06/27/2025
https://heyzine.com/flip-book/5d0ba87fba.html
Caros leitores, como o que é prometido é devido aqui está, ao Vº. inteiro dispor, o Jornal Lusopresse. Asseguro-Vos de que as notícias (daqui e de fora) são interessantes e de qualidade. Aconselhamos a todos os amigos de língua portuguesa, ou aqueles que pretendem aprender este nosso belo idioma, a abrirem o jornal de forma prática, como se diz na moda, on-line, ou passando pelas bancas do costume, onde o jornal em papel é depositado.
A língua portuguesa é falada por mais de 260 milhões de pessoas à volta do mundo, e está muito bem posicionada em 4º. lugar. Falamos português em Portugal, Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste, em Goa (India) e em Macau, devolvido à China em 1999. Falava-se português em Macau desde 1554, mediante o acordo comercial, depois do tratado entre os portugueses e as entidades de Cantão. Interessante é darmo-nos conta de que mais de 20 milhões de pessoas abraçam o português como língua 2ª. por esse mundo além, e sobretudo nos países por onde passaram e fizeram poiso os nossos grandes conquistadores, os quais levaram a língua, a cultura e a religião a todas os povos das terras descobertas.
Informo os nossos leitores de que as fotografias publicadas no artigo são da responsabilidade do editor do jornal, e foram selecionadas pela redação. O artigo, de minha autoria, intitulado, “COMUNICAÇÃO SOCIAL QUESTIONA FUTURO NA DIÁSPORA “pode ler-se a partir da primeira página. Agradecemos ao Norberto Aguiar, os nossos colegas merecem todo o destaque e admiração! Prém, por mero engano, o título do artigo não corresponde ao original, que fora escrito da seguinte maneira: “Terceiro Encontro de Comunicação Social, dos Açores, em Montreal - A pensar no futuro da língua de Camões na Diáspora”.
Caríssimos leitores, votos de um verão quente, brilhante e feliz!
Boas leituras, e que em Vós nasça uma saúde de ouro para sempre!
Por Adelaide Vilela/LusoPresse
Created with the Heyzine flipbook maker