Jornal LusoPresse

Jornal LusoPresse O LusoPresse é um jornal editado em português, fundado a 1 de Dezembro de 1996 em Montreal, Canad? Setembro de 2004
A Direcção

O LusoPresse é um jornal eminentemente comunitário e como tal solicita a participação gratuita dos seus colaboradores, os quais terão, por conseguinte, toda a liberdade de escolher os assuntos ou as reportagens que mais lhes interessarem. Todavia serão publicados em prioridade os artigos que correspondam à linha editorial do jornal ou seja que reflictam a vida comunitária, o interesse geral, que d

esenvolvam o aspecto humanista, cultural ou político não partidário. Os autores comprometem-se por outro lado a enviar-nos material original e sempre que utilizem excertos de outras publicações ou autores a referenciar de forma não equívoca a origem, a data e os autores. Os nossos colaboradores aceitam igualmente que a redacção do LP edite o material apresentado para efeitos de clareza ou apresentação. Os autores concedem ao LP autorização para publicação posterior em todo o tempo, mas podem colocar um aviso de copyright se assim o entenderem. Nos artigos ou reportagens críticas sobre entidades ou acontecimentos da comunidade, os autores deverão, sempre que possível, incluir um direito de resposta ou permitir que a redacção solicite a reacção dos criticados para ser incluída junto do artigo em questão. Os artigos de opinião, ou crítica, contra a qual a redacção deseje se desassociar, poderão todavia ser incluídos como correio dos leitores, sendo o autor devidamente informado. Afim de evitar confusões no espírito do público, requeremos que os nossos colaboradores, na medida do razoável, nos dêem a sua exclusividade.

Até já Caríssimos!FÉRIAS!Caros leitores e amigos do Jornal LusoPresse é tempo de descanso para alguns quando outros segu...
07/10/2025

Até já Caríssimos!
FÉRIAS!

Caros leitores e amigos do Jornal LusoPresse é tempo de descanso para alguns quando outros seguem no duro labor, dia após dia, porque as necessidades obrigam a rechear o porta-moedas, por uma ou outra razão. Todavia, a verdade é só uma, como escrevi, de bom modo, nesta edição do Jornal: quando pensamos numas boas férias, a alegria e os sonhos multiplicam-se, ao ponto de esquecermos as preocupações cotidianas.
Estejam onde estiverem a família LusoPresse deseja a cada leitora, a cada leitor um verão recheado de felicidade.
Quanto a nós: O jornal LusoPresse promete regressar em setembro com mais novidades e frescura, para juntos recomeçarmos o outono florido e cheio de energia. Por agora que todas as famílias sejam felizes.
Um abraço de gratidão a todos e um ATÉ JÁ.
Até setembro

Adelaide Vilela/LusoPresse

Created with the Heyzine flipbook maker

https://heyzine.com/flip-book/5d0ba87fba.htmlCaros leitores, como o que é prometido é devido aqui está, ao Vº. inteiro d...
06/27/2025

https://heyzine.com/flip-book/5d0ba87fba.html
Caros leitores, como o que é prometido é devido aqui está, ao Vº. inteiro dispor, o Jornal Lusopresse. Asseguro-Vos de que as notícias (daqui e de fora) são interessantes e de qualidade. Aconselhamos a todos os amigos de língua portuguesa, ou aqueles que pretendem aprender este nosso belo idioma, a abrirem o jornal de forma prática, como se diz na moda, on-line, ou passando pelas bancas do costume, onde o jornal em papel é depositado.
A língua portuguesa é falada por mais de 260 milhões de pessoas à volta do mundo, e está muito bem posicionada em 4º. lugar. Falamos português em Portugal, Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste, em Goa (India) e em Macau, devolvido à China em 1999. Falava-se português em Macau desde 1554, mediante o acordo comercial, depois do tratado entre os portugueses e as entidades de Cantão. Interessante é darmo-nos conta de que mais de 20 milhões de pessoas abraçam o português como língua 2ª. por esse mundo além, e sobretudo nos países por onde passaram e fizeram poiso os nossos grandes conquistadores, os quais levaram a língua, a cultura e a religião a todas os povos das terras descobertas.

Informo os nossos leitores de que as fotografias publicadas no artigo são da responsabilidade do editor do jornal, e foram selecionadas pela redação. O artigo, de minha autoria, intitulado, “COMUNICAÇÃO SOCIAL QUESTIONA FUTURO NA DIÁSPORA “pode ler-se a partir da primeira página. Agradecemos ao Norberto Aguiar, os nossos colegas merecem todo o destaque e admiração! Prém, por mero engano, o título do artigo não corresponde ao original, que fora escrito da seguinte maneira: “Terceiro Encontro de Comunicação Social, dos Açores, em Montreal - A pensar no futuro da língua de Camões na Diáspora”.

