NOVA TV GB

NOVA TV GB NOVA TV GB “Espaço de informação independente e credível. Divulgamos notícias nacionais e internacionais com rigor, transparência e compromisso com a verdade.

Acompanhe a atualidade política, social, económica, cultural e desportiva.”

Presidente da República na 80.ª Sessão da Assembleia Geral da ONUO Presidente da República, General Umaro Sissoco Embaló...
23/09/2025

Presidente da República na 80.ª Sessão da Assembleia Geral da ONU

O Presidente da República, General Umaro Sissoco Embaló, encontra-se em Nova Iorque para participar na 80.ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas.

Durante os trabalhos, o Chefe de Estado intervirá sobre temas de relevância global, como a paz, o desenvolvimento sustentável e a cooperação internacional. À margem da sessão, terá igualmente encontros bilaterais e contactos com organismos internacionais, visando reforçar a projeção e os interesses da Guiné-Bissau.

//NOVA-TVGB

João Bernardo Vieira anuncia candidatura às eleições presidenciais de 23 de novembroO dirigente político João Bernardo V...
23/09/2025

João Bernardo Vieira anuncia candidatura às eleições presidenciais de 23 de novembro

O dirigente político João Bernardo Vieira anunciou oficialmente a sua candidatura às eleições presidenciais marcadas para 23 de novembro.

Segundo afirmou, a decisão foi tomada após “profunda reflexão” com a família, camaradas e amigos, destacando que a sua consciência patriótica o levou a aceitar o pedido de uma formação política e de “centenas de compatriotas” para concorrer ao cargo de Presidente da República. Em tempo oportuno, enviou uma carta à direção do PAIGC, manifestando formalmente a sua intenção.

No seu discurso, Vieira apelou à união nacional, sublinhando que “antes de qualquer bandeira, ideologia ou partido, somos uma só nação, um só povo, uma só esperança”. Acrescentou ainda que acredita num futuro em que os guineenses não precisarão de emigrar em busca de emprego, saúde ou educação de qualidade.

O candidato prometeu também melhores condições para as forças de defesa e segurança, destacando a importância de garantir a sua dignidade dentro de uma Guiné-Bissau “democrática e desenvolvida”.

//NOVA-TVGB

Braima Camará regressa ao país após tratamento médicoO primeiro-ministro Braima Camará regressou hoje a Bissau, depois d...
16/09/2025

Braima Camará regressa ao país após tratamento médico

O primeiro-ministro Braima Camará regressou hoje a Bissau, depois de 21 dias em tratamento médico em Dakar. À chegada, agradeceu ao Estado senegalês e garantiu estar pronto para retomar funções, apelando à paz e unidade. O Presidente Umaro Sissoco Embaló condenou rumores sobre o estado de saúde do chefe do Governo.

//NOVA-TVGB

Presidente da República recebe homólogo do Burundi em Visita de EstadoO Presidente da República recebeu esta manhã, no P...
16/09/2025

Presidente da República recebe homólogo do Burundi em Visita de Estado

O Presidente da República recebeu esta manhã, no Palácio da República, o seu homólogo do Burundi, Évariste Ndayishimiye, com honras militares, dando início oficial à Visita de Estado à Guiné-Bissau.

A cerimónia incluiu a execução dos hinos nacionais, salva de 21 tiros e a tradicional revista às tropas, seguida da assinatura do Livro de Honra e da entrega simbólica das chaves da cidade de Bissau.

No encontro, foram assinados três instrumentos jurídicos de cooperação, reforçando os laços diplomáticos, económicos, académicos, culturais e desportivos entre os dois países.

A visita é considerada um marco histórico e uma oportunidade para aprofundar a fraternidade e a parceria estratégica entre a Guiné-Bissau e o Burundi.

//NOVA-TVGB

O Primeiro-Ministro, Braima Camará, foi hoje recebido em audiência pelo Presidente da República do Senegal, Bassirou Dio...
15/09/2025

O Primeiro-Ministro, Braima Camará, foi hoje recebido em audiência pelo Presidente da República do Senegal, Bassirou Diomaye Faye, a quem expressou a sua profunda gratidão pela forma atenciosa como foi acolhido e tratado no Hospital Militar Principal de Dakar. Um gesto que, sem dúvidas, constitui mais uma prova dos laços sólidos de amizade e cooperação que unem a Guiné-Bissau e o Senegal — relações que têm conhecido um novo dinamismo e reforço desde que o Presidente Umaro Sissoco Embaló assumiu a Magistratura Suprema da Nação guineense.

//NOVA-TVGB

13/09/2025

Joana Cobde Nhanca, líder do Movimento Social Democrático (MSD).

