
12/01/2024
📄 ARCHIVOS RELMIS
Comenzamos el 2024 compartiendo el artículo de Cynthia Lins Hamlin (UFPE) titulado "Breve Metametodologia das Ciências Sociais". En este artículo que pertenece al primer número de la Revista ReLMIS, la autora realiza un análisis del proceso de institucionalización de la sociología a partir del trabajo de los llamados “padres fundadores”.
📌 Revista Latinoamericana de Metodología de la Investigación Social. Nº1. Año 1. Abril-Sept. de 2011. Argentina. ISSN 1853-6190. Pp. 8-20.
Resumo:
O propósito deste artigo é demonstrar que as questões metodológicas, entendidas no sentido da reflexão crítica de todas as etapas envolvidas no processo de pesquisa, estão no cerne das ciências sociais desde sua institucionalização. A fim de demonstrar isso, discorro brevemente sobre o processo de institucionalização da sociologia a partir da obra dos chamados “pais fundadores”. Argumento que as suas posições metodológicas estão indissociavelmente ligadas a questões ontológicas, epistemológicas e teóricas marcadas por um debate implícito entre cientificismo e humanismo, com ênfase em uma concepção positivista de ciência. Esta concepção torna-se hegemônica com a internacionalização da sociologia no Pós-Guerra. Na década de 1960, o cientificismo positivista é questionado, abrindo espaço para concepções alternativas de ciência e de tradições de caráter mais humanístico, conforme representado pelo pragmatismo, pela fenomenologia, pela filosofia da linguagem, dentre outros. A crítica aos elementos da filosofia moderna que fundamentam a produção científica, nos 80’, terminam por expandir as reflexões metodológicas no sentido da inclusão de questões relativas aos significados, aplicações e outros elementos relativos à cultura e à prática científica.
📎 Accede al artículo completo en: http://relmis.com.ar/ojs/index.php/relmis/article/view/34