Caríssimos leitores, votos de um verão quente, brilhante e feliz!
Boas leituras, e que em Vós nasça uma saúde de ouro para sempre!
Por Adelaide Vilela/LusoPresse

Created with the Heyzine flipbook maker

https://heyzine.com/flip-book/9950cf579a.htmlCaros leitores, as nossas mais cordiais saudações!Aproveitamos para deixar,...
06/05/2025

https://heyzine.com/flip-book/9950cf579a.html

Caros leitores, as nossas mais cordiais saudações!
Aproveitamos para deixar, a cada um de Vós, o Jornal LusoPresse, desta semana. Podem crer: é deveras interessante! Cada profissional deu-se a fundo para que o Jornal seja lido, de fio a pavio, pronto a agradar aos nossos estimadíssimos leitores. No mês passado, mês de Maria, vim aqui anunciar-Vos que deixaria de publicar o Jornal nas redes sociais, o que corresponde à verdade, isto por motivos pessoais. Todavia o Editor, Norberto Aguiar, solicitou, de novo, a minha implicação, perante as razões que me apresentou aceitei publicar o Jornal até que o mesmo vá de férias, em fins de Julho. Informo os nossos leitores que não abandono o LusoPresse, os meus trabalhos irão chegar à redação uma vez por mês, como ficou combinado.
Desta vez, o meu artigo versa sobre o tributo rendido a Jordelina Benfeito, no Centro Comunitário do Divino Espírito de Anjou. Numa próxima oportunidade conto levar-vos uma asinha voadora da história profissional, e de grande nobreza, dos escritores seguintes: Joaquim Eusébio, Pedro Paulo Câmara e Daniel Bastos, são Professores e escritores.
Façam o favor de ler, e se for do Vº. agrado escrevam. Posso afirmar, que as letras me têm salvado a vida. Tenho quase tantos livros como de cirurgias aos ossos e aos tendões.
Depois, a língua e a cultura portuguesas valem pelo mar que nos separa e nos une à Pátria dos nossos pais e avós, ao nosso recanto de amor e de saudade.
Permitam-me que Vos mande um abraço amistoso, votos de saúde e boas leituras!
Sou a Vª. amiga:
Adelaide Ramos Vilela/LusoPresse

Created with the Heyzine flipbook maker

As nossas mais cordiais saudações literárias!Caros leitores:Ao dar-me conta de que o jornal não fora publicado, senti-me...
05/19/2025

As nossas mais cordiais saudações literárias!

Caros leitores:
Ao dar-me conta de que o jornal não fora publicado, senti-me um pouco vazia… faltou Portugal, em mim; senti a alma vazia de Açores; senti falta da minha comunidade. Por conseguinte, foi como se alguém retirasse do meu Ser a língua de Camões, preservada à boa maneira pela diáspora lusa. Portanto, eu tinha avisado o editor do Lusopresse que o Jornal deveria ser colocado on-line por outro profissional, no ramo, por falta de disponibilidade desta Vª. amiga. Resolvi publicar o Jornal, uma vez mais, na esperança de que o assunto seja resolvido já para a próxima edição.
As nossas sinceras desculpas pelo atraso. Foi um prazer imenso responder às vossas perguntas e, de certo modo, estar na Vª. companhia através da janela virtual, tão necessária, a fim de nos sentirmos ligados pela amizade e pelo bem sentir a língua mãe.
A todas, a todos, os nossos agradecimentos e votos de boas leituras.

Adelaide Vilela/LusoPresse

Created with the Heyzine flipbook maker

Caros leitores, a redação do Jornal LusoPresse vem por este meio desejar a todos vós e às vossas famílias uma Santa Pásc...
04/18/2025

Caros leitores, a redação do Jornal LusoPresse vem por este meio desejar a todos vós e às vossas famílias uma Santa Páscoa, em Jesus Ressuscitado.
Que sejam cobertos de bênçãos, e que a saúde venha a ser a bela companheira, do corpo e da alma.
Cara leitora, Caro leitor, façamos votos de que folheie o jornal, e que tome nota, através das leituras, sobre o que por cá se vai passando, e saiba ainda notícias das que nos chegam do outro lado da margem transatlântica.

Sejam felizes e tenham paz e alegria!
As nossas mais calorosas saudações
Adelaide Vilela/LusoPresse

Created with the Heyzine flipbook maker

https://heyzine.com/flip-book/00127f9472.htmlOlá caros leitores e amigos! Passei para saudar cada um de vós e, ao mesmo ...
04/04/2025

https://heyzine.com/flip-book/00127f9472.html
Olá caros leitores e amigos! Passei para saudar cada um de vós e, ao mesmo tempo, deixar o Jornal LusoPresse desta semana!
Noutro momento direi algo mais sobre o assunto.