Presidente Umaro Sissoco Embaló reúne-se com a comunidade guineense na diáspora em FrançaO Presidente da República, Umar...
13/09/2025

Presidente Umaro Sissoco Embaló reúne-se com a comunidade guineense na diáspora em França

O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, manteve hoje um encontro com a comunidade guineense residente na diáspora. A reunião decorreu na Sala Jacques Brel, em Mantes-la-Ville, França, e teve como objetivo estreitar laços com os cidadãos guineenses fora do país, ouvir as suas preocupações e partilhar a visão do Chefe de Estado para o futuro da Guiné-Bissau.

Durante o encontro, Sissoco Embaló destacou a importância da diáspora no desenvolvimento nacional, sublinhando o papel dos emigrantes como embaixadores da Guiné-Bissau no estrangeiro. O Presidente apelou ainda à união, ao fortalecimento dos valores da cidadania e à contribuição ativa da comunidade para a estabilidade e progresso do país.

O evento contou com a presença de diversas associações comunitárias, líderes locais e membros da diáspora, que aproveitaram a ocasião para apresentar questões ligadas à integração, educação, emprego e reforço dos laços culturais com a pátria.

//NOVA-TVGB

Brasileiros celebram condenação histórica de Jair Bolsonaro, mas futuro ainda é incertoMilhares de brasileiros saíram às...
13/09/2025

Brasileiros celebram condenação histórica de Jair Bolsonaro, mas futuro ainda é incerto

Milhares de brasileiros saíram às ruas para comemorar a condenação histórica do ex-presidente Jair Bolsonaro, sentenciado a 27 anos e 3 meses de prisão pelo envolvimento na tentativa de golpe de Estado de 8 de janeiro de 2023.

Apesar da decisão inédita, até ao esgotamento das possibilidades de recurso pouco deverá mudar no quotidiano de Bolsonaro, que permanece em prisão domiciliária com pulseira eletrónica.

Enquanto em várias capitais o clima foi de festa, em Brasília um grupo de evangélicos atribuiu a condenação a Satanás e apelou à intervenção divina. Para muitos, a vitória ainda é apenas parcial: “a guerra pode não estar ganha, mas esta foi a primeira batalha vencida na justiça”, disseram manifestantes.

Do lado diplomático, o Presidente português Marcelo Rebelo de Sousa optou pela prudência: “Acho que um presidente de outro país não deve comprometer-se na vida interna de outro país, neste caso o Brasil”, afirmou.

O processo, que envolve 31 suspeitos — entre polícias federais, militares e políticos — foi desdobrado em quatro julgamentos para acelerar a tramitação. Todos enfrentam acusações de organização criminosa, tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático, dano qualificado e deterioração de património público.

O caminho judicial será longo: em até 60 dias será publicado o acórdão, a oposição já apresentou um projeto-lei de amnistia no Congresso e a defesa prepara recurso. Só após o trânsito em julgado será conhecido o verdadeiro desfecho deste caso que mantém o Brasil politicamente dividido — com ecos diretos da influência de Donald Trump.

//NOVA-TVGB |SIC NOTÍCIAS

Jair Bolsonaro condenado a 27 anos e três meses de prisão pelo Supremo Tribunal FederalO antigo Presidente do Brasil, Ja...
11/09/2025

Jair Bolsonaro condenado a 27 anos e três meses de prisão pelo Supremo Tribunal Federal
O antigo Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal a 27 anos e três meses de prisão por tentativa de golpe de Estado e outros crimes. A decisão foi tomada pela Primeira Turma do STF, com quatro dos cinco juízes que compõem o coletivo a votar a favor.

O antigo Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, foi condenado, esta quinta-feira, a 27 anos e três meses de prisão pelo Supremo Tribunal Federal. Foi considerado culpado de tentativa de golpe de Estado, entre outros crimes.

O anúncio surge no mesmo dia que a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal formou maioria para condenar Jair Bolsonaro por tentativa de abolição violenta do Estado de Direito Democrático, golpe de Estado, participação em organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de património.

"As consequências do crime são amplamente desfavoráveis, porque estavam direcionadas a aniquilar os pilares essenciais do Estado democrático de Direito, mediante violência, grave ameaça, ataques sistemáticos ao Poder Judiciário. A consequência maior do crime seria o retorno a uma ditadura no Brasil", justificou o juiz.
Quatro dos cinco juízes que compõem o coletivo de juízes que apoia o Ministério Público considerou que a "organização criminosa" dividiu as tarefas e operou de forma hierárquica sob as ordens de Bolsonaro.

Defendem que só terá fracassado devido à recusa dos comandantes do Exército e da Força Aérea, quando os acusados já tinham tudo pronto para decretar um estado de exceção, intervir na Justiça Eleitoral e manter-se no poder.

