Voz de Povo da Guiné-Bissau

Voz de Povo da Guiné-Bissau Informações

28/11/2025

O que é votar?

Votar é aprovar ou eleger por meio de voto.

Num país democrático votar é um dever que cada cidadão com idade indicada pela lei tem para eleger os seus governantes para um período determinado pela lei.

Quando um governante for eleito democraticamente, ele poderá ser reeleito ou destituído por meio de votos e, este fato deve ser respeitado por qualquer que seja governante.

Quando perder por meio de votos ou expressão populares, o melhor é guardar a sua reputação, agradecer o povo e deixar o poder.

E quem for eleito o melhor é respeitar o povo, respeitar as leis daquele país.

Vontade de povo acima de todos, e deve ser respeitado.

VIVA DEMOCRACIA.
VIVA POVO DA GUINÉ-BISSAU.

SENEGAL: ATAQUE MASSIVO CONTRA DIOMAYE FAYE E OUSMANE SONKOUm novo drama jurídico está a abrir-se no Senegal. O antigo p...
27/09/2024

SENEGAL: ATAQUE MASSIVO CONTRA DIOMAYE FAYE E OUSMANE SONKO

Um novo drama jurídico está a abrir-se no Senegal. O antigo presidente da Câmara de Dakar, Khalifa Sall, e a Aliança para a Transparência Eleitoral (ATEL) acabam de levar o assunto ao Tribunal de Justiça da CEDEAO para denunciar violações dos direitos eleitorais no Senegal. Esta ação judicial visa diretamente o atual processo eleitoral, apelando à suspensão das eleições legislativas antecipadas agendadas para 17 de novembro de 2024.

Uma denúncia franca de violações de direitos

Khalifa Sall, acompanhado por figuras políticas como Omar Sarr e Abdou Mbow, afirma que as recentes decisões governamentais constituem um grave ataque aos direitos civis e políticos dos cidadãos.

Segundo estes, a Constituição senegalesa e os princípios da transparência foram violados, nomeadamente através de decretos adoptados em Setembro de 2024.

“Não pedimos mais do que o respeito pela Constituição e pelos direitos fundamentais de todos os senegaleses”, declarou Khalifa Sall durante uma conferência de imprensa, denunciando a extensão das irregularidades que considera serem uma manobra política do governo.

Decretos polémicos destacados

No centro da denúncia estão os decretos 2024-1981 e 2024-1982, assinados a 13 de setembro de 2024.

Dizem respeito à convocação do órgão eleitoral e à distribuição de lugares para as próximas eleições legislativas.

Os requerentes sustentam que estes textos violam flagrantemente os direitos civis e eleitorais, ao excluirem uma ampla consulta das partes interessadas e ao modificarem unilateralmente as regras do jogo eleitoral.

No seu pedido, Khalifa Sall e os membros da ATEL exigem não só a suspensão imediata do processo eleitoral, mas também uma revisão aprofundada das condições em que decorrem as eleições.

Fonte: A Voz de Povo

🇬🇼🇬🇼🇬🇼🇬🇼🇬🇼🇬🇼🇬🇼🇬🇼🇬🇼🇬🇼🇬🇼🇬🇼🇬🇼
25/09/2024

🇬🇼🇬🇼🇬🇼🇬🇼🇬🇼🇬🇼🇬🇼🇬🇼🇬🇼🇬🇼🇬🇼🇬🇼🇬🇼

NELSON MANDELA:Uma das parte do discurso de Nelson Mandela depois da primeira eleição de 27 de Abril de 1994;  Resgatam ...
16/09/2024

NELSON MANDELA:

Uma das parte do discurso de Nelson Mandela depois da primeira eleição de 27 de Abril de 1994;

Resgatam alegria e tensão na África do Sul após libertação.

Chegou o momento de sarar as feridas.

Chegou o momento de transpor os abismos que nos dividem.

Chegou o momento de construir.

Conseguimos finalmente a nossa emancipação política.

Comprometemo-nos a libertar todo o nosso povo do continuado cativeiro da pobreza, das privações, do sofrimento, da discriminação de gênero e de quaisquer outras.

Conseguimos dar os últimos passos em direção à liberdade em condições de paz relativa. Comprometemo-nos a construir uma paz completa, justa e duradoura.

Temos triunfado no nosso esforço de implantar a esperança no coração de milhões de compatriotas. Assumimos o compromisso de construir uma sociedade na qual todos os sul-africanos, quer sejam negros ou brancos, possam caminhar de cabeça erguida, sem receios no coração, certos do seu inalienável direito à dignidade humana: uma nação arco-íris, em paz consigo própria e com o mundo.

Endereço

Bissorã

Telefone

+245955163100

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Voz de Povo da Guiné-Bissau publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para Voz de Povo da Guiné-Bissau:

Compartilhar