A todas, a todos, saudações amistosas.
Adelaide Vilela/LusoPresse

Created with the Heyzine flipbook maker

BREVEMENTE (VISÕES DO PASSADO, PRESENTE E FUTURO)Na Casa des Açores du Québec, 229 Fleury Ouest, Montréal, H3L 1T8Telefo...
03/20/2025

BREVEMENTE

(VISÕES DO PASSADO, PRESENTE E FUTURO)

Na Casa des Açores du Québec, 229 Fleury Ouest, Montréal, H3L 1T8
Telefone: (514) 388-4129 - ou deixe mensagem através desta página de FB. Pode ainda escrever para o Jornal LusoPresse, através do seguinte email:
[email protected]

O seu lugar ficará garantido. Bem-haja.

CONFERÊNCIA REALIZDA PELO JORNAL LUSOPRESSE E LUSAQ TV, PARA A COMUNIDADE PORTUGUESA DE MONTREAL E ARREDORES
EDITOR: Norberto Aguiar

PALESTRANTES NACIONAIS E INTERNCACIONAIS

DATA: sábado, 29 de março de 2025 e Domingo, dia 30 de março

ATENÇÃO: Ligue para a CASA DOS AÇORES DO QUBEQUE E RESERVE O SEU LUGAR: (514) 388-4129

Por Adelaide Vilela/LusoPresse

LusoPresse 20 de março 2025. PDF to flipbook converted using heyzine.com

Viva cara leitora! Viva caro leitor!Bom ínicio de primavera! Que o Sol abunde nas vossas vidas, e a saúde cresça e Vos f...
03/20/2025

Viva cara leitora! Viva caro leitor!

Bom ínicio de primavera! Que o Sol abunde nas vossas vidas, e a saúde cresça e Vos faça saber que é a melhor estrela que ilumina a nossa existência.
E aqui deixamos o Jornal desta semana o qual leva novidades boas! Que tenham prazer na leitura, faz parte da saúde mental do Ser Humano: LER é saborear cada palavra escrita.

Sejam felizes para sempre!

Adelaide Vilela/LusoPresse
GRATIDÃO!

LusoPresse 20 de março 2025. PDF to flipbook converted using heyzine.com

https://issuu.com/mariop2806/docs/lusopresse_6_de_mar_o_2025As nossas mais  calorosas saudações a todas, a todos! Que se...
03/06/2025

https://issuu.com/mariop2806/docs/lusopresse_6_de_mar_o_2025

As nossas mais calorosas saudações a todas, a todos! Que seja do Vº inteiro agrado o primeiro Jornal LusoPresse do mês em que o inverno diz adeus à estação fria, chuvosa e, aqui, repleta de neve. Que siga o mês de março, que entre a primavera nas vossas e nas nossas vidas, e com ela venha um SOL brilhante; que nos aqueça a vida e possa revestir de amor a alma de todos quantos detestam os humanos inventando e fazendo a guerra…

Sejam felizes para sempre caros leitores.🌞

Adelaide Ramos Vilela/ LusoPresse

LusoPresse 6 de março 2025

Viva Estimada leitora!Viva Estimado leitor! É com enorme prazer que publicamos, para cada um de vós, o Jornal Lusopresse...
02/20/2025

Viva Estimada leitora!
Viva Estimado leitor!
É com enorme prazer que publicamos, para cada um de vós, o Jornal Lusopresse desta quinzena. Esperando que as letras sejam espalhadas pelos 4 cantos do Mundo, e que este nosso monumento que é a língua de Camões se multiplique, por bem, para que Portugal seja o mais célebre aos olhos de todos os cidadãos do mundo, sobretudo daqueles que trazem a lusofonia na alma, na raíz do coração.
Sinceros votos de boa saúde!

O nosso Bem-haja e boas leituras!
Adelaide Vilela/LusoPresse

LusoPresse 20 fevereiro 2025

Olá  Caros leitores!É com apreço, prazer e alegria que deixo para cada um de Vós o Jornal LusoPresse desta quinzena.A to...
02/06/2025

Olá Caros leitores!
É com apreço, prazer e alegria que deixo para cada um de Vós o Jornal LusoPresse desta quinzena.
A todos a nossa amizade e votos de boas leituras!
Que as noticias sejam do V. inteiro agrado, é para isso que escrevemos, não apenas como preservação da nossa bela e doce língua de Camões mas também para que todos se apaixonem e apreciem este nosso monumento em Português, a nossa Língua escrita em Terra estrangeira, e de igual modo escrita e lida em outros cantos e recantos do Planeta.

Até breve, e recebam todas, todos o nosso sentimento de amizade e de bem-fazer.
Adelaide Vilela/LusoPresse

LusoPresse 6 de fevereiro 2025

Address

6475, Rue Salois
Laval, QC
H7H1G7

Alerts

Be the first to know and let us send you an email when Jornal LusoPresse posts news and promotions. Your email address will not be used for any other purpose, and you can unsubscribe at any time.

Share

Category