14/01/2026
Sim, muita coisa pode dar errado, pode não sair como você planejou...mas não é por causa da imigração, pode acontecer também na sua vida aí mesmo na sua zona de conforto.
É uma verdade que quando você decide ir embora é uma caixa de surpresas os dias futuros...reconstruir toda uma vida, não é para todos. Não é nada simples, mas possível.
Pra mim, a imigração foi por meio do casamento, que também não escolhi, ele me encontrou...e tivemos que decidir onde viver, em qual casa iríamos começar nossa história, e foi no Chile.
Confesso que eu fiz planos que eu tinha certeza que eles dariam certo e não deram!
Vi meus objetivos de vida cada vez mais longe, e isso me afetou tanto que adoeci, apesar de estar feliz por meu casamento. É um encontro de várias emoções...
Já comentei que o mais difícil da imigração é ficar longe de quem amamos, no meu caso, meus filhos. Temos apenas duas opções pra resolver isso: ou levar todo mundo pra lá com você ou ter situação econômica equilibrada pra viajar sempre que a saudade bater, porque ela bate.
A fé ajuda muito nesse processo, e torna possível superar dia a dia o planejado que não concretizou. Estar em outro país te torna como uma criança que tá aprendendo tudo, mas dessa vez só você, sem os pais para te ensinarem...você é adulto, e precisa se virar sozinho pra se adaptar.
É por isso que muitos voltam, ou desistem, mas outros que sobrevivem a esse processo e vencem! Apesar de ainda não ter conquistado o meu objetivo na imigração, sigo aqui, insistindo, fazendo novos planos, me reinventando, com a realidade daqui, e agora cheguei aos 50, agradecida por ainda ter a possibilidade de fazer novos planos, de estar com sonhos renovados e bem mais adaptada ao país do que na primeira vez, que nos sentimos "fora do ninho".
Espero que você, ao imigrar, consiga passar pelo processo com menos danos e sabendo que tudo é necessário e tudo passa.
Todos os lugares tem seu lado bom e ruim, a gente só precisa reaprender a viver lá. Aprender a olhar para as coisas positivas e que nos fazem bem.
Se precisar imigrar, não deixa de avaliar o Chile, aqui bem pertinho de casa, e saber como é a vida por aqui. É só falar comigo.