23/09/2025
CURIOSIDADES
Muito cuidado ao colocar um preguiçoso para exercer uma tarefa pode desviar um nação completa.
A verdade história de hoje é de Jack Johnson o primeiro pugilista Negro no EUA e como vai ser adorado em Angola e Namíbia (África).
John Arthur Johnson
Nasceu em 31 de março de 1878.
Morreu em 10 de junho de 1946.
Foi um pugilista americano, que entrou para história ao ter se tornado o primeiro boxeador negro campeão mundial dos pesos-pesados, título este que foi conquistado em 1908 e mantido até 1915.
lutador também se tornou notório como um homem negro casado com uma mulher branca, um negro casado com Mulher branca era uma Guerra entre as raças isso é assunto para uma outra postagem ou podes pesquisar mais sobre o nosso herói sua biografia.
Como ele se torna adorado em África (Angola 🇦🇴 e Namíbia 🇳🇦).
Da mesma forma que fizeram com Jesus Cristo trazer uma imagem de um Homem Alto, cabelo loiro e olhos azuis para mundo todo é um história parecida.
Deram a responsabilidade em alguém um preguiçoso para contar as histórias de um Herói da era colonial (Rei Mandume ( Rei dos Cuanhamas )
Herói da era colonial suas lutas e conquistas foram inspirações, agora como ele era, rosto?
Homem alto, musculoso um negro forte, para dar mais um ar de um forte guerreiro.
Como não tinha essas tecnologia na época (de pesquisa) o preguiçoso foi buscar a foto do Pugilista Americano como (Rei Mandume) e foi fixado nos livros em tudo que é canto (Angola 🇦🇴 e Namíbia 🇳🇦) , até hoje esse rosto é conhecido como o Rei Mandume.
Manual da 4 ° Classe de História era fixado o rosto dele uma geração foi desviada, embora o Governo já fez algumas modificações uma boa parte os jovens, adultos conhecem.
Quem foi Rei Mandume.
Mandume ya Ndemufayo
Líder militar e político da Confederação dos Reinos Ovambos, além de 17º e último monarca do Reino Cuanhama ainda independente.
nasceu em 1884 nas terras do Reino Cuanhama, um estado nacional dos povos cuanhamas, do grupo etnolinguístico dos ovambos, do sul de Angola e norte da Namíbia
Mandume ya Ndemufayo impôs aos europeus uma resistência tenaz, enfrentando ao mesmo tempo o avanço dos ocupantes alemães, sul-africanos e britânicos que vinham do sul, e dos portugueses que vinham do norte, nos confrontos que ficaram conhecidos como Campanha de Cubango-Cunene, parte da Campanha do Sudoeste da África.
Morreu em 6 de Fevereiro de 1917 (Cunene )
Homenagem depois de sua morte:
Foi erguido um Complexo Memorial do Rei Mandume localiza-se na vila de Oihole, no município de Namacunde, província do Cunene, no sul de Angola e foi erguido em homenagem a Mandume ya Ndemufayo, último Rei dos Cuanhamas. Inaugurado em 2002 pelo presidente de Angola José Eduardo dos Santos, na presença do ex-presidente da Namíbia Sam Nujoma, o memorial situa-se a 45 quilómetros da cidade de Ondjiva, capital da província, e foi erguido no local onde o Rei estava antes de ser derrotado pelos Portugueses e Britânicos em 1917
Todos os dias podes aprender algo novo, cabe você aceitar ou não, e continuar desatualizado para sempre.
Pesquisa e elaboração
Eu vi África.