A derrota que (quase) terminou em golpe de Estado
Em 2022, Lula da Silva concorreu contra Jair Bolsonaro nas eleições presidenciais do Brasil. A campanha foi marcada por forte polarização, com Bolsonaro e os seus apoiantes a colocarem em causa a fiabilidade do sistema eleitoral, especialmente das urnas eletrónicas.
O antigo Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, foi condenado, esta quinta-feira, a 27 anos e três meses de prisão pelo Supremo Tribunal Federal. Foi considerado culpado de tentativa de golpe de Estado, entre outros crimes.

O anúncio surge no mesmo dia que a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal formou maioria para condenar Jair Bolsonaro por tentativa de abolição violenta do Estado de Direito Democrático, golpe de Estado, participação em organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de património.

"As consequências do crime são amplamente desfavoráveis, porque estavam direcionadas a aniquilar os pilares essenciais do Estado democrático de Direito, mediante violência, grave ameaça, ataques sistemáticos ao Poder Judiciário. A consequência maior do crime seria o retorno a uma ditadura no Brasil", justificou o juiz.
Quatro dos cinco juízes que compõem o coletivo de juízes que apoia o Ministério Público considerou que a "organização criminosa" dividiu as tarefas e operou de forma hierárquica sob as ordens de Bolsonaro.

Defendem que só terá fracassado devido à recusa dos comandantes do Exército e da Força Aérea, quando os acusados já tinham tudo pronto para decretar um estado de exceção, intervir na Justiça Eleitoral e manter-se no poder.

A derrota que (quase) terminou em golpe de Estado
Em 2022, Lula da Silva concorreu contra Jair Bolsonaro nas eleições presidenciais do Brasil. A campanha foi marcada por forte polarização, com Bolsonaro e os seus apoiantes a colocarem em causa a fiabilidade do sistema eleitoral, especialmente das urnas eletrónicas.

Após a vitória de Lula, que Bolsonaro recusou reconhecer, seguidores do ex-Presidente começaram a organizar protestos em várias partes do país. Desde o dia seguinte às eleições, surgiram apelos a uma intervenção militar que impedisse a tomada de posse do novo Presidente.

Por: SIC Notícias

A II Cimeira CARICOM–UA, em Addis Abeba, marcou um passo histórico no reforço das relações entre África e Caraíbas.A Gui...
11/09/2025

A II Cimeira CARICOM–UA, em Addis Abeba, marcou um passo histórico no reforço das relações entre África e Caraíbas.

A Guiné-Bissau esteve representada pela Secretaria de Estado da Cooperação Internacional, afirmando-se como ponte natural entre continentes e histórias partilhadas. Pequena na geografia, mas imensa no legado, o país defende que a união África–Caraíbas é força transformadora para o Sul Global. 🇬🇼

//NOVA-TVGB//

O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, anunciou esta quarta-feira, em Bissau, o regresso em breve do Primeiro-...
10/09/2025

O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, anunciou esta quarta-feira, em Bissau, o regresso em breve do Primeiro-Ministro da Iniciativa Presidencial, Braima Camará.

O Chefe do Governo encontra-se em Dakar, Senegal, há quase um mês em tratamento médico, mas, segundo Sissoco Embaló, já está fora de perigo e aguarda apenas orientações clínicas para regressar à Guiné-Bissau.

O anúncio foi feito à saída da reunião extraordinária do Conselho de Ministros, realizada nas instalações do Ministério dos Negócios Estrangeiros, marcada pela ausência do Primeiro-Ministro, fora do país há cerca de três semanas.

//NOVA-TVGB//

Guiné-Bissau torna-se membro fundador do Conselho Parlamentar Ásia-ÁfricaA Guiné-Bissau passou a integrar, como membro f...
10/09/2025

Guiné-Bissau torna-se membro fundador do Conselho Parlamentar Ásia-África

A Guiné-Bissau passou a integrar, como membro fundador, o recém-criado Conselho Parlamentar Ásia-África, cujo ato constitutivo decorreu nos dias 7 e 9 de setembro, em Beirute, Líbano.

A Assembleia Nacional Popular esteve representada ao mais alto nível por uma delegação chefiada pelo Presidente do Parlamento, Deputado Domingos Simões Pereira, acompanhada pelos Deputados Abdu Mané, Octávio Lopes e pela Dra. Ruth Monteiro, Diretora do Gabinete do Presidente da ANP.

O Conselho Parlamentar Ásia-África surge como uma plataforma destinada a reforçar a solidariedade entre os dois continentes, promover a justiça, o desenvolvimento sustentável, o respeito pela soberania nacional e constituir-se como voz dos povos nos fóruns internacionais.

Durante os trabalhos da Assembleia Constitutiva, a participação ativa e as contribuições do Presidente da ANP, Domingos Simões Pereira, receberam expressivo reconhecimento por parte dos seus pares, valorizando o prestígio da instituição e projetando de forma positiva o nome da Guiné-Bissau no cenário internacional.

//NOVA-TVGB//

Endereço

Bissau

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando NOVA TV GB publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Compartilhar

Categoria