08/06/2026
O Flamengo tem um desafio gigantesco pela frente: resolver três contratações que serão fundamentais para definir o restante da temporada.
Duas delas envolvem justamente as posições mais caras e difíceis de encontrar no futebol atual: um meia criativo e um atacante.
O discurso interno é de que não há muito dinheiro disponível. Isso nos leva a acreditar que o clube precisará ser criativo no mercado, apostando em jovens talentos do futebol brasileiro e sul-americano, além de buscar oportunidades de jogadores em baixa na Europa que possam chegar por empréstimo.
Hoje, o Flamengo precisa contratar:
- Um lateral-esquerdo com condições reais de assumir a titularidade;
- Um meia criativo com capacidade de cumprir o papel de Arrascaeta em sua ausência, uma das funções mais escassas do futebol mundial;
- Um jovem atacante com potencial de evolução, capaz de substituir Pedro e, no futuro, assumir a posição como titular.
São desafios enormes. E sendo um torcedor que acompanha diariamente o clube, eu não consigo enxergar, neste momento, o diretor de futebol José Boto resolvendo essas questões com excelência, principalmente sem recursos financeiros significativos para investir.
Hoje, José Boto passa muito mais desconfiança do que confiança ao torcedor rubro-negro.
Suas três últimas janelas de transferências estiveram longe de serem convincentes. As principais carências do elenco não foram supridas, mesmo com os títulos conquistados na última temporada.
Também não dá para ignorar algumas decisões bastante questionáveis, como a contratação de Juninho, a possibilidade de chegada de Mikey Johnston e a tentativa de investir 10 milhões de euros na contratação de Vitão, um zagueiro que teria apenas um ano restante de contrato.
Neste momento, o dirigente português está em dívida com a torcida. E a próxima janela representa uma grande oportunidade para mudar essa percepção.
O desafio é enorme: reforçar um elenco que possui carências evidentes, trabalhando com limitações financeiras e atuando em um mercado cada vez mais competitivo.
Como torcedor, espero sinceramente que José Boto consiga entregar uma janela de alto nível e prove ser exatamente aquilo que todos desejamos: um diretor de futebol competente, capaz de tomar decisões que fortaleçam o Flamengo dentro e fora de campo.