, dar-vos-emos dicas e exemplos práticos de como se resolve qualquer caso prático em Direito. Vamos a isso!

Antes, porém, gostávamos de deixar claro que não há uma forma universal de resolução de casos práticos, ou seja, cada um resolve da forma que melhor entender. Mas, em regra, costuma se dizer que toda a redação deve ter rigorosamente:

a)Cabeça (introdução);

b) Tronco (desenvolvimento);

c) E membros (conclusão).

Ora, é nesta senda que, no nosso humilde entendimento, respeitando sempre opinião contrária, temos dito que a resolução dos casos práticos passa rigorosamente por três fazes. Vejamos:

1.ª INDENTIF**AÇÃO DA MATÉRIA

É p'ra dizer em que ramo de Direito e matéria específica se enquadra o caso prático. Ex: O caso em análise tem o seu âmbito de aplicação no Direito Civil, mas específicamente em Direito das Obrigações, na matéria referente à Gestão de negócios alheios.
Percebeu?

2.ª FAZER O ENQUADRAMENTO DOUTRINAL E LEGAL

É a tal chamada “subsunção dos factos ao Direito”. Isto é, olhar para os factos que o caso apresenta e enquadra-lós no Direito. Isto significa que, devemos fundamentar as razões pelas quais identificamos aquela matéria no caso, apresentando os conceitos, princípios e demais figuras que a doutrina aborda concernente a esta matéria. Sem esquecer os artigos, é claro!

Ex: No caso em apreço está subjacente o instituto jurídico da gestão de negócios alheios, porque “A” assumiu a direção do negócio de “B” na ausência deste, de acordo à vontade presumível do dono do negócio, sem no entanto estar autorizado, Preenchendo assim os requisitos do instituto ora identificado. Com base legal no art. 464° do CC…
bla, bla, bla e argumente um pouquinho mais à sua maneira.
Att: Tenha muito cuidado para não fugir do contexto doutrinal e legal.

É Mais ou menos assim, percebeu?

3.ª CONCLUSÃO

Aqui, o caro colega deve dizer qual é a consequência que a lei ou a doutrina impõe face ao caso em análise. Dito de outro modo, é para apresentar a solução. É como se você fosse um Juiz e estivesse a ditar o seu veredito.

Ex: Por ser verdade que “A” assumiu a gestão do negócio de “B” sem a devida autorização deste, terá aquele a obrigação de avisar que assumiu a gestão, prestar contas, entregar tudo o que recebeu. Sem prejuízo do dono do negócio indemnizar os gastos que o gestor realizou, nos termos do art. 465 e 468 do CC.

Percebeu? ?

OBS: Não nos esqueçamos que, para resolver um caso é necessário que se tenha o domínio da matéria, ou seja, saber os institutos, princípios e pressupostos jurídicos que a doutrina ensina a respeito de um dado facto.
A par disto, é fundamental a base legal, ou seja, citar e interpretar os artigos que fundamentam o seu argumento.

Pretendemos com isto dizer que o caro colega até pode decorar os passos citados, mas se não souber a matéria e a lei, é quase nada feito. Portanto, apelamos o estudo frequente para que tenhamos êxitos!

Tenho dito e muito obrigado!

O Autor
Edmilton Simon

23/12/2024

Os centros de estudos são espaços onde crianças e adolescentes são acompanhados e apoiados por professores e explicadores com o intuito de melhorar o seu aproveitamento escolar. A procura por estes espaços tem crescido muito nos últimos anos e abrir um centro de estudos pode ser uma grande oportunidade de negócio.

Estes espaços vieram colmatar vários problemas da educação, assim como vieram ajudar crianças e adolescentes com necessidades especiais e com dificuldades de aprendizagem. Além disso, eles permitem que os estudantes sejam acompanhados de perto, melhorando o seu rendimento escolar, pois todas as dúvidas são sanadas de imediato.

Pais e encarregados de educação confiam nestes espaços, também, para preencher algum do tempo livre das crianças, uma vez que o horário laboral é, muitas vezes, incompatível com o horário escolar.

Se está a pensar em abrir um centro de estudos, ou centro de explicações, atente nos passos que deve seguir e que lhe mostraremos de seguida.

Como abrir um centro de estudos?

Abrir um centro de estudos pode parecer simples numa primeira abordagem. Basta ter o espaço, mesas, cadeiras e explicadores disponíveis. Mas não é assim tão fácil. Na verdade, qualquer negócio precisa de um grande planeamento para que dê lucro.

Assim sendo, deve ponderar sempre muito antes e perceber se tem tudo o que precisa para montar um centro de estudos (não só dinheiro, mas também know-how do negócio). Saber quais as expectativas dos pais e dos alunos é fundamental para ter um negócio de sucesso nesta área.

É importante que tenha em mente que, para um negócio ter sucesso, precisa de oferecer serviços de qualidade. Portanto, gostar da área de investimento é fundamental.

Se tem todos estes requisitos, está pronto para abrir um centro de estudos. Veja agora quais os passos que tem de dar para ter o seu negócio aberto.

