23/05/2026
FECHAMENTO DO PRONTO-SOCORRO DA SANTA CASA GERA CRÍTICAS E DENÚNCIA DE EX-GESTOR EM VINHEDO
O fechamento do Pronto-Socorro da Santa Casa de Vinhedo, anunciado pela Prefeitura de Vinhedo sob a justif**ativa de realização de uma reforma, gerou críticas e preocupação entre moradores e profissionais ligados à saúde. O ex-gestor da Santa Casa, Julliano Gasparini, em vídeo publicado nas redes sociais, classificou a medida como um “retrocesso histórico” para o atendimento da população e denunciou o que considera ser o enfraquecimento dos serviços prestados pela instituição e para a população.
Segundo Gasparini, durante sua gestão foram executadas diversas obras de modernização dentro do hospital, ampliados serviços e especialidades médicas e realizados esforços para reduzir filas de espera por cirurgias, exames e consultas. Ele afirma ainda que já existia um projeto mais amplo de reforma e ampliação do Pronto-Socorro, que teria sido elaborado, aprovado tecnicamente e contado com previsão de recursos para sua execução.
“O que está sendo apresentado agora como reforma é muito diferente do projeto estrutural que planejamos para a Santa Casa. Nossa proposta previa a ampliação do pronto-socorro, aumento da capacidade de atendimento e mais leitos para a população. O fechamento do serviço é uma notícia muito triste para Vinhedo”, declarou.
Gasparini também afirmou que, segundo comentários que circulam nos bastidores da área da saúde, existe preocupação de que o fechamento possa resultar em mudanças permanentes no perfil de atendimento da unidade, concentrando os serviços de urgência e emergência em outros equipamentos públicos.
“Hoje, pela primeira vez em 45 anos, a Prefeitura fechou o Pronto-Socorro da Santa Casa de Vinhedo com o argumento de uma pequena reforma. É um dia triste e lamentável para a saúde pública da cidade. Vejo isso como um grande retrocesso”, afirmou.
A Prefeitura de Vinhedo informou que a interrupção dos atendimentos ocorre para execução de melhorias na estrutura física do local, visando oferecer melhores condições de atendimento à população. A administração municipal também reforçou que os serviços de urgência e emergência continuarão sendo prestados por meio da rede municipal de saúde durante o período das obras.
O fechamento do tradicional Pronto-Socorro da Santa Casa reacende o debate sobre o futuro da instituição e sobre a capacidade de atendimento da rede pública de saúde do município, tema que tem mobilizado moradores e lideranças locais. Parte 7