11/06/2026
Há quatro anos eu compartilhava essa reflexão.
Na época, eu já sentia que compreender o corpo das mulheres e pessoas com útero exigia mais do que decorar informações sobre hormônios, ciclos ou sintomas. Exigia escuta.
Muitas de nós passamos anos convivendo com o ciclo menstrual sem realmente compreendê-lo.
Aprendemos fragmentos: uma informação na escola, outra em casa, alguma coisa na internet. Aos poucos vamos montando um quebra-cabeça.
A obra de Pabla San Martín propõe uma pergunta simples e ousada: o que acontece quando nos tornamos estudantes dos nossos próprios corpos?
Essa é a inspiração do Clube de Leitura que estou organizando.
Juntas, vamos explorar conhecimentos sobre saúde menstrual e ginecológica, observação corporal e experiências compartilhadas, usando a leitura como ponto de partida para ampliar nossa escuta.
Quero abrir a conversa por aqui:
Vc se lembra de onde vieram os primeiros ensinamentos que recebeu sobre menstruação e saúde íntima? E tbm fico curiosa:
O que mudou na forma como vc compreende seu corpo nos últimos quatro anos?
Entre em contato para saber mais sobre o clube.