1 – Desenvolva um plano de negócios

A primeira coisa a fazer é colocar em papel tudo sobre o negócio que vai abrir. É fundamental que as ide

17/11/2024

POEMA: PROFESSOR DO MATO
AUTOR: Pedro Tilson ( MISTER MARÇO )

"PROFESSOR DO MATO"

OLÁ MUNDO PRAZER, EU SOU PROFESSOR DO Mato... SIM, NESSE MATO QUE PARA VOCÊ É MOTIVO DE ESPANTO//
SIM, NESSE MATO ONDE A INVEJA E PERSEGUIÇÕES SÃO INCLINADA PARA MIM, PORQUE EU NÃO SOU NATO//

NESSE MATO, ONDE POR SIMPLES COISAS TE ATIRAM JIMBASO//
COM MEDO DE PERDER A VIDA, AQUI NÃO TRABALHO DE FATO//

OLÁ MUNDO PRAZER, EU SOU PROFESSOR DO Mato... AQUI É DIFÍCIL TER INFORMAÇÃO DA CIDADE//
MESMO SEM ENERGIA, SOU OBRIGADO A ENSINAR A ELECTRICIDADE//

"QUANTO AO PROGRAMA?"
NÃO ACHO JUSTO, POIS FOI ELABORADO PARA OS ALUNOS DE TALATONA//
NESSE MATO, OS ALUNOS NUNCA VIRAM CARTEIRAS, A NOSSA ESCOLA É FEITA DE ARAMES DE PALMEIRA E COBERTA DE LONA//

OLÁ MUNDO PRAZER, EU SOU O PROFESSOR DO Mato... SIM, NESSE MATO ONDE NEM MESMO A DIRECÇÃO MUNICIPAL CHEGA POR MAU ESTADO DA VIA DE ACESSO//

SIM, NESSE MATO ONDE MAIOR PARTE DO SALÁRIO F**A NO TÁXI QUE TEM UM ELEVADO PREÇO//

PROFESSOR DO MATO, AQUI SÓ VEJO CARRO QUANDO VENHO TRABALHAR//
SIM, NESSE MATO ONDE NÃO POSSO LARGAR OS ALUNOS NA HORA MARCADA, PORQUE ALGUNS TÊM CERCA DE 10 A 12 KM POR CAMINHAR//

OLÁ MUNDO PRAZER, EU SOU O PROFESSOR DO Mato... AQUI, NOS ADAPTAMOS DE ACORDO AS CONDIÇÕES DO TERRENO//

AS CONDIÇÕES DE TRABALHOS SÃO PRECÁRIAS, É GRAÇAS A DEUS QUE NÃO MORREMOS//

SIM, NESSE MATO ONDE VC NÃO ACEITA VIVER//

O TRISTE É QUE....

LIVRO: O POEMA INCOMPLETO

UIGE AOS, 02 DE NOVEMBRO DE 2024

26/09/2024

Deus no centro

05/09/2024

Gosto desse poeminha da Madre Teresa e se aplica aos pais que desejam formar filhos emocionalmente saudáveis:

Ensinarás a voar ...
Mas não voarão o teu voo.
Ensinarás a sonhar ...
Mas não sonharão o teu sonho.
Ensinarás a viver...
Mas não viverão a tua vida.
Ensinarás a cantar ...
Mas não cantarão a tua canção.
Ensinarás a pensar...
Mas não pensarão como tu.
Porém, saberás que cada vez que voem, sonhem, vivam, cantem e pensem...
Estará a semente do caminho ensinado e aprendido!

30/08/2024

"Rir é arriscar-se a parecer louco.
Chorar é arriscar-se a parecer senti
mental.
Estender a mão para o outro é arriscar-se a se envolver.
Expor seus sentimentos é arriscar-se a expor seu eu verdadeiro.
Amar é arriscar-se a não ser amado.
Expor suas idéias e sonhos ao público é arriscar-se a perder.
Viver é arriscar-se a morrer...
Ter esperança é arriscar-se a sofrer decepção.
Tentar é arriscar-se a falhar.
Mas... é preciso correr riscos.
Porque o maior azar da vida é não arriscar nada...
Pessoas que não arriscam, que nada fazem, nada são.
Podem estar evitando o sofrimento e a tristeza.
Mas assim não podem aprender, sentir, crescer, mudar, amar, viver...
Acorrentadas às suas atitudes, são escravas;
Abrem mão de sua liberdade.
Só a pessoa que se arrisca é livre...
"Arriscar-se é perder o pé por algum tempo.
Não se arriscar é perder a vida..."

