18/03/2026
Com muita honra, alegria e satisfação, participamos hoje da formatura dos 15 novos Guardas Municipais de Alegrete.
Tivemos a hora de estar a frente da por 2 anos, de março de 2022 a março de 2024, ocasião em que tivemos a satisfação de elaborar o Projeto de Lei, que depois de aprovado se transformou na nova Lei da GM de Alegrete, modificando o padrão da nossa Guarda que era de nível fundamental, para nível médio, possibilitando realizar um concurso público de nível médio, conforme exige o Estatuto Geral das Guardas Municipais que é uma Lei Federal de 2014.
Uma alegria encontrar a turma antiga da Guarda, pessoal extremamente engajado que tive o prazer de trabalhar junto naquele período. Uma grande alegria também em ver a turma nova, muito bem preparada, com brilho no olho e uma vontade enorme de servir e proteger a comunidade alegretense. Parabéns!
Gostaria de parabenizar também o Secretário pela condução exemplar da Secretaria de Segurança, juntamente com o Diretor-geral Ten. que também foi um dos responsáveis pelo treinamento dos novos GMs, bem como toda a equipe da Secretaria de Segurança que é composta por servidores públicos competentes, trabalhadores e engajados, honrando na mais comezinha definição, o verdadeiro espírito republicano da função pública que é servir a comunidade com todos os princípios da administração pública.
Gostaria de parabenizar também o Prefeito por ter nomeado 15 Guardas Municipais aprovados no concurso e o Prefeito pela realização do concurso público durante a sua gestão.
Tudo isso demonstra a dedicação e o investimento que o Município de Alegrete vem fazendo em prol da Segurança Pública, quem vem numa crescente e que não começou hoje. Desde a criação da Secretaria e do GGI em 2011 com a instalação das primeiras 20 câmeras de segurança, depois com o CIOSP, concurso e nomeação de novos Guardas que hoje tem uma função muito mais abrangente do que cuidar do trânsito e dos prédios públicos. As Guarda Municipais, além disso, hoje possuem também atribuição de patrulhamento ostensivo, servindo de apoio para as Polícias Militares.
Parabéns!