Soren Kierkegaard❤️🌹 Filósofo, teólogo, poeta e escritor Dinamarquês

Arte: Carmem Sirena🌹

—Todos os dias, serei testado. Não importa aquilo que eu faço, haverá sempre alguém me desafiando, testando a minha veia...
30/08/2024

—Todos os dias, serei testado. Não importa aquilo que eu faço, haverá sempre alguém me desafiando, testando a minha veia poética, medindo o meu intelecto. Me colocando a fazer uma prova na escola da vida |

Tudo que eu faço, será questionado e julgado. E eu preciso estar preparado para enfrentar esses te**es com integridade, moral, humanismo e convicção. Porque, a escravatura mais grave do homem, não é aquela que acontece quando um homem escravisa o outro, mas quando a pessoa é pobre de conhecimento, decisões erradas, convicções e das suas emoções. Eu não estou nem aí, com o elogio das pessoas, disse minha mãe; Ande com todos, não confie ninguém. Escute com atenção as opiniões dos outros, mas não construa a sua vida com base nas opiniões dos outros.

No fundo, são esses te**es que me tornam a pessoa que sou Mandela Mussecada. Às vezes, sinto a necessidade de parar, de deixar tudo pra trás para ser um indivíduo livre.

Mas, como a vida é a melhor escola do homem, aprendi que esses te**es só me empurram a crescer, a me superar, a refinar meus valores e minha veia poética. É nisso que reside a essência do meu ser.

Nem sempre é fácil. Às vezes, os te**es vêm na forma de críticas, de dúvidas sobre minhas capacidades.

Mas eu sei que, se eu fugir essa prova, essa tentação. Serei um herói reprovado na pauta das dificuldades, estarei apenas me privando da oportunidade de me tornar alguém melhor.

Tudo o que eu faço, tudo o que eu decido, tem o poder de me transformar para o bem ou para o mal.

Encaro esses te**es diários do mundo com simplicidade. Eu os vejo como chances de provar a mim mesmo do que sou capaz, de demonstrar meu compromisso com os meus princípios e meus sonhos.

Isso, não significa que sempre acerto, eu não sou um ser humano perfeito, apenas sou um ser humano intuitivo com a minha forma de ler o mundo diferente dos outros. Eu ainda, não sou um homem maduro, um Poeta maduro nem um escritor maduro. Tudo que eu faço ainda não sou maduro. Cometo erros, às

18/08/2024

(...)
Que nenhum filho da p**a se me atravesse no caminho!
O meu caminho é pelo infinito fora até chegar ao fim!
Se sou capaz de chegar ao fim ou não, não é contigo, deixa-me ir...
É comigo, com Deus, com o sentido-eu da palavra Infinito...
Prá frente!

Fernando Pessoa.

16/08/2024

♟️
A vida é um jogo de xadrez, onde cada movimento pode abrir portas ou acender armadilhas. Não se trata de avançar rápido, mas de avançar com consciência, de entender que, em um tabuleiro tão complexo, até mesmo o menor dos deslizes pode ter grandes repercussões.

Cautela não é sinônimo de medo; é sabedoria disfarçada de paciência. É a habilidade de olhar para o tabuleiro e ver mais do que o que está à frente. É prever as consequências, calcular os riscos, e decidir o próximo passo com a clareza de quem sabe que o tempo é tanto um aliado quanto um adversário.

Cada jogada traz consigo uma série de possibilidades, algumas tentadoras, outras traiçoeiras. O impulso pode te levar a agir com pressa, a querer conquistar o máximo no menor tempo possível. Mas é na cautela que se encontra a força para resistir a essa tentação, para segurar a mão que treme de impaciência e esperar o momento certo.

A cautela não é falta de confiança, mas uma forma de respeito pelo jogo que você está jogando. É reconhecer que não se pode ver todas as peças em movimento, que há sempre algo escondido nas sombras do tabuleiro. E é nesse espaço de incerteza que a cautela se torna sua melhor aliada, permitindo que você mova cada peça com intenção, sabendo que cada passo dado é um passo pensado, consciente, decidido.

Afinal, na vida, as vitórias mais doces são aquelas construídas com paciência, onde cada movimento foi parte de uma estratégia maior, onde a pressa cedeu lugar à precisão, e a vitória se tornou inevitável, não por sorte, mas por mérito.
Lavita | Texto autoral

Grande amigo(a), muito obrigado por ler até aqui, se esse texto te trouxe algum conhecimento ou reflexão, considere deixar o seu whisky "🥃" como forma de agradecimento.

Se você curte o nosso conteúdo, tenho certeza absoluta que irá gostar ainda mais dos nossos livros e do nosso grupo, onde temos conteúdos exclusivos. Acesse o link da minha biografia e saiba mais! 🥃



15/08/2024

Todo o produto amadurecido é sempre precedido por um trabalho desmedido. O produto, para ser mais apreciado, a acção do seu feitor deve ser acompanhada de silêncio. O silêncio é a palavra da mente que se empenha, do coração que ama e da alma que se eleva.

Caríssimos amigos e amigas, no dia 30 de Agosto, às 16:30, no Seminário Maior de Luanda, podereis ter em mãos mais um fruto amadurecido do meu silêncio.

O texto que publico, *razões da fé*, é um incentivo à racionalidade do credo que se professa, pois uma fé que não dá espaço à razão é sempre sem noção!

Cordialmente,

Padre Gelson Dinis

Endereço

Viana

Telefone

+244943639689

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Canal EPA publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Compartilhar

Categoria